8 sites úteis de voluntariado internacional

Tem interesse em fazer voluntariado internacional? Conheça 8 sites que procuram voluntários para missões além-fronteiras.
Artigo atualizado a 17-05-2022

Existem múltiplas plataformas, na Internet, que apresentam oportunidades de voluntariado internacional. As áreas de atuação são diversas, de modo a satisfazerem a procura de todos os aspirantes a “voluntários do mundo”.

Oportunidades de voluntariado internacional

1. Voluntariado nas Nações Unidas

“Os Voluntários Internacionais das Nações Unidas (ONU) promovem a paz e o desenvolvimento em comunidades ao redor do globo, mantendo os ideais e aspirações das ONU”, lê-se no site da Organização das Nações Unidas.

Todos os anos existem cerca de 2 000 novas oportunidades de voluntariado internacional. Para se candidatar é necessário, em primeiro lugar, fazer o registo na Global Talent Pool. Os voluntários internacionais da ONU são provenientes de 160 países. É necessário ter, pelo menos, 25 anos (não há idade máxima), formação superior, dois anos de experiência profissional e bons conhecimentos de inglês, espanhol ou francês.

2. Voluntariado Internacional da AMI

“Na AMI, os voluntários são uma peça essencial e desempenham um papel fundamental na concretização dos projetos da instituição, atuando em duas áreas: nacional e internacional”, indica a Organização Não Governamental (ONG) portuguesa.

Nas suas missões internacionais, a AMI recorre a profissionais de diversas áreas: médicos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais, engenheiros, etc. Estes profissionais “aceitam pôr os seus conhecimentos e as suas competências ao serviço das populações vítimas de guerra, catástrofes naturais, subdesenvolvimento e crises de vária ordem”.

As ações de voluntariado podem decorrer ao longo de semanas, meses, ou mesmo anos.

Sabia que…

A principal missão da AMI é atuar ao nível médico contra o subdesenvolvimento, a fome e as sequelas de guerra, em qualquer parte do mundo?

3. AIESEC – Global Volunteer

O Global Volunteer é uma iniciativa da AIESEC que tem o “objetivo de ativar o potencial de liderança dos jovens ao envolvê-los e mobilizá-los através de projetos multiculturais que visam contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”.

Destina-se a jovens entre os 18 e os 30 anos e pode durar entre um seis semanas e 18 meses . É necessário efetuar um registo no Portal de Oportunidades e preencher o perfil. Depois, basta realizar a candidatura às oportunidades desejadas.

Sabia que…

A AIESEC é “uma plataforma internacional para os jovens explorarem e desenvolverem o seu potencial de liderança”. O objetivo é formar líderes responsáveis e empreendedores.

4. Volunteer Abroad

É uma plataforma com oportunidades de voluntariado em viagem, para quem está disponível para suportar os custos da deslocação e do alojamento.

Existem projetos em África, Ásia, Europa e América. Os destinos mais populares incluem a Irlanda, a África do Sul, a Austrália, a Nova Zelândia e a Índia. As áreas de atuação mais populares são: saúde (medicina e enfermagem), ensino, conservação da natureza e trabalho em orfanatos. É possível fazer uma pesquisa por área de atuação e região pretendida aqui.

5. Serviço Voluntário Europeu

Podem candidatar-se os jovens entre os 17 e os 30 anos. Existem programas de voluntariado internacional em áreas muito diversificadas: ambiente, atividades com crianças ou pessoas de idade, apoio a organizações não-governamentais, cultura, trabalho com refugiados e migrantes. Pode pesquisar projetos de voluntariado por país e área de atuação.

“Fazer voluntariado noutro país é uma ótima forma de ter contacto com culturas diferentes e fazer novos amigos, ao mesmo tempo que se ajudam outras pessoas e se aprendem novas competências que podem ser úteis mais tarde na vida”, indica a Comissão Europeia no seu site.

6. Global Volunteers

“O serviço voluntário internacional pode ser a experiência de uma vida”, afirma a organização sem fins lucrativos. A Global Volunteers disponibiliza programas de voluntariado individuais, para famílias, para estudantes e profissionais.

site da Global Volunteers disponibiliza um mapa onde pode encontrar oportunidades de voluntariado em todo o mundo: China, Costa Rica, Cuba, Equador, Grécia, Índia, Itália, México, Peru, Polónia, Roménia, Tanzânia, Estados Unidos e Vietname. Desde 1984 a Global Volunteers contribui para o desenvolvimento humano e económico de dezenas de países, tem desenvolvido trabalhos de curto prazo em projetos de longo prazo e firmado parcerias sustentadas com comunidades locais.

7. Ecovolunteer.org

O Ecovolunteer.org é uma plataforma que disponibiliza oportunidades de voluntariado internacional que visam a preservação da natureza. Existem projetos de voluntariado na Ásia, Europa, Estados Unidos e África. Também estão disponíveis oportunidades de ecoturismo em parques de caça, centros de proteção animal e projetos de pesquisa.

8. Programa Internacional de Voluntariado WWF

A World Wide Fund For Nature (WWF) nasceu em 1961 e é uma das mais conhecidas ONG ambientalistas do mundo. Destina-se a jovens voluntários com forte consciência ambiental e que queiram “ajudar a salvar o planeta”.

Disponibiliza projetos na Ásia, África, América Latina, Pacífico Sul e, mais especificamente, no Butão, Índia, Madagáscar, Paraguai e Senegal. Os projetos visam contribuir para a conservação da diversidade biológica mundial, garantir a sustentabilidade dos recursos naturais renováveis e promover a redução da poluição e do desperdício à escala mundial.

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Mais sobre

Voluntariado

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Torne-se Associado

Saiba mais