7 instituições para doar brinquedos novos ou usados

Doar brinquedos que já não têm utilidade é um gesto que está ao alcance de todos.
Artigo atualizado a 04-07-2022

À medida que os seus filhos crescem, a sua casa fica repleta de brinquedos. Ao doar brinquedos em bom estado a Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) e outras organizações da economia social está não só a ganhar espaço em casa como a ajudar crianças desfavorecidas. Conheça 7 instituições que aceitam brinquedos.

1. Ajuda de Mãe

Fundada em 1991, esta IPSS tem como objetivo o apoio à grávida, recebendo, temporariamente, mães e futuras mães. A Ajuda de Mãe aceita peluches lavados, jogos completos ou separados, bonecas limpas e completas, brinquedos sem as pilhas gastas, puzzles de madeira ou construções com as respetivas instruções. Todos estes brinquedos devem ser entregues em sacos ou películas transparentes. Os brinquedos são distribuídos pelas mães e colocados nos respetivos enxovais.

2. CRID – IPL

O Centro de Recursos para a Inclusão Digital (CRID) do Instituto Politécnico de Leiria (IPL) organiza, desde 2008, a campanha “Mil Brinquedos Mil Sorrisos”. Mas atenção. A campanha recolhe apenas brinquedos com um sistema eletrónico simples. Estes objetos serão depois transformados, pelos estudantes e professores voluntários da Escola Superior de Tecnologia e Gestão daquela instituição, e enviados para crianças com necessidades especiais.

3. Banco de bens doados

Trata-se de uma IPSS integrada na organização Entrajuda que distribui bens doados por empresas e particulares a instituições que apoiam famílias carenciadas. O Banco de Bens Doados recebe todos os produtos não alimentares com utilidade social, novos ou em bom estado, para os entregar a instituições de solidariedade que acompanha na sua atividade e, através destas, a pessoas com necessidades comprovadas. Ao entrar no site procure, no canto inferior direito, o botão “Doar Bens”. Preencha o formulário e inclua o tipo de produtos que pretende doar – neste caso, brinquedos. Depois de obter uma resposta, deverá levar os brinquedos a um dos armazéns da IPSS.

4. Acreditar Funchal

Desde 1949 que a Acreditar ajuda crianças, jovens, pais e amigos a enfrentarem o cancro infantil. A IPSS acompanha todos os momentos da doença, nas suas instalações, nos hospitais ou ao domicílio, nos planos emocional, logístico ou social. A delegação da Acreditar no Funchal recebe brinquedos novos para crianças e adolescentes dos seis aos 18 anos. Os brinquedos deverão ser doados, de preferência, por residentes na Ilha da Madeira, devido aos custos de transporte.

5. Cruz Vermelha Portuguesa

A Cruz Vermelha Portuguesa desenvolve muitas ações junto de crianças e jovens carenciados, pelo que os donativos de brinquedos novos são bem-vindos. A instituição sugere, porém, que entregue os brinquedos na delegação mais próxima da sua casa. Pode encontrá-la no site da instituição.

6. APAV

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) recebe brinquedos, desde que estejam em boas condições. Pode consultar, neste link, as moradas dos Gabinetes de Apoio à Vítima.

7. IPO Porto

O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto permite a doação de brinquedos. No entanto, as crianças internadas no IPO Porto, devido à sua condição e doença oncológica, apresentam um sistema imunitário diminuído, o que as torna um alvo perfeito para o desenvolvimento de outras doenças. Assim, todos os brinquedos doados terão de ser obrigatoriamente novos.

Outras instituições a quem pode doar brinquedos

No seu bairro, vila ou cidade existem IPSS ou juntas de freguesia que aceitam brinquedos ou livros em bom estado, distribuindo-os depois pela comunidade local e pelas creches da região. Por outro lado, várias empresas, sobretudo na altura do Natal ou fim de ano, organizam recolhas de brinquedos solidárias, que depois entregam a organizações da economia social. Fique atento a essas campanhas.

