Simulador Quanto poupo ao amortizar o crédito à habitação?

A amortização do crédito à habitação pode ser uma boa solução para reduzir a prestação. Veja quanto pode poupar por mês com um simulador.
Artigo atualizado a 27-02-2023

A habitação é a maior despesa das famílias portuguesas. O Inquérito às Despesas das Famílias, do Instituto Nacional de Estatística (INE), concluiu que 20% dos gastos familiares são relativos à prestação da casa. E se os proprietários de casas adquiridas com recurso ao crédito à habitação conseguissem reduzir a prestação mensal ao banco? É simples. Se aplicar algumas poupanças na amortização do crédito à habitação, consegue baixar o encargo mensal. Simule quanto pode poupar se amortizar o crédito à habitação.

Amortização do crédito à habitação: quanto irá poupar?

Tem um crédito à habitação com taxa variável? Então sabe que o valor que paga mensalmente ao seu banco depende das taxas de juro de referência nos créditos à habitação, nomeadamente da Euribor. Em 2023, e anos seguintes, o cenário é de subida das taxas de juro, o que significa que os portugueses pagarão mais pelo seu crédito à habitação. Para contornar esta situação, pode amortizar o crédito à habitação. Simule quanto pode poupar na prestação mensal ao banco se adiantar parte do capital em dívida.

Se tem euros em dívida num empréstimo que se vence em anos, a sua prestação mensal subirá de 625,07 euros para 1 049,33 euros se a taxa de referência (por exemplo, a Euribor a 12 meses) passar de % para %, assumindo um spread, a margem de lucro do banco, de %. Seria um aumento de 67,87% nos encargos mensais da casa.

Uma amortização antecipada do empréstimo ao banco pode contrariar a tendência. Uma amortização de euros faria a prestação atual descer agora de 625,07 euros para 603,19 euros por mês, uma redução de 3,5%. Assim, se a taxa de juro de referência subir para 3,5%, a prestação ficará nos 1 012,6 euros.

Os bancos podem cobrar, no máximo, uma comissão de 0,5% sobre o montante amortizado antecipadamente nos créditos à habitação a taxa variável (35 euros, neste caso). Na verdade, é um valor justo se conseguir ter um sono mais descansado.

Amortização do crédito à habitação: um ano sem comissões

As penalizações por amortizar o crédito à habitação estão suspensas em 2023. Mas apenas nos contratos para habitação própria e permanente e com taxa de juro variável, independentemente do montante do crédito. É uma boa notícia para os portugueses que possuem um crédito à habitação, pois assim podem, através da sua amortização, reduzir o custo mensal com esta despesa.

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Mais sobre

Casa , Poupança

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Torne-se Associado

Saiba mais