Associados Montepio à descoberta de Sintra e do Palácio Biester- Associação Mutualista Montepio

Associados Montepio à descoberta de Sintra e do Palácio Biester

No passado sábado, o Palácio Biester, em Sintra, foi palco de uma visita que reuniu mais de uma dezena de associados Montepio, no âmbito do Programa de Vantagens AMMe – experiências inesquecíveis

Cerca de 15 associados reuniram-se, no passado fim-de-semana, em Sintra, para participarem numa surpreendente visita ao chalet mais bonito de Sintra – o Chalet Biester e jardim envolvente – recentemente aberto ao público, a partir do qual se avista a lindíssima paisagem classificada de Património Mundial, no âmbito da categoria “Paisagem Cultural”, e seus emblemáticos monumentos.

O Palácio está envolvido pelo majestoso Parque Biester, concebido pelo paisagista francês François Nogré, no qual abundam as zonas frescas e verdejantes e os cursos de água, favorecido ainda pela existência de dois magníficos miradouros, a partir dos quais é possível avistar o Castelo dos Mouros e o Palácio da Pena ou apreciar a vista deslumbrante até ao mar.

Mas, o universo Biester vai muito além do que os olhos conseguem ver, com uma história repleta de segredos e uma dimensão espiritual misteriosa e cativante. Todos os acontecimentos que deram origem à sua edificação, em particular da Capela e da Biblioteca, revestem-se de um misticismo profundo e complexo, onde arte e religião se encontram, de forma singular e inesperada, num percurso que se constrói através de temas tão intrigantes como os Cavaleiros Templários, Roma e a Cristandade, ou mesmo através de ligações esotéricas às esferas do Ocultismo.

A visita foi guiada pelo autor do livro “Palácio Biester, A Arte e o Espírito”, obra que resulta de longos meses de estudo aprofundado da propriedade e sua história.

 

Sabia que…

Construído durante as últimas décadas do século XIX, este monumento foi projetado pelo virtuoso arquiteto José Luiz Monteiro e decorado pelos melhores artistas da época, nomeadamente, Luigi Manini e Leandro de Souza Braga, entre outros? As riquezas das influências estilísticas resultam num conjunto de grande importância histórica e artística, perfeitamente integrado no espírito Romântico da paisagem em que está inserido, ao mesmo tempo que se afirma como um dos expoentes máximos da modernidade no final de século, marcado por um funcionalismo de vanguarda, e pela ousadia do seu programa decorativo.

Que tipo de Experiência procura?

De passeios todo-o-terreno a exposições, de trail running a festivais de verão, todos os meses há algo de surpreendente à sua espera. Inscreva-se e garanta um lugar nas melhores Experiências a acontecer perto de si.