Benefícios fiscais

Se a sua empresa pretender doar brinquedos, lembre-se que pode usufruir de benefícios fiscais perante a doação de géneros. Os donativos em espécie atribuídos a várias instituições, incluindo as IPSS, são considerados custos ou perdas do exercício para efeitos da determinação do lucro tributável, até ao limite de 8/1000 do volume de vendas ou dos serviços prestados, contando por 130% do respetivo montante (Estatuto dos Benefícios Fiscais, alínea a) do nº3 do art.º 62).

Ler mais

Mais sobre

Doações

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Junte-se a nós
hoje mesmo.

Torne-se Associado

Ser Associado é somar benefícios e são mais de 600 mil os portugueses que usufruem intensamente das soluções e benefícios da maior Associação do país.

Está prestes
a tornar-se Associado.

Como deseja efetuar o Processo de Admissão?

Mude de vida sem mudar de banco

Nunca foi tão fácil juntar-se a nós. Independentemente de ser cliente de outro banco, só tem de subscrever uma das nossas modalidades de poupança e proteção e tem acesso às inúmeras vantagens e benefícios da maior Associação do país.

Torne-se Associado

Perguntas frequentes

  1. Posso ser cliente de qualquer banco?

  2. Os associados Montepio podem ser clientes de uma instituição bancária à sua escolha, desde que sedeada em território nacional, e utilizarem a sua conta à ordem para as operações regulares de modalidades de poupança e proteção, pagamento de quotas, reembolsos…

  3. Se mudar de banco, o que tenho de fazer?

  4. Basta contactar-nos e solicitar a atualização do seu IBAN.

    Pode fazê-lo enviando um e-mail para linha.associados@montepio.pt e apresentando comprovativo de titularidade do novo IBAN, através da Linha de Apoio ao Associado, Tel. 213 248 112

    (atendimento personalizado, dias úteis das 09h00 às 21h00) ou junto do seu Gestor Mutualista.

  5. A admissão como Associado pressupõe a existência de uma conta no Banco Montepio?

  6. Não, a admissão como Associado pode ser suportada numa conta à ordem de qualquer banco.

  7. Tenho vantagens por ser cliente do Banco Montepio?

  8. Sim, beneficia do valor de “Despesa de Manutenção” mais baixo aplicado pelas instituições bancárias nacionais, do desconto de 10% sobre o valor das comissões de administração de propriedades, redução do spread base em operações de crédito, além de campanhas pontuais com benefícios exclusivos.

  9. Já sou cliente Montepio. Que benefícios tenho ao tornar-me Associado?

  10. Os clientes Montepio que sejam também associados têm as seguintes vantagens nos serviços do Banco Montepio:

    > Redução da comissão nas soluções Montepio para particulares:

      • Desde que a condição de Associado seja conjugada com outras condições de envolvimento do cliente com o Banco Montepio (por Associado entende-se Associado efetivo, com quotas em dia e com pelo menos um plano mutualista ativo)

    > Desconto de 10% sobre o valor das comissões de administração de propriedades;

    > Redução do spread base em operações de crédito;

    > Benefícios relativos ao preçário aplicado à comissão de manutenção da conta à ordem (redução de 50% do valor da comissão em vigor).

  11. Quais as vantagens e benefícios de ser Associado?

  12. Além das vantagens inerentes às modalidades subscritas, os associados Montepio usufruem de outros benefícios que proporcionam a melhoria da sua qualidade de vida.

