Descubra onde pode ser voluntário
Ser voluntário é aproveitar o tempo livre em benefício da comunidade e da população mais vulnerável. Decidiu dedicar, este ano, mais tempo a ajudar os outros? Nesse caso, encontre a oportunidade de voluntariado que mais se adequa ao seu perfil. O Ei ajuda-o nesta pesquisa.
Comece por analisar as suas próprias motivações, disponibilidade e gosto pessoal. Em que áreas gostaria de ser voluntário? Que talentos poderá pôr ao serviço da comunidade? E junto de que populações-alvo? Estabelecer um perfil pessoal à partida permite-lhe encontrar, de forma mais eficaz, uma organização onde possa colaborar, com a qual partilhe valores e princípios.
Pesquisar oportunidades para ser voluntário
O site da Bolsa do Voluntariado é um bom ponto de partida para encontrar oportunidades para ser voluntário. Descobrirá onde poderá colaborar, pesquisando entre diferentes necessidades de organizações portuguesas.
Bolsa do Voluntariado
Nesta plataforma pode filtrar a pesquisa por área e destinatários (crianças, idosos, pessoas com deficiência…)
Em alternativa, pode também aceder ao site do Conselho Nacional Para a Promoção do Voluntariado e fazer a sua pesquisa em “Seja Voluntário” – “Ser voluntário onde?”. Pode concretizar a pesquisa por Organizações Promotoras por Concelho, por Tipo de Atividade, por População Alvo ou Bancos Locais de Voluntariado (BLV).
Qualquer cidadão maior de idade pode ser voluntário. De norte a sul do país existem inúmeros projetos de voluntariado. Para encontrar aquele que mais se adequa às suas aptidões procure organizações promotoras de voluntariado por setor de atividade, concelho, população alvo ou bancos locais de voluntariado.
Informe-se também dos direitos e deveres que regulam o voluntariado, de acordo com a legislação portuguesa.
Voluntariado internacional
O voluntariado internacional é desenvolvido por voluntários, por períodos mais ou menos longos, sobretudo em países em processo de desenvolvimento. Esta atividade é promovida por organizações que desenvolvem projetos de voluntariado internacional, quer por via da cooperação, quer da assistência internacional.
Poderá pesquisar oportunidades internacionais no European Voluntary Service (Serviço Voluntário Europeu – SVE), na Plataforma Portuguesa das Organizações Não-governamentais para o Desenvolvimento, ou em organismos transnacionais como a União Europeia ou as Nações Unidas.
Serviço Voluntário Europeu
Ao SVE podem candidatar-se jovens entre os 17 e os 30 anos. Existem programas de voluntariado de curta, média e longa duração. Os mais breves duram 15 dias e os mais longos 12 meses.
Na base de dados da Comissão Europeia existem milhares de oportunidades de voluntariado internacional em áreas muito diversificadas: cultura, juventude, desporto, serviço social, arte, proteção civil, ambiente, entre outras.
Estão excluídas as intervenções de alto risco, após confrontos armados, ou a assistência imediata em cenários de catástrofes.
Voluntariado nas Nações Unidas
Para ser voluntário das Nações Unidas é necessário ter:
- mais de 25 anos
- formação superior
- dois anos de experiência profissional
- domínio de, pelo menos, uma ou mais línguas de trabalho da ONU (inglês, espanhol e francês)
Estes programas de voluntariado duram seis meses, no mínimo, e um ano, no máximo, e decorrem em cooperação com governos e organizações locais de 130 países.
“O UN Volunteers (UNV) baseia-se na convicção de que o voluntariado pode efetivamente contribuir para a paz e o desenvolvimento”, explica o Centro de Informação Europeia Jacques Delors – Eurocid.
Voluntariado online
Outra opção é o voluntariado internacional a partir de sua casa, via computador. As Nações Unidas promovem uma plataforma de oportunidades de voluntariado online, com milhares de vagas em áreas como tradução, design, gestão de projeto ou desenvolvimento tecnológico.
Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.
Este artigo foi útil?