Os meus
piores erros
financeiros

Histórias reais que viraram pesadelo. Saiba como não cair nos mesmos erros de gestão do dinheiro.

Ler artigo

Como obter um rendimento extra? Conheça algumas opções

Fazer render o ordenado até ao final do mês é, para muitas famílias, uma missão quase impossível, sobretudo num momento de elevada inflação. A solução passa por obter um rendimento extra. Saiba como.
Artigo atualizado a 11-09-2024

Participar em estudos de mercado, ser cliente mistério ou testar produtos em casa. Na era do marketing e da Internet, existem muitas formas de obter um rendimento suplementar sem precisar de muito tempo ou esforço. Explicamos como obter um rendimento extra, mantendo o seu emprego.

8 ideias para obter um rendimento extra

1. Participação em inquéritos

Participar em inquéritos pode ser uma boa estratégia para ganhar um rendimento extra. Tem, à partida, uma vantagem óbvia: não precisa de despender muito tempo, já que a maioria das empresas de estudos de mercado envia os questionários por e-mail. O objetivo das marcas é conhecer os comportamentos e as preferências dos consumidores.

No site Opiniões de Valor, por exemplo, cada inquérito preenchido vale entre um e dois euros. Quando o seu saldo atinge os 10 euros, pode pedir a emissão de um cheque oferta em produtos de um dos parceiros do site. Já no Netsonda recebe entre um a três euros por inquérito e o dinheiro é creditado na conta a partir do momento em que atinge os 25 euros. Existe ainda o Sua Opinião Conta, um dos sites mais antigos de estudos de opinião e que pertence à Marktest, no qual o pagamento é feito em vales da Fnac e lojas dos centros comerciais do grupo Sonae.

2. Testar produtos em casa

Testar produtos em casa é uma forma de ter acesso a marcas sem ter de pagar por elas. Quando aceita testar um produto, a empresa envia-lho por correio e não terá de pagar pela sua utilização. Alguns sites, como o Click Research, ainda lhe pagam adicionalmente em algumas das campanhas.

Noutros, como o Youzz Portugal, passar a palavra a conhecidos ou familiares sobre o produto que testou pode valer dinheiro.

3. Focus groups

São reuniões em grupo, geralmente conduzidas por psicólogos, nas quais se discute um determinado produto ou marca. O objetivo das empresas passa por recolher a reação e a perceção dos consumidores, discutindo-se aspetos que podem ser melhorados. Cada reunião presencial pode valer 35 euros – ou até mais. Em alguns casos, pode ainda levar o produto em discussão para casa.

Existem várias empresas que promovem focus groups e onde se poderá candidatar para integrar as reuniões. A Spirituc – Investigação Aplicada, por exemplo, é especializada em estudos de mercado na área de saúde.

4. Cliente mistério

Há cada vez mais empresas a contratar clientes mistério. Solicitam apenas que estes se dirijam a uma empresa e se comportem como um cliente normal, fazendo pedidos ou colocando questões já combinadas. No final, e depois de o atendimento estar concluído, o cliente mistério tem de registar a sua opinião.

Além de o produto/serviço lhe ser pago, poderá ganhar entre 4 e 25 euros, dependendo da empresa.  A Gapbuster é uma das empresas que costuma recrutar clientes mistério.

5. Figuração e concursos

Para entrar no mundo da figuração, o mais seguro é inscrever-se numa agência de publicidade, que se encarregará de lhe conseguir castings adequados ao seu perfil. Nos trabalhos mais pequenos não precisa de falar ou de decorar textos – só tem de aparecer –, por isso não é necessário ter um talento especial para a representação. Por outro lado, estar na plateia de programas de televisão também vale dinheiro, ainda que precise de ter algum tempo disponível.

E está interessado em saber como ganhar um rendimento extra em figuração? Contacte agências como a Crowd.

6. Venda direta de produtos

Tornar-se agente de venda direta é uma solução confortável. Pode gerir o seu tempo e trabalhar por objetivos. Além de ganhar dinheiro de comissões, tem acesso aos produtos que vende em condições mais vantajosas. Existem várias empresas de cosméticos, roupa e produtos para o lar que trabalham com vendedores independentes e que, por norma, garantem boas remunerações quando as vendas são acima da média. Este é um excelente exemplo de como ganhar dinheiro extra dependendo só de si.

7. Tire partido dos seus talentos

Nos últimos anos instituiu-se o conceito de troca de know how e nunca existiram tantos blogues e sites direcionados para a prestação pontual de serviços. O conceito é simples: aproveitar os conhecimentos e talentos pessoais, colocando-os à disposição de outros e lucrando com isso. Na realidade, e independentemente da área de formação ou trabalho, as ferramentas que todos possuímos podem ser de enorme utilidade para quem nos rodeia.

Tem as manhãs livres? Por que não disponibilizar-se para dar explicações ou passear animais, por exemplo? São exemplos de como ganhar dinheiro extra, através da rentabilização dos seus talentos. Poderá procurar oportunidades em plataformas como o Zaask ou recorrer a sites de classificados para publicitar o que pode fazer pelos outros.

8. Desfaça-se do que já não necessita

Mobílias antigas, pequenos eletrodomésticos que não utiliza há séculos, roupa que não veste há demasiado tempo, coleções que herdou dos seus avós e que estão guardadas na arrecadação a ganhar pó. Em vez de se desfazer dos seus objetos ou colocá-los no lixo, experimente colocá-los à venda. Por pouco dinheiro que possam render, é sempre um rendimento extra para si. Nos sites Olx e CustoJusto, por exemplo, pode criar e gerir anúncios de forma gratuita e intuitiva.

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Mais sobre

Poupança

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Torne-se Associado

Saiba mais