13 dicas para poupar combustível
Está nas mãos dos condutores fazer uma gestão inteligente e eficiente do combustível, seja a abastecer ou a conduzir. Neste artigo, encontra 13 dicas de poupança em combustível, que, uma vez colocadas em prática, terão impacto na carteira.
1. Ateste o depósito e não pressione demasiado a pistola
Ateste sempre o depósito. Desta forma, evita deslocar-se várias vezes ao posto de combustível, poupando tempo e dinheiro. Ao encher o depósito, pressione levemente a pistola de abastecimento. Se exercer demasiada pressão, parte da gasolina ou gasóleo que entra no depósito converte-se em vapor e retorna pela mangueira ao depósito da estação. O conselho foi partilhado por um engenheiro de segurança que trabalhou mais de 30 anos numa refinaria no seu perfil do Facebook.
2. Abasteça de manhã, o mais cedo possível
O momento do dia em que se abastece o depósito do carro não é indiferente no que à poupança de combustível diz respeito. Para um melhor aproveitamento, deve, ainda, abastecer de manhã, quando está mais frio. E porquê? O combustível é sensível às variações de temperatura. Diminui a densidade (relação entre massa e volume) à medida que a temperatura desce, verificando-se o oposto quando a temperatura sobe.
3. Feche bem o depósito de combustível
Após cada abastecimento assegure-se de que a tampa do depósito está bem fechada, para que o combustível não evapore. Verifique também se não está danificada.
4. Aproveite os descontos
Utilize todos os descontos de combustível a que tiver acesso, seja em vales ou cartões de oferta. Os associados Montepio beneficiam de um desconto de até 15 cêntimos por litro em combustíveis Repsol.
5. Verifique se os pneus têm a pressão recomendada
Pneus com um valor de pressão abaixo do recomendado aumentam o consumo de combustível entre 1% a 2% a cada 0,2 bar de baixa pressão, segundo a plataforma Mile21, co-financiada pelo Programa LIFE da União Europeia. Por isso, certifique-se de que o valor de pressão é adequado para o seu veículo ao percorrer longas distâncias ou com cargas elevadas. Desta forma, poupa combustível e prolonga a vida útil dos pneus.
Para rentabilizar o combustível, ao comprar pneus novos, prefira pneus com um rótulo energético A ou B.
Sabia que…
Os pneus perdem pressão num valor de 0,2 bar a cada dois ou três meses e de cada vez que a temperatura exterior cai 10 ºC?
6. Mantenha a manutenção em dia
Faça as manutenções periódicas ao seu automóvel sugeridas pelo fabricante, mesmo depois do período de garantia. Ao fazê-lo mantém a eficiência do motor e reduz o consumo de combustível. De acordo com a plataforma Mile21, se os componentes essenciais do sistema de ignição, injeção e combustível não funcionarem com eficiência perfeita, o consumo de combustível pode aumentar entre 3,5% e 10%.
Além das manutenções periódicas, mude o óleo periodicamente, poupando assim entre 1% e 3% de combustível.
Não se esqueça ainda de verificar os filtros do ar. O entupimento de um filtro de ar pode causar um aumento no consumo de combustível de até 10%.
7. Feche as janelas
Ao contrário do que se imagina, o carro consome mais combustível de janelas abertas do que com o ar condicionado ligado, sobretudo a altas velocidades (acima de 80 km/h), devido à perda de aerodinâmica.
No entanto, em condução urbana, a baixas velocidades, as janelas abertas são a melhor opção. Nesta situação, o consumo de combustível por ter o ar condicionado ligado supera as perdas aerodinâmicas por levar as janelas abertas.
Assim, quando iniciar uma viagem, conduza durante cinco minutos com as janelas abertas. Depois feche as janelas.
8. Utilize o ar condicionado com moderação
Utilize o ar condicionado apenas se for necessário. Não selecione uma temperatura demasiado inferior à exterior. Desse modo, só irá gastar combustível desnecessariamente.
Para minimizar o consumo de combustível, desligue o ar condicionado cinco minutos antes de chegar ao seu destino, mantendo apenas a ventilação a um nível alto, recomenda a plataforma Mile21.
9. Cumpra os limites de velocidade
Respeitar os limites de velocidade contribui para a segurança rodoviária e também para “uma apreciável economia de combustível”, recomenda a Direção-Geral de Energia e Geologia, lembrando que “menos acelerador e menos travão é igual a mais economia, mais segurança e menos poluição”.
10. Evite o transporte de bagagem no tejadilho
Bagagem, suportes de bicicletas e antenas de grandes dimensões no tejadilho do carro prejudicam a aerodinâmica e aumentam o consumo de combustível entre 5% e 8%, indica a plataforma Mile21.
Retire ainda a carga desnecessária do porta-bagagens e dos assentos traseiros. Um carro mais pesado consome mais combustível. Um exemplo: uma carga de 100 kg num carro com um peso médio da classe de 1 500 kg, pode registar um aumento no consumo de combustível de 6% a 7% em condução urbana.
11. Adote um estilo de condução regular
Conduzir no trânsito em pára-arranca contínuo pode aumentar o consumo de combustível até 38%. Para evitar paragens e arranques desnecessários pode, por exemplo, diminuir a velocidade ao aproximar-se de um semáforo vermelho, de modo a chegar à interseção precisamente quando o semáforo mudar para verde. Ao minimizar as travagens, pode economizar até 10% em combustível.
Conduza ainda a velocidades baixas. Acima dos 90 km/h, por cada 10 km/h adicionais, o carro consome entre 3% e 10% mais combustível (entre 8% e 12%, no caso dos carros elétricos na autoestrada), informa a plafaforma Mile 21.
Se o seu automóvel tem cruise control, utilize esta funcionalidade em terrenos planos, de modo a obter um consumo de combustível mais eficiente.
12. Trave com o motor
Para diminuir a velocidade, engrene uma mudança mais baixa, em vez de utilizar o pedal do travão. Esta técnica permite poupar combustível e aumentar a vida útil dos travões.
Também pode levantar o pé do acelerador, mantendo a mudança engrenada. Desta forma, o motor deixa de consumir combustível.
Atenção!
Não deixe o carro deslizar em ponto morto em descidas, pois o motor continua a consumir. Além disso, se o fizer constantemente, irá desgastar mais rápido os travões. Em ponto morto, o carro ganha mais velocidade com a inércia e, por isso, terá de pressionar mais o pedal do travão.
13. Tente não fazer viagens com distâncias muito curtas
Arrancar com o motor frio consome combustível extra. Sempre que puder, planeie o trajeto para combinar várias distâncias curtas, especialmente nas situações em que o motor ainda está frio. Em alternativa, comece com uma viagem mais longa para aquecer o motor, fazendo depois as viagens mais curtas.
Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.
Este artigo foi útil?