Provas ModA: o que são e qual o calendário para 2024-2025
No ano letivo 2024-2025, entrou em vigor um novo modelo de avaliação externa. A principal novidade é a realização de provas de Monitorização da Aprendizagem no final dos 1.º e 2.º ciclos do Ensino Básico (4.º e 6.º anos, respetivamente), em vez das anteriores provas de aferição nos 2.º, 5.º e 8.º anos. Continue a ler este artigo e saiba o essencial sobre as provas ModA.
Para que servem as provas ModA?
As provas de Monitorização da Aprendizagem do ensino básico visam:
- Acompanhar os níveis de literacia dos alunos, nas diferentes áreas;
- Providenciar informação regular ao sistema educativo acerca do desempenho dos alunos e das escolas, apresentando resultados a nível regional e nacional;
- Contribuir para o trabalho dos professores e das escolas, possibilitando reflexão e adaptações pedagógicas para os alunos que iniciam ou frequentam o mesmo ciclo de estudos. E também dos professores e das escolas que recebem os mesmos alunos no início do ciclo de estudos seguinte, permitindo uma intervenção pedagógica atempada e adequada ao desempenho de cada aluno.
São obrigatórias?
As provas ModA são de realização obrigatória e de aplicação universal.
A que disciplinas são realizadas as provas ModA? E em que formato?
Os alunos vão fazer três provas ModA: duas fixas, às disciplinas de Português e Matemática (com componente de Estudo do Meio no 4.º ano e componente de Ciências Naturais no 6.º ano), e uma rotativa, a cada três anos.
4.º ano
- Português (ou Português Língua Não Materna ou Português Segunda Língua, para alunos estrangeiros);
- Matemática e Estudo do Meio;
- Disciplina rotativa (de entre Inglês, Educação Artística e Educação Física).
6.º ano
- Português (ou Português Língua Não Materna ou Português Segunda Língua, para alunos estrangeiros);
- Matemática e Ciências Naturais;
- Disciplina rotativa (de entre Inglês, Educação Visual e Educação Física e História e Geografia de Portugal).
As provas serão realizadas em formato digital. Para garantir a equidade na avaliação neste formato estão previstas várias medidas, por exemplo:
- Garantir que os alunos passam, durante o ano letivo, um número mínimo de horas a realizar tarefas na plataforma do IAVE;
- Realização de provas-ensaio a meio do ano letivo, nas disciplinas com provas digitais ou híbridas, para familiarização atempada com o formato digital;
- Possibilidade de as provas-ensaio contarem para a classificação interna, em regime voluntário, no âmbito da autonomia das escolas.
Em que datas se realizam as provas ModA no ano letivo 2024-2025?
As provas ModA realizam-se entre os dias 19 de maio e 6 de junho de 2025, segundo a proposta de calendário para a avaliação externa para o ano letivo 2024-2025 que o Ministério da Educação enviou aos Agrupamentos de Escolas. Aguarda-se a publicação do calendário oficial.
Período de aplicação | ||
---|---|---|
De 19 a 23 de maio | 4.ª ano Português (41) Português Língua Segunda (40) PLNM (43) (44) | 6.ª ano Português (61) Português Língua Segunda (60) PLNM (63) (64) |
De 26 a 30 de maio | 4.ª ano Inglês (45) | 6.ª ano História e Geografia de Portugal (67) |
De 2 a 6 de junho | 4.ª ano Matemática e Estudo do Meio (42) | 6.ª ano Matemática (62) |
Por cada período de aplicação, as escolas procedem à calendarização das provas de Monitorização da Aprendizagem (ModA), de acordo com os seus recursos humanos, materiais e técnicos, garantindo, sempre, que todos os alunos realizarão as provas no dia escolhido desse período. |
O que avaliam?
A avaliação das provas ModA incidirá em literacias fundamentais, ou seja, na capacidade de os alunos aplicarem e mobilizarem conhecimentos e competências em diferentes itens ou tarefas que avaliam as áreas de competência no cumprimento do “Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória (PASEO)”, designadamente:
- Linguagens e textos;
- Pensamento crítico e pensamento criativo;
- Raciocínio e resolução de problemas;
Informação e comunicação; - Consciência e domínio do corpo.
Com é feita a avaliação?
Cada prova terá uma classificação de caráter quantitativo (escala 0-100) e com indicação e descrição do nível de desempenho (até 6 níveis).
A classificação da prova ModA conta para a classificação final?
A classificação da prova ModA não contará para a classificação final da disciplina em causa, mas ficará registada no boletim individual do aluno.
O enunciado vai ser de acesso público?
O enunciado não será tornado público, para que se possam repetir perguntas nos anos seguintes e fazer a comparação direta ao longo do tempo.
E as classificações?
As classificações das provas ModA serão publicadas, de forma anónima, e ordenadas por escola e concelho, de modo a permitir construir um ranking dos estabelecimentos de ensino, à semelhança do que acontece com as avaliações dos exames nacionais.
Será assim publicado um relatório todos os anos (na segunda terça-feira de novembro) com as classificações por escola e concelho.
Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.
Este artigo foi útil?