Junho 12, 2024

O filme ainda não acabou…

O Montepio Associação Mutualista apresenta, nos espaços atmosfera m” de Lisboa e Porto, “Claquete - Ciclo de Cinema no atmosfera m””, uma iniciativa gratuita que promete continuar a surpreender os apaixonados pela sétima arte.

Ler mais

Até 4 de julho, “Claquete” apresenta uma seleção de filmes que exploram diferentes géneros e narrativas, exibidos em ambiente descontraído e acolhedor, concretizando uma iniciativa destinada a proporcionar, a associados da Instituição e ao público em geral, momentos de lazer e cultura gratuitos, reforçando o compromisso assumido com a promoção da cultura e o acesso à arte e lançando um convite a quantos desejem diversificar e ampliar as opções de usufruto de tempo social de forma criativa.

As sessões do ciclo de cinema são realizadas, em simultâneo, nos espaços atmosfera m de Lisboa e Porto, às quintas-feiras – 18h30, com entrada livre mediante pré-inscrição. Os interessados poderão reservar o seu lugar e mergulhar nas histórias emocionantes em exibição.

As próximas sessões do primeiro ciclo deste projeto dedicado ao cinema italiano, que se juntam às sessões já apresentadas “Bangla”, “Algo de Novo” e “The Place”, serão:

20 de junho | Às Coisas que nos Fazem Felizes, de Gabriele Muccino (Itália, 2020, 129′, Classificação M/14, Drama), com Pierfrancesco Favino , Micaela Ramazzotti , Kim Rossi Stuart e Claudio Santamaria

Sinopse: Roma, véspera dos anos 80. Giulio Paolo e Riccardo têm 16 anos e uma vida inteira pela frente. Já são amigos quando conhecem Riccardo numa turbulenta manifestação estudantil. Ao trio juntar-se-ia Gemma, a rapariga por quem Paolo está perdidamente apaixonado. De facto, os quatro devem sobreviver aos mesmos acontecimentos, tanto pessoais como históricos. O filme mostra as grandes mudanças que foram ocorrendo em Itália ao longo de quatro décadas, que conta com realização de Gabriele Muccino (“Lembra-te de Mim”, “Em Busca da Felicidade”, “Sete Vidas”, “Fintar o Amor”, “Cá Por Casa Tudo Bem”), com argumento criado por si e por Paolo Costella.

27 de junho | Ennio, o Maestro, de Giuseppe Tornatore (Itália, 2021, 156′, Classificação M/12, Documentário).

Sinopse: Ennio é um retrato profundo de Ennio Morricone, o compositor de filmes mais popular e prolífico do século XX, o mais amado pelo público internacional, duas vezes vencedor do Oscar e autor de mais de quinhentas partituras inesquecíveis.

O documentário, exibido no 78.º Festival de Veneza, apresenta-nos o compositor e maestro através de uma longa entrevista conduzida por Tornatore e depoimentos de realizadores e músicos, incluindo alguns bem conhecidos do grande público como Bernardo Bertolucci, Marco Bellocchio, Dario Argento, Quentin Tarantino, Wong Kar Wai (um dos produtores e distribuidor do filme), Bruce Springsteen, John Williams ou Hans Zimmer.

4 de julho | As Oito Montanhas, de Felix Van Groeningen e Charlotte Vandermeersch (Itália, 2022, 147′, Classificação M/12, Drama), com com Luca Marinelli , Cristiano Sassella , Alessandro Borghi e Lupo Barbiero

Sinopse: Bruno e Pietro são amigos de infância. O primeiro nunca saiu da pequena aldeia onde nasceu, localizada no vale de Aosta, nos Alpes italianos; o segundo sempre viveu na cidade, mas desde pequeno que ali passava grandes temporadas. A partir do momento em que se conheceram, ainda miúdos, os dois tornaram-se inseparáveis, partilhando aventuras, segredos e memórias. O tempo foi passando e a vida acabou por afastá-los. Pietro, que, entretanto, herdou uma velha ruína comprada pelo pai no cimo da montanha, encontra-se numa fase difícil e decide regressar ao único lugar onde foi verdadeiramente feliz. Bruno, que ali se manteve durante todos esses anos e tem uma visão peculiar sobre a existência, estará novamente a seu lado neste recomeço.
Em competição na 75.ª edição do Festival de Cinema de Cannes – onde recebeu o Prémio do Júri protagonistas, tem a realização a cargo do casal belga Felix Van Groeningen (“Beautiful Boy” e “Ciclo Interrompido”) e Charlotte Vandermeersch, que adaptam ao grande ecrã o romance do escritor italiano Paolo Cognetti.

 

Para mais informações e inscrições, envie um e-mail para os endereços abaixo, indicando a sessão a que pretende assistir, assim como o número de acompanhantes:

Lisboa: atmosferam.lisboa@montepio.pt

Porto: atmosferam.porto@montepio.pt

 

Onde:
atmosfera m Lisboa, Rua Castilho, n.º 5
atmosfera m Porto, Rua Júlio Dinis, n.º 158


Quando:

Dias 6, 20 e 27 de junho e 4 de julho, às 18h30

6 de junho | The Place, de Paolo Genovese (Itália, 2017, 105′, Classificação M/12, Drama), com Valerio Mastandrea, Marco Giallini, Alba Rohrwacher e Vittoria Puccini

Sinopse: Depois de Amigos, Amigos, Telemóveis à Parte, Paolo Genovese volta a explorar o lado oculto da alma humana, os seus segredos e também os seus inesperados recursos.

Um homem misterioso, sentado à mesa de um bar, espera calmo pelos seus clientes e pergunta: “O que serias capaz de fazer para realizar os teus sonhos e obter o que desejas?” Nove personagens respondem, sem saber, até onde a própria escolha poderá levá-los.

Onde:
atmosfera m Lisboa, Rua Castilho, n.º 5
atmosfera m Porto, Rua Júlio Dinis, n.º 156

Quando:
Dias 16 e 23 de maio e 6 de junho, às 18h30

Para mais informações e inscrições, envie um e-mail para os endereços abaixo, indicando a sessão a que pretende assistir, assim como o número de acompanhantes: