Simulador Salário líquido 2024: quanto vou receber?
O salário líquido é a remuneração que um trabalhador por conta de outrem recebe, efetivamente, no final do mês, depois de serem feitos os descontos legalmente obrigatórios (retenção na fonte do IRS e contribuição para a Segurança Social). Não deve ser confundido com o salário ilíquido ou bruto (também conhecido como salário base), que corresponde à remuneração que a entidade paga ao trabalhador antes de quaisquer deduções. Pretende pedir uma revisão do seu salário ou está à procura de emprego? Saiba que, por norma, a negociação salarial é efetuada em termos brutos. Para ajudá-lo a saber exatamente qual o salário líquido correspondente, disponibilizamos um simulador, com base nas tabelas de retenção do IRS de 2024. Mais abaixo neste artigo explicamos a mecânica do cálculo do salário líquido.
Simulador de salário líquido
Como calcular o salário líquido?
O ponto de partida para calcular o salário líquido é o salário bruto de que falámos antes. Para conhecer esta informação basta consultar o seu recibo de vencimento. O passo seguinte é deduzir ao salário bruto a contribuição para a Segurança Social e a retenção na fonte do IRS (veja abaixo como se calculam).
Eis a fórmula de cálculo do salário líquido:
Salário líquido = Salário bruto – (Contribuição para a Segurança Social + Retenção na fonte do IRS)
Contribuição para a Segurança Social: é assim que se calcula
A contribuição para a Segurança Social determina-se multiplicando o salário bruto pela Taxa Social Única (TSU) aplicável aos trabalhadores por conta de outrem, que é de 11%. Esta contribuição obtém-se através da seguinte fórmula:
Contribuição para a Segurança Social = Salário bruto x TSU
Retenção na fonte do IRS: como calcular
As tabelas de retenção na fonte do IRS para 2024 seguem o novo modelo implementado no segundo semestre de 2023, que conjuga a aplicação de uma taxa marginal sobre o rendimento mensal com a dedução de uma parcela a abater e ainda, se for o caso, de uma parcela adicional a abater por dependente (de valor fixo), à semelhança do que acontece na liquidação anual do imposto. Saiba mais sobre o novo modelo de retenção na fonte do IRS, aqui.
A retenção na fonte do IRS, durante 2024, obtém-se através das seguintes fórmulas matemáticas:
Com filhos a cargo
Retenção na fonte do IRS = (Salário bruto x Taxa marginal máxima) – (Parcela a abater + Parcela adicional a abater por dependente x n.º de dependentes)
Sem filhos a cargo
Retenção na fonte do IRS = (Remuneração bruta x Taxa marginal máxima) – Parcela a abater
Exemplo
Vejamos o caso de um trabalhador com um salário bruto de 1 300 euros e subsídio de alimentação de 9,20 euros por dia pago em cartão de refeição (valor isento de IRS). Considere-se ainda que é casado, tem um filho e o cônjuge também aufere rendimentos. O salário líquido deste trabalhador calcula-se seguindo estes passos:
1. Calcular a contribuição para a Segurança Social
Para tal, multiplica-se o salário bruto pela TSU (11%):
Contribuição para a Segurança Social = Salário bruto x TSU = 1 300 euros x 11% = 143 euros
2. Apurar a retenção na fonte do IRS
A primeira coisa a fazer é identificar a tabela que se aplica à situação deste trabalhador. Neste caso, é a tabela I (Trabalho dependente: Não casado sem dependentes ou casado dois titulares). Depois, percorre-se a tabela pela coluna da esquerda, até encontrar o escalão correspondente ao salário bruto (1 300 euros), que é de “Até 1 765 euros”. Em seguida, na linha do escalão, desliza-se para a direita e identifica-se a taxa marginal máxima (26%), a parcela a abater (186,66 euros) e a parcela adicional a abater por dependente (21,43 euros). Finalmente, aplica-se a fórmula de cálculo da retenção na fonte do IRS:
Retenção na fonte do IRS = (Salário bruto x Taxa marginal máxima) – (Parcela a abater + Parcela adicional a abater x n.º dependentes) = (1 300 euros x 26%) – 186,66 euros – (21,43 euros x 2) = 129 euros
3. Determinar o salário líquido
Basta aplicar a fórmula de cálculo do salário líquido:
Salário líquido = Salário bruto – (Contribuição para a Segurança Social + Retenção na fonte do IRS) = 1 300 euros – (143 euros + 129 euros) = 1 028 euros
Este trabalhador receberá mais 27,93 euros de salário líquido este ano, face 2023.
Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.
Este artigo foi útil?