Associados integram caminhada por Monção
Através do Programa de Experiências AMMe, cerca de duas dezenas de associados integraram a caminhada por trilhos urbanos e rurais em Monção, iniciativa que permitiu apreciar a arquitetura rural e a beleza natural da região.
O grupo reuniu-se na emblemática Praça Deu La Deu, assim designada em homenagem a Deu La Deu Martins, personagem lendária da história de Monção, e iniciou o passeio com uma visita ao Museu do Alvarinho, espaço museológico dedicado ao vinho Alvarinho.
Aqui os participantes inteiraram-se da origem, evolução e território do famoso vinho. De seguida, em ambiente de animada descontração, os associados iniciaram a caminhada pela Ecopista do Rio Minho e ao longo de 10 quilómetros usufruíram da beleza paisagística da região em plena comunhão com a natureza.
Depois de mais de uma hora de marcha os caminhantes foram surpreendidos com uma saborosa mostra de produtos gastronómicos da região, que lhes permitiu repor energias para o resto do percurso e desta forma chegar, totalmente recuperados, à Quinta de Santiago.
A propriedade, estabelecida em 1899, estende-se por nove hectares e durante cerca de 100 anos teve como principal atividade a produção de vinhos e azeite, bem como cereais e produção frutícola, para consumo próprio. Foi apenas em 2009 que a família Santiago decidiu dedicar a sua vida à atividade de produção, engarrafamento e comercialização de vinhos com marca própria, galardoada pela Revista de Vinhos – Essência do Vinho com o prémio Produtor Revelação do Ano 2018.
Os associados tiveram a oportunidade de visitar todo o espaço de produção, que alia a mais avançada tecnologia com uma arquitetura de grande qualidade, e ainda puderam provar os vinhos aqui produzidos.
Antes da Experiência terminar foi ainda possível desfrutar de um descontraído piquenique no Parque Municipal das Caldas.