Estudantes fora de casa ganham “cheque” mensal de 40 euros para deslocações
Os estudantes com bolsa a estudar longe de casa vão receber um “cheque” de 40 euros mensal para ajudar nas deslocações, a partir do próximo ano. Este é um dos novos apoios para estudantes aprovados nas votações na especialidade do Orçamento do Estado para 2024. Conheça as medidas com maior impacto nos rendimentos das famílias.
Orçamento do Estado: medidas aprovadas na especialidade
Educação
Cheque de 40 euros para estudantes deslocados
Os universitários com bolsa de estudo a viver fora da sua residência, e que recebam complemento de alojamento, vão ter direito a um subsídio mensal de 40 euros para despesas de deslocação, nos meses em que estejam a viver longe de casa, até um máximo de 400 euros por ano.
Além deste apoio direto aos estudantes, foi aprovada ainda uma medida que prevê apoiar as residências e cantinas universitárias em 40 euros por cama ocupada e em 1 euro por refeição.
Apoios alargados a estudantes estagiários
Os estudantes que estejam a frequentar estágios curriculares obrigatórios para a conclusão do curso e se encontrem a estudar fora de casa também vão ter direito a receber o complemento de alojamento e de deslocação, nos termos do Regulamento de Atribuição de Bolsas de Estudo a Estudantes do Ensino Superior.
Prédios devolutos do Estado poderão dar lugar a residências universitárias
O Governo tem de fazer um levantamento “exaustivo” do edificado devoluto do Estado para instalação de residências para estudantes. Conforme foi aprovado pelo Parlamento, o Governo terá de fazer, até ao final de 2024, “um levantamento exaustivo e inventariação das instalações e infraestruturas do Estado com tipologia adequada à adaptação e ocupação com residências estudantis temporárias ou definitivas”.
Mobilidade
Bicicletas partilhadas incluídas nos passes gratuitos
Os sistemas de bicicletas partilhadas vão passar a estar incluídos nos passes de transportes públicos gratuitos para estudantes. A medida, aprovada nas discussões na especialidade, refere que o Governo, “em articulação com as autoridades de transporte de cada área metropolitana e comunidade intermunicipal”, adota “as diligências e alterações legislativas necessárias a assegurar a inclusão dos sistemas de bicicletas partilhadas no âmbito dos passes intermodais gratuitos e dos direitos à utilização gratuita de transportes públicos”.
Aumento do IUC fica pelo caminho
Tal como já tinha sido avançado, o PS deixou cair a proposta que previa o aumento do Imposto Único de Circulação (IUC) para veículos de 2007 e anos anteriores.
Família
150 novas salas de ensino pré-escolar
O próximo ano será marcado pela abertura de 150 novas salas de ensino pré-escolar. “Em 2024 o Governo assegura a abertura de, pelo menos, 150 novas salas de educação pré-escolar da rede pública, em articulação com os municípios e de acordo com as respetivas Cartas Educativas, visando garantir progressivamente a universalidade do acesso à educação pré-escolar a todas as crianças a partir dos três anos”, pode ler-se na proposta aprovada nas votações na especialidade do Orçamento do Estado para 2024.
Gratuitidade das creches alargada
As famílias vão continuar a beneficiar com os apoios à infância, em 2024. Foi aprovada a “medida da gratuitidade das creches a entidades públicas não abrangidas pela Lei n.º 2/2022, de 3 de janeiro, desde que disponibilizem oferta ao público, nos termos já legislados para o alargamento da medida ao setor lucrativo, com efeitos no ano letivo 2023/2024″.
Licenças parentais poderão ser alargadas a recibos verdes
Os trabalhadores liberais e independentes, os chamados “recibos verdes”, poderão passar a ser abrangidos pelas licenças de parentalidade. Esta possibilidade será estudada pelo Governo no próximo ano. O objetivo é que estes trabalhadores possam usufruir destas licenças nas mesmas condições que os outros trabalhadores com contrato de trabalho.
Fruta em todas as refeições escolares
A partir do próximo ano vai ser distribuída fruta diariamente em todas as refeições escolares fornecidas pelos estabelecimentos de ensino público. “Em 2024 é alargado o âmbito do regime escolar, passando a abranger a inclusão diária de peças de fruta da época, variada, características das diversas regiões do país, em todas as refeições escolares fornecidas em estabelecimentos de ensino público, desde o nível pré-escolar até ao nível secundário”, refere a medida aprovada na especialidade.
Emprego
Apoios para apicultores
Foi aprovado “apoio de compensação” aos apicultores, no âmbito dos fundos europeus. Este apoio será concedido a quem se comprometer em manter atividade por um prazo mínimo de 5 anos, assim como ter “colónias constituídas exclusivamente por Apis Mellifera Iberiensis, com atividade desenvolvida em Territórios de Baixa Densidade, com registo de, pelo menos 10 colmeias”.
O nível do apoio anual será em função do número de colmeias.
Conheça aqui outras medidas de reforço dos rendimentos das famílias previstas nas propostas de Orçamento do Estado para 2024.
Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.
Este artigo foi útil?