Outubro 19, 2023
Práticas de RS e Sustentabilidade do Grupo Montepio reconhecidas pela APEE
A Associação Portuguesa de Ética Empresarial (APEE) realizou a cerimónia de entrega do Prémio Reconhecimento de Práticas em Responsabilidade Social e Sustentabilidade, iniciativa apoiada pela Fundação Montepio e destinada a distinguir a implementação de políticas e práticas de responsabilidade social e de sustentabilidade de organizações públicas e privadas, com e sem fins lucrativos.
Na presença de Mário Parra da Silva, Presidente da APEE, Virgílio Boavista Lima, Presidente do Grupo Montepio e da Fundação Montepio, e Carlos Morais Beato, Administrador Executivo da Fundação Montepio, a APEE reconheceu as práticas de Responsabilidade Social e Sustentabilidade, em dois eixos: Responsabilidade Social e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Nas palavras que deram início à cerimónia, Virgílio Boavista Lima realçou a importância da distinção de políticas e modelos de boa governação em organizações dos setores público e privado, com e sem fins lucrativos, que criem valor para as suas partes interessadas e contribuam ativamente para o desenvolvimento sustentável.
“No Grupo Montepio – acrescentou – a responsabilidade social e a sustentabilidade assentam no conhecimento e na inovação, na gestão adequada de recursos e na coesão económica e social. Os nossos valores fundacionais inscrevem a Instituição na economia social, exigindo as melhores práticas e uma atividade alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, com a visão emanada pela Organização das Nações Unidas e com uma atuação sempre orientada às pessoas”.
O Prémio Estratégia Responsabilidade Social e Sustentabilidade foi atribuído ao Banco Montepio, representado na cerimónia por Pedro Ricardo Gomes, subdiretor do Gabinete de Sustentabilidade. A distinção atribuída a uma empresa do Grupo Montepio constitui motivo de enorme satisfação, pelo reconhecimento do caminho percorrido e pelo modo como convoca as equipas, e o Grupo, para a busca de novas soluções.
Sobre a atribuição do Prémio, o CEO do Banco Montepio, Pedro Leitão, confirmou o modo como “nos motiva a continuar a ser parte da solução para os desafios prementes da sociedade, incluindo as alterações climáticas, a desigualdade social, a empregabilidade, o acesso à habitação e o desenvolvimento económico”. Reconhecemos que este é um percurso que será bem-sucedido se percorrido com clientes e parceiros, compreendendo as suas necessidades, alinhando as suas expectativas e trabalhando em conjunto para soluções que beneficiem todos”, acrescentou.
Sabia que…
A Fundação Montepio apoia esta iniciativa desde a primeira edição, reforçando o compromisso de promoção de respostas económicas, sociais e ambientais, inovadoras e sustentáveis, mas também o apoio à capacitação das organizações da economia social?