Prémio Voluntariado Jovem Montepio 2021: candidaturas de 12 de outubro a 19 de novembro

Aproxima-se mais uma edição do Prémio Voluntariado Jovem Montepio. Saiba como candidatar-se.
Artigo atualizado a 07-02-2022

O Prémio Voluntariado Jovem Montepio é uma iniciativa da Associação Mutualista Montepio e da Fundação Montepio, que visa divulgar o voluntariado jovem e as suas atividades, bem como estimular a apresentação de projetos inovadores ou apoiar a continuidade de projetos já em curso.

A 11.ª edição já tem data marcada: irá decorrer entre os dias 12 de outubro a 19 de novembro de 2021. Os resultados serão anunciados na segunda semana de dezembro deste ano.

Candidatura

As candidaturas para a edição de 2021 do Prémio Voluntariado Jovem Montepio devem ser enviadas para o email voluntariado@montepio.pt, mediante o preenchimento do respetivo formulário.

Podem candidatar-se a este prémio todas as organizações que se enquadrem numa das seguintes condições:

  • Escolas oficiais ou privadas dos ensinos: básico, secundário e superior;
  • Associações juvenis;
  • Associações de estudantes;
  • Organizações da economia social, sediadas em Portugal, que desenvolvam projetos com jovens.

Cabe às organizações candidatas selecionar os jovens participantes de acordo com as suas competências e motivações de participação e designar um monitor. As equipas devem ser preferencialmente mistas e compostas por um máximo de três jovens, com idades entre os 14 e os 21 anos.

A seleção das candidaturas será feita a partir de um processo de avaliação interna promovido pela Associação Mutualista Montepio e pela Fundação Montepio.

Finalistas

No final, serão escolhidas três organizações finalistas. A eleição será efetuada por um júri constituído por oito elementos: dois representantes da Associação Montepio, um dos quais será o presidente; um representante da Fundação Aga Khan; um representante da Direção da Confederação Portuguesa de Voluntariado; um representante da Direção do GRACE; um representante da Carta Portuguesa para a Diversidade; e um representante da Direção do Centro Português das Fundações.

Prémios

A organização vencedora da 11.º edição do Prémio Voluntariado Jovem Montepio receberá 1 000 euros pela participação e outros 1 000 euros para a concretização do projeto. Os jovens participantes receberão, cada um, 250 euros.

As outras duas organizações finalistas receberão, cada uma, 500 euros pela participação e ainda 350 euros para implementar o projeto. Os jovens participantes receberão, cada um, 100 euros.

Para saber mais sobre o Prémio Voluntariado Jovem Montepio consulte o regulamento.

Quem venceu a edição passada?

Na sua 11.ª edição, o Prémio Voluntariado Jovem Montepio segue o modelo iniciado no final de 2020, em virtude da pandemia. Na edição de 2020, o projeto “O Meu Bairro Decide”, desenvolvido pela Associação Akredita em Ti, da Quarteira, foi o vencedor.

O Centro Social do Soutelo, com o projeto “Pegadas do Passado” e a Marca – Associação Desenvolvimento Local, com o projeto “Voluntariado à Janela”, foram finalistas ex-aequo.

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Torne-se Associado

Saiba mais