Desemprego de longa duração: 5 dicas para regressar ao trabalho 

Encontrar emprego depois de estar fora do mercado de trabalho por motivo de desemprego de longa duração não é fácil. Mas com algum esforço, disciplina e determinação é possível voltar a trabalhar. Saiba como.
Artigo atualizado a 23-01-2023

Encontra-se em situação de desemprego de longa duração quem esteja inscrito no Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) há 12 meses ou mais. O mesmo é reconhecido a quem tenha celebrado um contrato de trabalho a termo ou exercido trabalho independente, por período inferior a seis meses, cuja duração conjunta não ultrapasse os 12 meses.

Se é um desempregado de longa duração e está a ter dificuldade em encontrar um posto de trabalho, reunimos algumas dicas que podem ajudá-lo.

1. Avaliar a situação

Um desempregado de longa duração tanto pode estar fora do mercado há 12 meses como há 10 anos. Nesse tempo muito pode ter mudado, não só na função que desempenhava anteriormente, como no próprio ecossistema onde estão os empregadores mais interessantes. Por isso, é importante pesquisar e entender qual o cenário atual e que alterações relevantes ocorreram no mercado de trabalho.

Nesta fase de desemprego de longa duração, importa também fazer uma autoavaliação das  suas capacidades e de outras competências que possa ter adquirido desde que ficou desempregado, bem como de interesses novos que pretenda perseguir. Quer voltar ao tipo de emprego que tinha? Ou há outra carreira potencialmente mais interessante?

2. Fazer um plano

Depois de avaliar a situação, o desempregado de longa duração deve começar por fazer um plano. Por onde começar? Uma boa solução para sair da situação da situação de desemprego de longa duração passa por criar um perfil no Linkedin (no caso de já possuir um perfil nesta rede, convém atualizá-lo) ou numa conta num site de busca, como o Indeed. Estas plataformas não só ajudam a começar a montar uma rede de contactos, como dão dicas e compilam ofertas de emprego à medida dos interesses e competências do utilizador.

Além disso, é importante também olhar para o currículo e atualizá-lo com o máximo de informação possível. O currículo é um cartão de visita e, nesse sentido, deve mostrar cuidado na sua elaboração. Uma carta de apresentação com uma explicação sobre o motivo da ausência do mercado de trabalho também pode ser útil. Apostar em melhorar a imagem pode parecer menos importante, mas não é. As primeiras impressões são vitais.

3. Networking, networking, networking

Uma rede de bons contactos pode ser o primeiro passo para encontrar emprego, para quem se encontra numa situação de desemprego de longa duração.  Falar com amigos, contactos profissionais, pedir conselhos. Há sempre alguém que conhece uma empresa à procura de talento ou que tem um amigo numa posição privilegiada para ajudar. É sempre melhor começar por alguém que se conhece de facto e avançar, depois, para outros contactos. Uma boa apresentação à pessoa certa pode originar resultados interessantes. Se for possível, consultar um coach da área profissional poderá ser outra forma de sair da situação de desemprego de longa duração.

4. Melhorar as qualificações

Enquanto não encontra o emprego desejado, o desempregado de longa duração pode aumentar os seus conhecimentos e competências. Por exemplo, através de cursos ou certificações. Há várias opções de baixo custo disponíveis, nomeadamente no IEFP. Alguns desses cursos podem incluir um estágio em ambiente profissional ou mesmo integração numa empresa.

5. Começar por um part-time ou como freelancer

Uma boa forma de regressar ao mercado de trabalho pode passar por um emprego em part-time ou por trabalho como freelancer. Ambas as opções permitem uma gestão de tempo mais flexível e um ritmo mais ajustado, o que pode ser particularmente útil a quem se encontra em situação de desemprego de longa duração.

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Torne-se Associado

Saiba mais