Senha das Finanças: veja aqui como obter
Ainda não tem a senha das Finanças? Quer alterá-la? Não se lembra dela ou expirou? Pode obtê-la, alterá-la ou recuperá-la no Portal das Finanças. Neste artigo explicamos todos os passos a percorrer.
Senha das Finanças
Como obter?
Para obter a senha das Finanças, siga os passos seguintes:
Passo 1
Se nunca pediu a senha das Finanças, comece por registar-se no Portal das Finanças. Para esse efeito, preencha o formulário de adesão, indicando os seus dados pessoais (número de contribuinte, e-mail, telefone e morada fiscal). Depois, carregue no botão “Pedir Senha”.
Durante o preenchimento, não se esqueça de definir uma pergunta de segurança (por exemplo, “Qual é o meu livro preferido”) e responder à mesma. Em caso de esquecimento da senha das Finanças, a resposta à pergunta de segurança permite recuperá-la. Se não se recordar da resposta, deve enviar um e-mail do mesmo endereço eletrónico que indicou no formulário de adesão para portal-senhas@at.gov.pt. No assunto escreva “Cancelamento de senha” e no corpo indique o seu NIF, o nome completo e o domicílio fiscal. Após a confirmação do cancelamento, por e-mail, efetue um novo registo e aguarde pela nova senha.
Passo 2
Se preencheu o campo de e-mail e de telefone, após o pedido da senha das Finanças, receberá automaticamente dois códigos por:
- SMS, para a fiabilização do número de telemóvel;
- E-mail, para fiabilização do endereço de correio eletrónico.
Depois de receber a senha das Finanças, confirme estes códigos no Portal das Finanças, em “Confirmação de e-mail e Telefone”.
Passo 3
A senha das Finanças será obrigatoriamente enviada pelo correio em envelope-mensagem, para o seu domicílio fiscal que, normalmente, é o local da sua residência habitual. O prazo médio para a receção da senha de acesso é de cinco dias úteis. Se não receber nesse prazo, significa que poderá ter ocorrido um extravio. Nesse caso, deverá dirigir-se ao Serviço de Finanças do seu domicílio fiscal ou contactar o Centro de Atendimento Telefónico da AT, para saber em que estado se encontra o seu pedido.
Como alterar?
Se por alguma razão necessitar de alterar a sua senha, também pode fazê-lo através do Portal das Finanças. Siga estes passos:
Passo 1
No Portal das Finanças, no campo de pesquisa, escreva “Alterar Senha” e nos resultados da pesquisa clique em “Alterar Dados de Acesso”.
Passo 2
Indique o seu NIF e a senha atual.
Passo 3
Em seguida, selecione “Alterar Senha”, indique a nova senha de acesso, confirme-a e clique em “Alterar”.
A senha das Finanças deve conter entre oito e 16 caracteres. Podem ser algarismos, letras ou outros carateres especiais.
Como recuperar?
No Portal das Finanças, também pode recuperar a sua senha das Finanças. Escreva no campo de pesquisa “Recuperar senha” e depois clique no resultado de pesquisa “Recuperar senha”. Se sabe a pergunta e a resposta de segurança que escolheu no momento do registo no Portal das Finanças, clique em “Recuperar Senha”.
Telemóvel fiabilizado
Se tiver o seu telemóvel fiabilizado, terá ao seu dispor dois modos de recuperação da senha: “Carta” ou “Código por SMS”. Em ambas as modalidades de recuperação terá de responder à pergunta de segurança por si escolhida no momento do registo.
-
Carta
Por “Carta”, a senha anterior é cancelada e é-lhe remetida uma nova, para o seu domicílio fiscal, no prazo médio de cinco dias úteis.
-
Código por SMS
Optando por “Código por SMS”, terá que digitar o número de telefone fiabilizado. São-lhe indicados os três últimos dígitos desse número, no campo que terá de preencher. Depois, clique em “Recuperar Senha”. Digite o código de confirmação de seis dígitos que recebeu no seu telemóvel e clique em “Alterar”. A partir desse momento, pode escolher uma nova senha. Assim que clicar em “Alterar”, a senha anterior é cancelada e poderá passar a utilizar a nova senha.
Sem telemóvel fiabilizado
Se não fiabilizou o seu número de telefone, selecione e responda à pergunta anteriormente por si escolhida. Desta forma, a senha anterior é cancelada, sendo-lhe remetida, para o seu domicílio fiscal, uma carta com a nova senha, no prazo médio de cinco dias úteis.
Outras formas de recuperar a senha das Finanças
Se não se recorda da pergunta e da resposta de segurança mas sabe o endereço eletrónico que fez constar do registo da AT, envie um e-mail, através do mesmo endereço eletrónico que fez constar no registo da AT para: portal-senhas@at.gov.pt. No assunto escreva “Cancelamento de senha NIF” e no corpo indique o NIF, o nome completo e o domicílio Fiscal. Depois de receber a confirmação por e-mail de que a senha de acesso foi cancelada, faça um novo registo no Portal das Finanças, através da opção: “Registar-se” e aguarde pela nova senha, que será remetida para o seu domicílio fiscal, através do correio, no prazo médio de cinco dias úteis.
Não se recorda da pergunta e da resposta de segurança nem sabe o endereço eletrónico que fez constar do registo da AT? Pode solicitar a atualização do endereço de e-mail num Serviço de Finanças. Caso esteja em causa o cumprimento atempado de uma obrigação tributária deve enviar um e-mail, a partir de qualquer endereço eletrónico, para: portal-senhas@at.gov.pt. No assunto escreva “Cancelamento de senha NIF” e no corpo indique o NIF, o nome completo e o domicílio Fiscal. Além disso, deve ainda anexar uma cópia digitalizada do documento de identificação para comprovar a legitimidade do pedido e o pedido assinado a solicitar o cancelamento da senha das Finanças.
Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.
Este artigo foi útil?