Contribuições para a Segurança Social: sabe se estão em dia?
São as contribuições para a Segurança Social que determinam a atribuição e o cálculo da pensão de velhice e de algumas prestações sociais, como o subsídio de desemprego e o subsídio de doença. Por isso, é muito importante que não haja erros.
No portal da Segurança Social Direta, pode ficar a saber se está tudo bem com as suas contribuições para a Segurança Social, consultando o seu histórico de remunerações. Se não faltar nenhuma remuneração, significa que as suas contribuições para a Segurança Social estão em ordem.
Para ajudá-lo a consultar o seu histórico de remunerações, preparámos um guia, passo a passo, fácil de seguir. Preparado?
Como consultar as remunerações no portal da Segurança Social Direta?
1.º Passo
Aceda ao portal da Segurança Social Direta, através do endereço https://app.seg-social.pt/sso/login
2.º Passo
Faça a sua autenticação, para entrar na sua área pessoal do portal da Segurança Social Direta. Para tal, insira o seu Número de Identificação da Segurança Social (NISS) e a palavra-chave nos respetivos campos. Também pode fazê-lo através do sistema de autenticação do Governo, utilizando a Chave Móvel Digital ou o Cartão de Cidadão (necessita de um leitor de cartões).
3.º Passo
Na sua área pessoal do portal da Segurança Social Direta, clique na opção de menu “Emprego”.
4.º Passo
Clique em “Carreira Contributiva” e aceda ao seu histórico de remunerações.
5.º Passo
Na página “Carreira Contributiva”, pode verificar todos os anos de registo de remunerações e o total pago em cada um.
6.º Passo
Relativamente a cada ano, pode consultar as remunerações mensais. Para tal, clique no botão “Ver detalhe”.
7.º Passo
Pode ainda verificar as remunerações mensais, clicando no botão “Ver detalhe”. Fica assim concluído o processo de consulta das suas remunerações no portal da Segurança Social Direta.
Como proceder se verificar remunerações em falta?
Nesse caso, deve contactar de imediato a Segurança Social para perceber o motivo. Se não se tratar de um erro informático, o mais certo é ter sido alvo de uma fraude. Para saber como agir, exponha a situação à Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT).
Agora que já sabe como verificar se as suas contribuições para a Segurança Social estão em dia, faça-o com regularidade. Só assim poderá detetar atempadamente eventuais erros ou até mesmo burlas e atuar em conformidade.
Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.
Este artigo foi útil?