Como as taxas Euribor afetam a minha vida

As taxas Euribor afetam as finanças pessoais das famílias e estão presentes em quase todos os momentos da vida. Se tem empréstimos ou poupanças, saiba o essencial sobre estas taxas.
Artigo atualizado a 19-10-2022

Certamente, já ouviu falar nas taxas Euribor e nos seus efeitos financeiros. Mas sabe exatamente por que razão estas taxas são tão importantes? Este é o momento certo para esclarecer as suas dúvidas. E porquê? Passamos a explicar. Depois de mais de uma década em queda, estando em terreno negativo desde 2015, as taxas Euribor voltaram a atingir valores positivos, em abril de 2022, impulsionadas pela aceleração da inflação. E, desde então, têm atingido máximos consecutivos, com implicações nos créditos e nas poupanças das famílias. Saiba quais.

O que são as taxas Euribor?

As taxas Euribor são as taxas de juro de referência do mercado monetário do euro. Correspondem à média dos juros praticados por um painel de bancos de países da União Europeia e da Associação Europeia de Comércio Livre, nos empréstimos que fazem entre si, num determinado prazo. O seu nome, “Euribor”, significa, em inglês, Euro Interbank Offered Rate.

Ao todo, existem cinco taxas Euribor, cada uma com um prazo diferente: uma semana, um mês, três meses, seis meses e 12 meses. O prazo de uma taxa indica a periodicidade em que recalculada.

As taxas Euribor são fixadas uma vez por dia, às 11 horas (hora central europeia, 10 horas em Lisboa), sendo comunicadas ao público no dia seguinte.

Como se calculam?

As taxas Euribor são determinadas com base nos dados disponibilizados por um conjunto de bancos com excelente saúde financeira. Estas instituições financeiras são selecionadas pela Federação Europeia de Bancos Europeus.

Para se chegar ao valor de cada taxa, calcula-se a média dos juros contratados entre os referidos bancos, excluindo 15% das taxas mais elevadas e a mesma percentagem das mais baixas. O valor final é depois arredondado a três décimas.

As taxas Euribor variam consoante a procura e a oferta. E também em função do momento económico (sobem em períodos de retoma e descem em épocas de crise). Normalmente, acompanham a taxa de referência do Banco Central Europeu (BCE).

Por que são importantes?

Créditos

As Euribor são utilizadas como taxas de referência nos créditos bancários, refletindo-se no valor da prestação mensal a pagar ao banco. Por exemplo, quem tem um crédito à habitação paga sempre duas parcelas todos os meses: amortização de capital e juros (Euribor mais spread). Se a taxa aumentar, a parcela dos juros sobe, agravando, assim, a mensalidade do empréstimo. Se a taxa descer os juros diminuem e a prestação fica mais baixa.

Nos empréstimos à habitação contratados com taxa variável, a parcela dos juros da prestação é revista periodicamente. O prazo depende da taxa escolhida. A título de exemplo, se a taxa de juro de referência for a Euribor a três meses, os juros são recalculados de três em três meses.

Para a revisão dos juros é tida em conta a média mensal da Euribor relativa ao mês anterior àquele em que se verifica a revisão do crédito. Por exemplo, se o seu crédito foi contratado em agosto e indexado à Euribor a seis meses, a taxa que vai vigorar nos seis meses seguintes resulta da média dos valores diários registados em julho. A próxima revisão será em fevereiro do próximo ano, com base nos valores de janeiro do ano anterior.

Em condições normais de mercado, as taxas Euribor com prazos mais curtos são mais baixas. No entanto, são revistas mais frequentemente, o que pode ser um problema em períodos de crescimento económico. Já em períodos de crise, o facto de a taxa mudar com mais frequência pode ser uma desvantagem. Saiba como pode proteger o seu crédito à habitação.

Poupanças

As taxas Euribor são também um bom indicador da tendência para os juros das contas poupança. A maioria dos depósitos a prazo segue a evolução destas taxas para definir a remuneração paga aos depositantes. Quanto mais elevada a taxa, maior a retribuição da poupança. Pelo contrário, taxas mais baixas implicam ganhos mais reduzidos.

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Mais sobre

Crédito , Taxas de juro

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Torne-se Associado

Saiba mais