Portugal Economia Social: a oportunidade de concretizar o seu projeto
Ao longo de dois dias, hoje (17) e amanhã (18), o Centro de Congressos de Lisboa acolhe a 2.ª edição do Fórum de Debate Portugal Economia Social, um certame que serve de montra para o setor, dando a conhecer os mais recentes desenvolvimentos nesta área. Empresas e entidades terão a oportunidade de mostrar os seus produtos e serviços e de apresentar os seus programas de apoio a organizações sociais. Durante o evento será possível ainda estabelecer parcerias e contactar com potenciais financiadores, entre outras possibilidades.
Este evento tem como principal objetivo promover, dinamizar e qualificar o sector da economia social como resposta para novos problemas sociais e adequação de serviços às necessidades, em prol do desenvolvimento económico e social do país.
Participantes
O Fórum de Debate Portugal Economia Social coloca em contacto um número alargado de protagonistas da sociedade civil e do sector público e privado, nomeadamente:
- Empreendedores e investidores;
- Business angels;
- Empresas;
- Fundações
- Mutualidades;
- Municípios;
- Cooperativas
- IPSS;
- Misericórdias;
- Universidades.
AMM em destaque
O certame conta com a forte presença da Associação Mutualista Montepio (AMM), um dos players nacionais da economia social. A missão principal da AMM é colocar em contacto empreendedores, investidores, business angels, empresas, fundações, mutualidades, municípios, cooperativas, IPSS, misericórdias e universidades.
Programa
A sessão de abertura foi partilhada pelo Presidente da Fundação AIP, Jorge Rocha de Matos, pelo Presidente da Associação Mutualista Montepio, Tomás Correia, e pelo Secretário de Estado do Emprego, Miguel Cabrita. “Não temos dúvidas quanto à relevância e potencial da Economia Social em Portugal na dinamização de uma sociedade mais solidária, mais justa e mais sustentável”, disse Tomás Correia.
O financiamento e investimento públicos e privados, o empreendedorismo e a inovação social e as boas práticas empresariais são os temas em destaque no primeiro dia do Fórum de Debate Portugal Economia Social.
No segundo dia do evento, os visitantes e os participantes poderão assistir à conferência “Turismo Acessível, Inclusivo e Adaptado”, uma iniciativa da Fundação AIP e da Accessible Portugal. Em debate vão estar temas como:
- Estratégia para o Turismo 2027 e a relevância dada ao Turismo para Todos;
- Linha de Apoio ao Turismo Acessível, Programa Valorizar, Características do financiamento e datas de candidatura;
- Recursos Turísticos Acessíveis – serviço, design, conceitos, terminologias;
- Formação Profissional em Turismo Acessível – Ensino Profissional.
Descubra aqui mais detalhes sobre o programa do Fórum de Debate Portugal Economia Social.
Inscrição
A entrada é livre mediante o preenchimento de um formulário digital, que está disponível no site do evento. Faça aqui a sua inscrição.
Números da Economia Social em Portugal
- 260 000 trabalhadores dedicados (2.º empregador em Portugal)
- 61 268 entidades envolvidas
- 14,3 milhões de euros de recursos
- 3,8% de contributo para o PIB nacional com trabalho voluntário
- 11,5% população que efetua trabalho voluntário
- 6% de emprego total remunerado
Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.
Este artigo foi útil?