Julho 17, 2024

Inauguração de Exposição CRIDEM 2024

O 18.º Concurso Nacional de Obras de Expressão Plástica de Pessoas com Deficiência Intelectual – Cridem, inaugurou no Porto, no passado dia 11 de julho e contou com a presença de Idália Serrão, administradora executiva da Fundação Montepio

Ler mais

A Fundação Manuel António da Mota, no Porto, acolheu, a 11 de julho, a inauguração da exposição Cridem 2024 – Concurso Nacional de Obras de Expressão Plástica de Pessoas com Deficiência Intelectual.

Nesta edição (2024/25), que contou com a participação de 111 entidades e cerca de 250 obras de pintura, desenho, escultura, têxteis e tapeçaria e outras expressões plásticas, foram premiadas as seguintes instituições:

• 1.º Prémio: CAID – Cooperativa de Apoio à Integração do Deficiente

• 2.º Prémio: CIAD – Centro Integrado de Apoio à Deficiência

• 3.º Prémio: APPACDM de Moura – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental

– Prémio Aires Moreira: APACI – Associação de Pais e Amigos Centrada na Inclusão.

O CRIDEM decorre com periodicidade bienal, e tem por objetivos dar visibilidade à criatividade das pessoas com deficiência intelectual e promover a sua inclusão na sociedade.

A sessão de abertura desta edição realizou-se com um seminário “A Arte de Incluir”, que contou com a presença de Idália Serrão, administradora executiva da Fundação Montepio e do Montepio Associação Mutualista, Rui Pedroto, CEO da Fundação Manuel António da Mota, Fernando Paulo, vereador da Educação e Coesão Social da Câmara Municipal do Porto, Teresa Guimarães, presidente da APPACDM do Porto, entre outros convidados que apontaram para a importância de consciencializar a igualdade de oportunidades, para o respeito pela dignidade e direitos humanos, para diversidade e valorização da inclusão em todos os contextos, recordando que há a necessidade de uma integração social mais justa e igualitária no que diz respeito às pessoas com deficiência intelectual.

No debate realizado em dois painéis estiveram também presentes professores de Belas Artes, escritores e ilustradores, além de Paula Campos Pinto, coordenadora do Observatório da Deficiência e Direitos Humanos, e Helena Albuquerque, presidente da Humanitas.

No período da tarde, pelas 14h30, iniciou-se a inauguração do espaço do Concurso Cridem. Esta iniciativa tem o alto patrocínio de sua Excelência o Senhor Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que não pode estar presente na cerimónia, mas que deixou uma mensagem de apoio incondicional ao projeto.

O número de trabalhos levados a concurso confirma a qualidade das criações, mas também o esforço e a dedicação empreendidos pelas entidades, profissionais e famílias, no sentido da integração e sensibilização para a deficiência intelectual. O prazer estético que o projeto CRIDEM e esta exposição proporciona torna-se ainda mais incontornável pelo modo como promove os artistas, as suas obras e a sua visão sobre o mundo.

A exposição – patente até 27 de agosto, na Fundação Manuel António da Mota, no Porto – é uma oportunidade para apreciar o talento e a expressividade destes artistas.

Não perca!