    > Plano de saúde gratuito e de utilização imediata, sem limite de idade, de utilização, período de carência ou exclusão por doenças pré-existentes;

    > Descontos na aquisição de bens e serviços junto de uma rede de parceiros nacionais e locais que reúne mais de 1 400 entidades;

    > Acesso a empréstimos com garantia das subscrições nas modalidades mutualistas;

    > Concessão de benefício em caso de morte ou invalidez por acidente (solidariedade associativa);

    > Condições especiais em serviços prestados por empresas do Grupo Montepio (Banco Montepio, Lusitania – Companhia de Seguros, Residências Montepio e Montepio U Live – residências para estudantes);

    > Oferta cultural e de lazer, disponível, entre outros, a partir dos espaços Atmosfera m, do Clube Pelicas e das publicações periódicas do Montepio Associação Mutualista.

    Os associados podem ainda usufruir da participação nas iniciativas de dinamização associativa que permitem o convívio e a partilha de experiências entre a comunidade associativa.

  13. Como posso tornar-me Associado?

  14. Para ser Associado efetivo da Associação Mutualista Montepio necessita:

    > Preencher a ficha de admissão. Pode fazê-lo online ou, de modo presencial, num espaço mutualista, através de um Gestor Mutualista ou aos balcões do Banco Montepio.

    > Subscrever pelo menos uma modalidade de Poupança ou Proteção (conheça aqui as nossas soluções de poupança e proteção)

    > Assegurar o pagamento da Joia de Admissão, no valor de 9 euros, e a primeira quota associativa, no valor de 2 euros. A partir da admissão, a quota associativa será cobrada mensalmente por débito de conta bancária.

  15. Quanto custa ser Associado?

  16. Os novos associados devem pagar uma Joia de Admissão única, no valor de 9 euros, e uma quota associativa mensal, no valor de 2 euros.

Ser Associado é somar benefícios

Mais de 600 mil associados já usufruem intensamente das soluções e benefícios da maior Associação do país. Junte-se a nós e comece hoje mesmo a mudar o seu futuro por apenas 2€/mês (valor da Quota Associativa).

Torne-se Associado

+600 000

Formas de ver a vida e viver a Associação. Uma por cada Associado Montepio.

Estamos presentes em todas as dimensões da sua vida

  • Um plano de saúde gratuito e uma oferta alargada de soluções e serviços na área  da saúde

  • Descontos junto de mais de 1 300 parceiros

  • Poupança e proteção sem comissões de gestão

  • Bilhetes exclusivos para concertos e espetáculos

  • Um clube infantil para os associados até aos 10 anos

  • Saúde privada a preços exclusivos

    Gratuito, sem período de carência ou exclusão por doenças pré-existentes, o Cartão Montepio Saúde pode ser utilizado numa rede de 6 500 parceiros, entre os quais a CUF, a União das Misericórdias Portuguesas, o Grupo Germano de Sousa ou o Grupo HPA. Descontos médios superiores a 30% face às tabelas privadas. Solução operacionalizada pela AdvanceCare.

  • Soluções que garantem futuro desde 1840

    As nossas soluções de poupança e proteção adaptam-se a qualquer ciclo de vida das famílias: a primeira poupança, a proteção contra a incerteza do amanhã, o pé-de-meia que concretiza sonhos ou a preparação do dolce fare niente para viver a reforma.

  • Descontos em parceiros que valorizam
    a sua vida

    O Cartão de Associado dá acesso a mais de 1 300 parceiros Montepio, em diversas áreas: turismo, cultura, desporto e bem-estar, educação e formação, saúde ou consumo. Saiba quanto poupa em MyMontepio, a sua área pessoal digital.

  • Ofertas exclusivas para espetáculos
    e tempos livres

    Desfrute de momentos memoráveis em família. Experiências Montepio, concertos, peças de teatro, visitas a museus, exposições ou passeios pela cidade e serra são apenas algumas das atividades nas quais pode inscrever-se e participar, todas as semanas.

  • Condições vantajosas no Grupo Montepio

    Beneficie das sinergias criadas pelas empresas do Grupo Montepio e usufrua de preços vantajosos nos produtos e serviços do Banco Montepio, Lusitania Seguros, residências Montepio para seniores ou estudantes, entre outras.