À descoberta da Street Art no Barreiro
Desenvolvido com o intuito de fortalecer laços com a comunidade associativa, o Programa de Experiências AMMe continua a apostar na diversidade e originalidade das suas iniciativas. Desta feita, a nossa Instituição, em parceria com o projeto “Outra História”, reuniu um grupo de associados para apreciar as diversas obras de arte urbana espalhadas pelas ruas da cidade do Barreiro.
Durante um percurso de aproximadamente 3 horas, o grupo ficou a conhecer o mural do Instituto dos Ferroviários, pintado pelo artista Luís Kiko, a “lápide” de Alijan, “a muleta” de António Rocha e Pedro Pinhal, e o “menino da bicicleta” de Ricardo Tota, entre outras obras. As alforrecas do artista Bordallo II e o mural horizontal de VHILS – o maior alguma vez criado pelo famoso artista – foram as mais apreciadas.
Depois, os participantes visitaram a ADAO – Associação Desenvolvimento Artes e Ofícios, fundada em 2005, na antiga sede da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários dos Caminhos de Ferro do Sul e Sueste, e cujas salas – que foram as camaratas, oficinas e garagem do quartel – servem agora de berço para a criatividade de artistas plásticos, arquitetos, músicos e outros performers.
Finda a atividade, o grupo teve ainda oportunidade de se deliciar com as famosas bolas de manteiga, bolo típico da cidade do Barreiro.