Prémio Voluntariado Jovem: Quem são as equipas?
A oitava edição do Prémio Voluntariado Jovem Montepio realiza-se nos dias 18 e 19 de janeiro, no Conjunto Habitacional do Mineiro, em São Pedro da Cova, Gondomar. Sob o mote “Olhar, refletir, planear e agir”, o prémio lança um desafio à ação local a partir de um pensamento global.
No primeiro dia, 18 de janeiro, as equipas irão conhecer e explorar o território, identificar locais-chave, fazer o levantamento das necessidades e oportunidades e começar a delinear duas ideias de propostas.
No segundo dia, 19 de janeiro, as equipas vão construir o projeto, refletir com os tutores e começar a preparar as apresentações. De seguida, cada grupo irá mostrar os seus projetos perante um júri e participar numa sessão de perguntas e respostas da comunidade. Só depois acontece a entrega de prémios e certificados de participação. Durante os dois dias de trabalho, as equipas serão monitorizadas e ajudadas por um mentor, que os apoiará na construção e apresentação do projeto.
A equipa com a proposta vencedora recebe um prémio monetário de 1 500 euros. As restantes entidades participantes, que não venceram o concurso, recebem um prémio de 1 000 euros pela participação. O projeto vencedor poderá ser posteriormente implementado com o apoio das organizações locais e do Montepio.
Quem são as equipas convidadas?
As organizações foram convidadas a participar com base num processo de avaliação interna promovido pela Fundação Montepio. Depois de aceitarem o desafio, as organizações selecionaram os jovens participantes de acordo com as suas motivações de participação.
As equipas são constituídas por cinco jovens: três escolhidos pelas instituições convidadas e dois do território de intervenção (um do Centro Social do Soutelo e outro da Associação de Proteção à infância Bispo D. António Barroso). As idades dos participantes estão compreendidas entre os 16 e 21 anos.
Este ano, as quatro equipas convidadas a participar são:
- Instituto Madre Matilde (Póvoa do Varzim). Uma IPSS que acolhe meninas entre os três e os 21 anos de idade;
- Casa dos Rapazes de Viana do Castelo. Uma IPSS de acolhimento residencial para rapazes entre os 6 e os 18 anos;
- AFID – Associação Nacional de Famílias para a Integração da Pessoa Deficiente. Instituição de Solidariedade Social que se dedica a iniciativas de reabilitação, educação, formação e inserção socioprofissional de pessoas com deficiência;
- Rumo – Cooperativa de Solidariedade Social, Barreiro. Cooperativa de Solidariedade Social que procura promover a inclusão educativa, profissional e comunitária de pessoas em situação de desvantagem, na perspetiva do Movimento de Emprego Apoiado.
Sobre o Prémio Voluntariado Jovem Montepio
Criado em 2010, o Prémio de Voluntariado Jovem Montepio tem vindo a distinguir, reconhecer, promover e divulgar o voluntariado jovem através do estímulo à apresentação de projetos inovadores nas áreas solidariedade e saúde, economia social, educação e formação.
Nas seis primeiras edições, a organização definiu um problema social e as equipas convidadas tinham de elaborar um plano para ajudar a solucionar essa questão específica. A partir da edição de 2018, o formato mudou. Partindo de uma zona ou comunidade carenciada, definida pelo projeto vencedor da edição anterior do Prémio Voluntariado Jovem Montepio, as equipas têm de apresentar um projeto de cariz social com base nas necessidades identificadas nesse local.
O Prémio Voluntariado Jovem é uma iniciativa da Fundação Montepio em parceria com a Fundação Aga Khan, ADM Estrela, Delegação de Lisboa, Centro Social do Soutelo e Associação de Proteção à Infância Bispo D. António Barroso. Tem como objetivo estimular o trabalho conjunto entre entidades de cariz público, privado e da sociedade civil, incentivando o encontro, a participação e a partilha de práticas, olhares e saberes entre jovens e entidades de vários pontos do país.
Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.
Este artigo foi útil?