Natal online: um guia para se manter perto de quem gosta
O que a tecnologia une, ninguém pode separar. E até na época do ano em que as famílias, grandes ou pequenas, se reúnem para celebrar a fraternidade, como é o caso do Natal, a tecnologia pode ser nossa aliada. Se este ano vai passar um Natal à distância, diferente, não desanime. Os vídeos, fotografias, jogos e até karaoke online vão ajudá-lo a acender o espírito da festa.
Natal online com partilha e diversão
Dica n.º 1: prepare-se com antecedência
Computadores, tablets, telemóveis, microfones, colunas portáteis e suportes para colocar os ecrãs bem posicionados na mesa da consoada. Tenha por perto todas as ferramentas que lhe permitirão melhorar a comunicação virtual neste Natal online. Escolha também o software mais adequado para a família e que tornará possível conectar-se com quem está longe. À sua disposição tem programas como o Zoom, o Skype, o WhatsApp ou o Messenger, todos gratuitos e fáceis de instalar.
Se for iniciante neste tipo de ferramentas, instale-as na véspera, para se habituar às funcionalidades. Além dos ecrãs, pode também animar este Natal à distância com gorros de Pai Natal, chifres de rena, barbas brancas e outros adereços que impressionarão miúdos e graúdos. E não se esqueça de brindar com frequência.
Dica n.º 2: monte o estúdio do seu Natal online
Com ou sem tecnologia, a mesa de Natal é sempre o grande centro da celebração. É nela que deve instalar os computadores e tablets, para poder fazer os brindes, mostrar o aspeto do bacalhau ou a cor das meias que recebeu de presente. Lembre-se que a iluminação é importante. Verifique-a antes de começar uma nova videochamada.
Dica n.º 3: partilhe fotografias de outros convívios
Uma boa forma de recordar a vida com alegria é partilhar memórias: fotográficas ou em vídeo. Prepare um álbum de família (ou amigos) e apresente-o a todos os participantes. Escolha um local confortável para se sentar e deixe fluir a conversa.
Dica n.º 4: registe o momento
Se este será um Natal memorável, não perca a oportunidade de registá-lo. Tire printscreens (capturas de ecrã) regulares e crie, assim, o seu álbum de Natal de 2020. Não se esqueça de imprimir este momento e coloque-o bem visível junto das outras fotografias da sua casa. No futuro, quando os convívios físicos forem uma realidade, lembre-se que não há nada como o calor humano.
Dica n.º 5: jogos online para os mais jovens
Não se esqueça do quão importante é a diversão para os mais novos, muitas vezes habituados a um Natal com primos e outras crianças com quem podem brincar. Apresente-lhes alguns jogos online em que poderão fazer equipa com quem está noutra casa. O canal Cartoon Network ou o Shockwave apresentam dezenas de possibilidades que podem tornar o Natal online dos mais jovens mais agradável.
Dica n.º 6: duetos à distância no karaoke
Já imaginou cantar um clássico de Natal em dueto com o tio que está noutro país ou com o melhor amigo que vive a 500 quilómetros de distância? A música poderá ser protagonista de um dos momentos altos da celebração e não há nada mais divertido do que o karaoke para comemorar a união entre família e amigos.
Momentos-chave que pedem a presença de todos
Não precisa de estar sempre online. Mas há alguns momentos da noite de Natal em que as chamadas de vídeo são muito bem-vindas. Por exemplo:
- O início da refeição, para partilhar a mesa que fará o Natal;
- “Saúde!” e “à nossa!”, os brindes celebram o que há de vir;
- O momento pós-jantar, com a partilha de fotografias, músicas e jogos online;
- Abertura dos presentes, porque todos gostarão de ver o “sapatinho” de cada um.
Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.
Este artigo foi útil?