Visita à Casa de Tormes e almoço queirosiano animam associados
O fim de semana passado reservou bons momentos aos associados que participaram na visita guiada à Casa de Tormes, lar da Fundação Eça de Queiroz e fonte de inspiração para o livro “A Cidade e as Serras”. A visão bucólica do autor sobre o mundo rural como um lugar redentor envolve toda a obra e parece deter no tempo a velha casa familiar de Tormes e os montes bravos em torno.
No âmbito do programa de vantagens AMMei, a Associação Montepio proporcionou uma visita guiada aquele espaço, em Baião, lar da Fundação Eça de Queiroz e importante núcleo museológico referente à vida e obra do aclamado escritor português.
Ao longo da visita, os associados puderam observar peças de mobiliário e objetos de uso quotidiano pertencentes ao escritor, parte da sua biblioteca, quadros e fotografias, a famosa “cadeira de Jacinto” – descrita na obra “A Cidade e as Serras” –, a escrivaninha onde trabalhava e até a mobília da casa onde veio a falecer em 1900, em Neuilly-sur-Seine, França.
Mas a experiência não se esgotou na visita à Casa de Tormes e não podia ter culminado da melhor forma: um “almoço queirosiano”, inspirado nas referências gastronómicas das obras de Eça de Queiroz, aguardava pelos nossos associados, ao ar livre, sob a frescura das videiras e com uma paisagem idílica como cenário de fundo.
Sabia que…
Ao longo da sua existência, a Fundação Eça de Queiroz tem desenvolvido um alargado leque de atividades de promoção e divulgação da vida e obra de Eça de Queiroz, o que constitui um contributo essencial para o enriquecimento cultural da região onde está instalada, bem como da cultura nacional e, mesmo, internacional?
Gostava de integrar uma experiência? Clique aqui e conheça a agenda.