Visita à Casa de Tormes
No âmbito do Programa de Experiências AMMe, um grupo de associados Montepio integrou uma visita guiada à Casa de Tormes, em Baião, lar da Fundação Eça de Queiroz e importante núcleo museológico referente à vida e obra do aclamado escritor português.
Ao longo da visita foi possível observar peças de mobiliário e objetos de uso quotidiano pertencentes ao escritor, parte da sua biblioteca, quadros e fotografias, a famosa “cadeira de Jacinto” – descrita na obra “A Cidade e as Serras” –, a escrivaninha onde trabalhava e até a mobília da casa onde veio a falecer em 1900, em Neuilly-sur-Seine, França.
No final da experiência, em ambiente de grande descontração, o grupo teve ainda oportunidade de saborear um “almoço queirosiano”, inspirado nas referências gastronómicas das obras de Eça de Queiroz.
O associado António Godinho, presente na atividade, não poupou elogios à visita e realçou a grande capacidade de comunicação da guia, concluindo que esta foi “uma das melhores Experiências AMMe” em que já participou.