Outubro 25, 2024
Conferência Internacional | “Mutualismo – Respostas para os Novos Desafios Sociais”
O Auditório António da Costa Leal, do Montepio Associação Mutualista, acolheu hoje, 25 de outubro, a realização da Conferência Internacional “Mutualismo – Respostas para os Novos Desafios Sociais”, por ocasião do Dia Nacional do Mutualismo, que contou com intervenções de Virgílio Boavista Lima, presidente do Grupo Montepio, bem como diversas apresentações e debate com especialistas e líderes de várias áreas, nacionais e internacionais.
Na abertura da conferência, após intervenção de boas-vindas por Francisco Rita, presidente da Mesa da Assembleia Geral da APM-RedeMut, Virgílio Boavista Lima, presidente do Grupo Montepio, dirigiu palavras de apreço e reconhecimento pelo trabalho que a Associação Portuguesa de Mutualidades (APM) tem vindo a realizar junto da comunidade, “que reconhecemos e com o qual colaboramos. É um desafio permanente para todos encontrar respostas adequadas às necessidades dos cidadãos, e dos associados em particular, e criar condições para maior atratividade das associações mutualistas junto da comunidade em geral”, sublinhou.
A conferência analisou “Respostas para os Novos Desafios Sociais” enquadradas nas temáticas “Transformar os Cuidados de Saúde com a Inovação Digital”, “Telemedicina e Cuidados Domiciliários” e “Novas Soluções Mutualistas para os Desafios Sociais do Futuro”.
Com a presença de participantes de vários países europeus, a conferência contou com a participação da AIM – Association Internationale de la Mutualité, organização internacional que representa entidades de benefício mútuo e que reúne 49 membros de 26 países, fornecendo cobertura de proteção social a 240 milhões de pessoas no mundo e 209 milhões na Europa.
No período da tarde, Virgílio Boavista Lima participou no debate sobre o tema “Mutualismo – Respostas para os Novos Desafios Sociais”, moderado por Pedro Mota Soares, ex-Ministro do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, e Nelson Silva, presidente do Conselho de Administração da Associação Mutualista da Covilhã e Pedro Santos, presidente do Conselho de Administração da União Mutualista N. Sra. Da Conceição.
A iniciativa incluiu, ainda, a apresentação do “Concurso de Ideias para a Transformação: Construindo um Futuro +Sustentável e +Digital”, com intervenções de Fernando Amaro, vice-presidente da APM-RedeMut, de Filipe Almeida, da Missão Portugal Inovação Social e de Inês Sequeira, da Rede Capital Social.
Esta conferência conta com o apoio do Portugal 2030, Pessoas 2030, sendo cofinanciada pela União Europeia.
Programa em destaque:
– Inovação Tecnológica na Saúde – A saúde do futuro é digital?
– Telemedicina e Cuidados Domiciliários – O futuro dos cuidados de saúde no conforto do lar
– Mesa-redonda: Desafios sociais – novas respostas de proteção social mutualista
– Concurso Ideias para a Transformação – Construindo um futuro mais sustentável e digital
Sobre a APM:
A Associação Portuguesa de Mutualidades (APM) é uma organização que representa 26 das maiores associações mutualistas nacionais, representando sensivelmente 800 mil associados mutualistas, ou seja, cerca de 80% de todo o movimento mutualista português.
A APM coordena e promove ações conjuntas entre as suas associadas, partilhando boas práticas e desenvolvendo soluções inovadoras para responder às necessidades crescentes da população. Através da RedeMut, uma plataforma colaborativa, a APM incentiva a troca de conhecimentos e experiências na área da saúde, promovendo iniciativas que visam a sustentabilidade e inovação no setor mutualista. Além disso, assume um papel ativo na defesa e promoção do mutualismo a nível nacional e internacional.
Para mais informações, visite https://apmredemut.pt.