Frota Solidária: em Estremoz, já não há utentes isolados

Com 450 utentes a seu cargo, a Cerciestremoz vê na viatura adaptada oferecida pelo projeto Frota Solidária uma porta para prestar mais cuidados de saúde e de lazer à população de quem cuida.
Artigo atualizado a 22-07-2022

A expressão “contas de merceeiro” já foi mais popular. Hoje, os merceeiros têm computadores e softwares que fazem as contas por si, mas é do interesse da sociedade, e até louvável, que ainda existam gestores e líderes de instituições e organizações que prescindem das máquinas para fazerem contas simples.

Para a Cerciestremoz – Cooperativa para a Educação e Reabilitação de Crianças Inadaptadas, as contas são assim: simples. Com a viatura adaptada oferecida pela Fundação Montepio, no âmbito do projeto Frota Solidária, criar-se-á um ciclo virtuoso que contribuirá para a sustentabilidade da própria IPSS.

“A viatura concedida pelo Projeto Frota Solidária à Cerciestremoz permitirá substituir uma carrinha de nove lugares adquirida em 2007 e canalizar a verba que seria despendida em consecutivas reparações mecânicas para a implementação de novos projetos que visem promover a inclusão dos utentes na comunidade envolvente e sociedade em geral”, explica ao Ei a diretora técnica e assistente social principal da instituição, Célia Alpalhão.

A nova viatura adaptada permitirá à Cerciestremoz o transporte de utentes no percurso entre a casa e a instituição, sendo que muitos deles residem em freguesias isoladas e sem acesso a uma rede de transportes públicos.  Permitirá, também, o transporte de utentes para atividades desportivas, de lazer e socialmente úteis; utentes nas suas rotinas diárias (cuidados de saúde, compras ou passeios). Por fim, a viatura será fundamental no transporte de utentes com mobilidade reduzida e que se encontrem, por exemplo, numa cadeira de rodas.

Uma IPSS que é um mundo

São 450 o número de pessoas com deficiência e incapacidades que a Cerciestremoz apoia diariamente. “Os cuidados prestados variam de acordo com os objetivos, critérios e necessidades do público-alvo atendido pelas várias respostas sociais que compõem a instituição”, explica Célia Alpalhão.

A Cerciestremoz acompanha uma população vulnerável e residente em sete concelhos integrados numa zona geográfica caracterizada pela baixa densidade populacional, onde não existe uma rede de transportes públicos adaptada às suas necessidades. “É imprescindível possuirmos uma frota de transportes própria destinada ao acompanhamento do público-alvo atentido”, refere a diretora técnica da IPSS de Estremoz.

No geral, existem seis cuidados principais prestados pela Cerciestremoz aos seus utentes. São eles:

  • Transporte;
  • Alimentação e higiene pessoal;
  • Apoio terapêutico;
  • Promoção do bem-estar físico, emocional, psíquico e social;
  • Acompanhamento dos utentes durante a integração em instituições e empresas para realização de atividades socialmente úteis;
  • Apoio na capacitação dos cuidadores informais.

De acordo com Célia Alpalhão, a viatura adaptada oferecida pelo projeto Frota Solidária permite à Cerciestremoz colmatar a alteração de rotinas provocada pela pandemia da COVID-19 e coadjuvar a interação com as restantes instituições sediadas na comunidade.

“O projeto Frota Solidária sempre foi uma mais-valia na atividade corrente da Cerciestremoz e de outras instituições similares. A faixa de população atendida pela maioria das IPSS [é de] vulnerabilidade social e, pelos seus handicaps pessoais e de contexto, necessita de intervenção psicossocial e de proximidade”, continua a responsável.

A caminho das 250 viaturas adaptadas oferecidas

No próximo ano, o projeto Frota Solidária alcançará o número impressionante de 250 viaturas adaptadas oferecidas a IPSS portuguesas. Desde 2008, a Frota Solidária já entregou 248 viaturas a outras tantas IPSS portuguesas, num total de 4,3 milhões de euros investidos. Em 2021, candidataram-se ao projeto 181 instituições, tendo sido aplicados 335 mil euros na aquisição de novas viaturas.

A 14.ª edição da Frota Solidária, projeto da Fundação Montepio de promoção à mobilidade, inclusão e combate ao isolamento e à desertificação, atribuiu 10 viaturas adaptadas a outras tantas IPSS portuguesas. Cinco dessas viaturas foram entregues a 24 de maio, sendo a Cerciestremoz uma das IPSS selecionadas.

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Torne-se Associado

Saiba mais