Potência contratada: escolha o seu escalão com a ajuda deste simulador
A escolha da potência contratada é uma das decisões a tomar quando se celebra um contrato de eletricidade. Os clientes domésticos ou os pequenos negócios podem optar entre 13 escalões, que vão de 1,15 kVA a 41,4 kVA, sendo os mais contratados em Portugal o de 3,45 kVA e o de 6,9 kVA. Descubra qual é o escalão de potência contratada mais adequado ao seu consumo com o simulador da ERSE. Explicamos como utilizar.
O que é a potência contratada?
Trata-se da potência de eletricidade máxima disponível para consumo em casa. Ou seja, é a potência contratada que define o número de equipamentos elétricos que podem estar ligados à corrente ao mesmo tempo. Em cada instalação elétrica, existe um dispositivo de controlo que interrompe a corrente elétrica sempre que é ultrapassada a potência contratada.
Como é faturada?
A potência contratada é faturada ao dia e não depende da energia consumida (está associada ao aluguer do contador e à ligação à rede).
A cada escalão de potência contratada corresponde um preço fixo na fatura da eletricidade. Quanto mais elevado o escalão, maior o custo.
O preço da potência contratada varia consoante o comercializador e o ciclo horário (simples, bi-horário ou tri-horário).
Qual o impacto na fatura de uma mudança da potência contratada?
Para saber qual o impacto de uma subida ou descida do escalão da potência contratada utilize a calculadora ou o simulador de preços de energia da ERSE. A título de exemplo, se tiver um escalão de potência contratada inferior ou igual a 6,9 kVA, pode poupar entre 20 a 30 euros por ano por cada escalão que conseguir baixar.
Com que frequência se pode alterar o escalão de potência contratada?
Pode mudar de escalão as vezes que entender. Para tal, basta efetuar o pedido junto do comercializador. No entanto, antes de fazer o pedido, é conveniente verificar se a instalação elétrica da sua casa suporta o escalão desejado.
Os clientes com tarifa social também podem mudar de escalão?
Sim. Mas se solicitar um escalão superior a 6,9 kVA perde o direito à tarifa social.
Tarifa social da eletricidade: quem tem direito?
Qual o custo?
A mudança do escalão é gratuita. Contudo, se não estiver presente na data agendada para a deslocação do técnico, terá de pagar uma compensação.
Como saber qual o escalão de potência contratada mais adequado com o simulador da ERSE?
Para determinar o escalão de potência contratada mais apropriado ao seu consumo de energia, siga os passos que indicamos abaixo. Refira-se que o simulador só contempla escalões de potência contratada até 10,35 kVA.
Passo 1
Aceda ao simulador em https://simulador.potencia.erse.pt/ e clique em “Iniciar”.
Passo 2
O simulador apresenta cinco exemplos de utilização de equipamentos elétricos ao mesmo tempo, aos quais correspondem cinco escalões de potência contratada: 3,45 kVA; 4,6 kVA; 5,75 kVA; 6,9 kVA; e 10,35 kVA.
Para saber que equipamentos elétricos podem estar ligados ao mesmo tempo para cada potência, clique nas respetivas imagens. Por exemplo, no caso do escalão de 3,45 kVA, é possível ter ligado simultaneamente:
- 1 frigorífico combinado
- 1 máquina de lavar a roupa (até 5 kg)
- 1 micro-ondas
- 1 TV LCD pequena (até 30’’)
- 1 lâmpada fluorescente
Já o escalão de 6,9 kVA permite ligar ao mesmo tempo:
- 1 frigorífico combinado
- 1 máquina de lavar a roupa (até 5 kg)
- 1 micro-ondas
- 1 TV LCD pequena (até 30’’)
- 1 lâmpada fluorescente
- 1 aquecedor a óleo
- 1 forno elétrico
- Máquina de lavar a loiça
Passo 3
Se nenhum dos exemplos pré-definidos apresentados pelo simulador é próximo da sua situação, pode ainda optar pela simulação personalizada, que começa com uma lista vazia de equipamentos. Para tal, selecione o caso “Personalizado” e depois carregue em “Avançar”.
Passo 4
Para cada categoria de equipamentos elétricos, defina os equipamentos que pretende utilizar em simultâneo e a quantidade de cada um. Pode ainda alterar o valor da potência pré-definida dos equipamentos.
Na página de resultados do simulador é apresentada informação sobre:
- O escalão de potência contratada recomendado;
- O impacto na fatura da eletricidade de aumentar ou baixar o escalão de potência;
- A potência do conjunto dos equipamentos usados ao mesmo tempo;
- O peso da potência dos equipamentos por categoria;
- A potência dos principais equipamentos usados ao mesmo tempo;
- Dicas da ERSE.
Passo 5
Para imprimir ou receber por e-mail os resultados da simulação, clique nos ícones respetivos.
Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.
Este artigo foi útil?