Frota Solidária: a viatura adaptada que ajuda a “dama de companhia”

Para os 14 utentes da AIA, associação para a Inclusão e Apoio ao Autista, de Braga, a viatura oferecida pela Fundação Montepio vai possibilitar mais momentos de partilha e diversão.
Artigo atualizado a 22-07-2022

Fundada em 2005, a Associação para a Inclusão e Apoio ao Autista, situada em Braga, é conhecida simbolicamente por AIA. “O acrónimo tem o significado de ‘dama de companhia’. Pretende-se que esta associação seja a ‘dama de companhia’ das pessoas com perturbações de desenvolvimento e autismo (PDA), sendo uma facilitadora entre famílias, técnicos e sociedade”, pode ler-se no site da associação.

Em maio de 2022, esta “dama de companhia” recebeu a melhor notícia para continuar a sua missão de apoiar as pessoas com perturbações de desenvolvimento e autismo. Assim, a AIA foi uma de dez IPSS portuguesas que receberam outras tantas viaturas adaptadas, no âmbito do projeto Frota Solidária, da Fundação Montepio.

“A viatura adaptada veio facilitar e simplificar o manuseamento e transporte de pessoas que utilizam cadeira de rodas nas deslocações diárias, que dantes era feito de forma braçal e incómoda, quer para a pessoa, quer para quem a transportava”, explicou ao Ei Eduardo Ribeiro, presidente da direção da AIA.

Com 14 utentes a frequentar a associação, o objetivo da AIA é responder à necessidade das pessoas com  perturbações de desenvolvimento e autismo, assim como às suas famílias. O objetivo é que os utentes sejam autónomos e o mais independentes possíveis. E felizes. A associação presta cuidados de saúde (medicação), higiene e conforto e alimentação, mas também há espaço para as atividades de ocupação dos tempos livres e de inclusão.

“Esta viatura veio proporcionar, a um número maior de utentes, o usufruto de atividades. Com a sua utilização, duplicamos a capacidade de levar utentes às diversas atividades diárias no mesmo período de tempo”, explica Eduardo Ribeiro.

Uma nova sensação de liberdade

Se a mobilidade é uma parte importante da vida dos cidadãos, este lugar-comum eleva-se ao expoente máximo para as pessoas com dificuldades de locomoção. Além da recolha e entregas dos utentes, um dos objetivos da AIA é promover a inclusão através da participação, junto da população local, nas atividades públicas promovidas quer pela Câmara Municipal de Braga, quer pelas diversas instituições do concelho.

“Podem ser atividades pontuais, como uma ida à piscina, às sessões de hipoterapia, à dança adaptada, à praia ou ao café”, explica Eduardo Ribeiro. Mas há outras atividades para as quais a presença da nova viatura adaptada é essencial: na preparação para as caminhadas, na visita aos museus e parques, na realização de compras para a cozinha pedagógica da associação, na participação nas atividades da Quinta Pedagógica de Braga, nos torneios de jogos de tabuleiro ou até na Braga Romana – evento que decorre, todos os anos no final de maio, na cidade bracarense.

Para todos estes eventos, a viatura adaptada oferecida pela Fundação Montepio é, desde maio, peça-chave. “É louvável existirem projetos como o da Frota Solidária. A viatura é essencial, por exemplo, para as atividades promovidas com a Câmara Municipal, sendo um elo importante para a participação nas atividades lúdico-pedagógicas e de bem-estar”, remata o presidente da AIA.

Um projeto cada vez mais relevante

A cada ano que passa, o projeto Frota Solidária ganha nova relevância, à medida que mais IPSS recebem carrinhas adaptadas e centenas de utentes que frequentam estas associações usufruem de momentos de convívio, bem-estar ou, simplesmente, beneficiam de cuidados de saúde com maior rapidez.

“As instituições, IPSS, têm características peculiares de funcionamento que necessitam do complemento de programas desta natureza de forma a apoiar a sua atividade”, explica Eduardo Ribeiro “Programas deste género, têm um enorme impacto na atividade das nossas Instituições. Neste caso, uma simples viatura adaptada deve ser vista como um meio facilitador e promotor de acessibilidade e inclusão, potenciador de uma maior e melhor prestação de serviços aos utentes”, conclui o responsável.

A 14.ª edição da Frota Solidária, projeto da Fundação Montepio de promoção à mobilidade, inclusão e combate ao isolamento e à desertificação, atribuiu 10 viaturas adaptadas a outras tantas IPSS portuguesas. Cinco dessas viaturas foram entregues a 24 de maio, sendo a AIA uma das IPSS selecionadas.

Desde 2008, a Frota Solidária já entregou 248 viaturas a outras tantas IPSS portuguesas, num total de 4,3 milhões de euros investidos. Em 2021, candidataram-se ao projeto 181 instituições, tendo sido aplicados 335 mil euros na aquisição de novas viaturas.

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Torne-se Associado

Saiba mais