Julho 8, 2024

Fundo Montepio Euro Healthcare é o fundo nacional com menor risco ambiental

O Montepio Euro Healthcare, gerido pela Montepio Gestão de Activos, é o fundo nacional com menor risco ambiental, segundo a tabela de classificação de baixo carbono da Morningstar
Ler mais

O Fundo Montepio Euro Healthcare, gerido pela Montepio Gestão de Activos, empresa que incorpora o Grupo Montepio, foi classificado como o fundo nacional com menor risco ambiental, de acordo com a tabela de classificação de baixo carbono, desenvolvida pela Morningstar, que ajuda a identificar os fundos de investimento alinhados com essa transição.

A pontuação histórica de risco carbónico deste fundo é a mais baixa e regista 2,23. Além disso, a percentagem histórica do portfólio coberto envolvido com combustíveis fósseis é zero, como evidenciado num artigo recente da FundsPeople sobre a exposição dos fundos nacionais a combustíveis fosseis, segundo os PIAS. Nesta estratégia do setor da saúde foi ainda destacado como um dos fundos nacionais de ações com menor risco ambiental.

Nos últimos anos, a consciência do impacto das alterações climáticas tem crescido significativamente entre os investidores e gestores de fundos. A transição para uma economia de baixo carbono não é apenas uma necessidade ambiental, mas também uma estratégia para a mitigação de riscos financeiros associados. Desta feita, a Morningstar desenvolveu uma classificação de baixo carbono que ajuda a identificar os fundos de investimento alinhados com essa transição.

Essa classificação é, no fundo, indicativa de se as empresas detidas na carteira estão, de um modo geral, alinhadas com a transição para uma economia de baixo carbono. Para receber a designação de baixo carbono, o fundo deve ter uma pontuação histórica de risco de carbono inferior a dez e uma percentagem histórica de combustíveis fósseis da carteira coberta envolvida inferior a 7%.

Ambos os indicadores resultam da média histórica ponderada dos últimos 12 meses das pontuações de risco de carbono do portefólio ou da percentagem de combustível fóssil da carteira coberta envolvida, no caso do segundo indicador. Em ambos, as pontuações ou valores históricos das carteiras não são ponderadas por igual. Em vez disso, as carteiras mais recentes são mais ponderadas do que as carteiras mais antigas. A combinação das pontuações ou dos valores das carteiras dos últimos 12 meses aumenta a consistência e, ao mesmo tempo, reflete as decisões atuais dos gestores de carteiras.

Como tal, foram selecionados os quinze fundos nacionais de ações dentro desses dois universos, por ordem crescente de pontuação histórica de risco de carbono. Sendo uma medida de risco, quanto maior este indicador, maior o risco.

Conheça o ranking no artigo aqui.