Projeto para jardim sustentável vence Prémio Voluntariado Jovem Montepio 2021

A Associação Cultural Novas Ideias, de Setúbal, venceu a 11º Edição do Prémio Voluntariado Jovem Montepio. Conheça o projeto.
Artigo atualizado a 04-02-2022

O projeto “As Traseiras”, desenvolvido pela Associação Cultural Novas Ideias, de Setúbal, venceu a 11ª edição do Prémio Voluntariado Jovem Montepio. O projeto vai implementar um dos primeiros jardins sustentáveis do país inseridos num bairro social, recuperando o espaço verde degradado nas traseiras do Centro Socialcultural Elmano Sadino, no bairro 2 de abril, em Setúbal.

Ponto de convívio entre a comunidade sénior e a população mais jovem do bairro, os grupos-alvo para a criação, manutenção e preservação do trabalho realizado, o projeto assegura, assim, uma dupla relevância: ambiental e social.

Segundo os responsáveis da associação setubalense, esta intervenção na área social e ambiental dará uma nova luz ao trabalho realizado para combater as alterações climáticas, sendo precursora e servindo de exemplo para o aparecimento de novos projetos que surjam noutros bairros sociais.

Além de recuperar um jardim degradado, o projeto vai torná-lo 100% sustentável. Para isso, existirão três pontos de recolha de água no local, que evitarão gastos desnecessários, sendo também implementados painéis fotovoltaicos que produzirão energia solar.

Outros projetos premiados

Na 11º edição do Prémio Voluntariado Jovem Montepio foram ainda finalistas, ex-aequo, a Cruz Vermelha Portuguesa, com o projeto SAFE (Sexualdade, Afetos, Família e Emoções) e a Direção Regional de Educação (STFP), com o PULAS (Projeto um Lugar ao Sol).

A avaliação dos trabalhos decorreu entre os dias 9 de dezembro de 2021 e 10 de janeiro de 2020, tendo as propostas sido submetidas, para avaliação, ao júri convidado pela Associação Mutualista Montepio (AMM) e a Fundação Montepio, promotoras e gestoras do prémio. Assim, o júri foi formado por representantes da AMM, do Centro Português de Fundações, da Confederação Portuguesa de Voluntariado, Associação Portuguesa para a Diversidade e Inclusão e GRACE.

Prémios para os vencedores

A Associação Cultural Novas Ideias irá receber 1 000 euros pela participação e outros 1 000 euros para concretizar o projeto “As Traseiras”. Os jovens participantes, por outro lado, receberão, cada um, 250 euros.

A Cruz Vermelha Portuguesa e a Direção Regional de Educação (STFP) receberão, cada uma, 500 euros pela participação e ainda 350 euros para implementar o projeto. Os jovens que participaram no desenvolvimento das ideias receberão, cada um, 100 euros.

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Torne-se Associado

Saiba mais