Como poupar na alimentação? 7 ideias
Gosta de comer fora, não resiste a fast-food mas quer cortar despesas? Saiba como poupar na alimentação. Apresentamos-lhe algumas sugestões para refeições mais em conta.
Aproveitar as promoções, os vales e cartões de descontos é uma regra de ouro para as compras de supermercado. Os descontos podem atingir os 50%. Mas existem outras estratégias para economizar nas refeições.
1. Pequeno-almoço
Tomar o pequeno-almoço em casa custa menos de um euro. Uma embalagem de um litro de leite meio gordo pode custar 0,80 euros. Numa pastelaria gasta cerca de 1,20 euros numa meia de leite. Um pão com queijo ou fiambre fora de casa pode custar-lhe 1,50 euros. Em casa, um pão de cereais (cerca de 50 gramas) fica-lhe por 0,25 euros. E uma embalagem de 200 gramas de queijo fatiado pode custar menos de dois euros, e dá para mais de seis sandes.
2. Café
Beber café em casa todos os dias permite-lhe poupar 21 euros por mês, se tivermos em conta o custo de 0,70 euros por chávena, ao longo de 30 dias.
3. Almoço
Levar almoço para o trabalho permite-lhe poupar, no mínimo, 176 euros por mês, se considerarmos um custo médio de oito euros por refeição num restaurante, em 22 dias úteis.
4. Refeições pré-cozinhadas
Recorrer a refeições pré-cozinhadas só em último caso. São mais caras e têm muitos aditivos. Num jantar para quatro pessoas, por exemplo, quatro embalagens de bacalhau à Brás de 250 gramas custam 12,2 euros (valor médio de 3,05 euros por unidade). Se optar por comprar todos os ingredientes vai gastar cerca de oito euros, ou seja, poupará mais de quatro euros.
5. Fast-food
Optar por comida fast-food, mesmo a mais saudável, é sempre mais dispendioso do que recorrer a alternativas caseiras. Uma salada num restaurante fast-food custa cerca de sete euros, enquanto em casa poderá ficar por menos de metade do preço.
6. Jantar
Jantar no restaurante duas vezes por semana poderá custar 120 euros mensais, considerando um custo médio de 15 euros por refeição. Se passar a ir apenas uma vez por semana ao restaurante conseguirá poupar 60 euros mensais.
7. Fatura
Pedir fatura nos restaurantes permite deduzir 15% do IVA suportado à coleta do IRS, com o limite global de 250 euros, por contribuinte. Uma refeição de 40 euros para duas pessoas, que inclui 5,2 euros de IVA à taxa legal de 13%, concede uma dedução fiscal de cerca de 0,80 euros.
Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.
Este artigo foi útil?