Potência contratada: escolha o seu escalão com a ajuda deste simulador

A potência contratada é um dos termos que aparece na fatura da eletricidade. Saiba o que é e como poupar com a ajuda de um simulador.
Artigo atualizado a 28-03-2023

A escolha da potência contratada é uma das decisões a tomar quando se celebra um contrato de eletricidade. Os clientes domésticos ou os pequenos negócios podem optar entre 13 escalões, que vão de 1,15 kVA a 41,4 kVA, sendo os mais contratados em Portugal o de 3,45 kVA e o de 6,9 kVA. Descubra qual é o escalão de potência contratada mais adequado ao seu consumo com o simulador da ERSE. Explicamos como utilizar.

O que é a potência contratada?

Trata-se da potência de eletricidade máxima disponível para consumo em casa. Ou seja, é a potência contratada que define o número de equipamentos elétricos que podem estar ligados à corrente ao mesmo tempo. Em cada instalação elétrica, existe um dispositivo de controlo que interrompe a corrente elétrica sempre que é ultrapassada a potência contratada. 

Como é faturada?

A potência contratada é faturada ao dia e não depende da energia consumida (está associada ao aluguer do contador e à ligação à rede). 

A cada escalão de potência contratada corresponde um preço fixo na fatura da eletricidade. Quanto mais elevado o escalão, maior o custo.

O preço da potência contratada varia consoante o comercializador e o ciclo horário (simples, bi-horário ou tri-horário).

Qual o impacto na fatura de uma mudança da potência contratada?

Para saber qual o impacto de uma subida ou descida do escalão da potência contratada utilize a calculadora ou o simulador de preços de energia da ERSE.  A título de exemplo, se tiver um escalão de potência contratada inferior ou igual a 6,9 kVA, pode poupar entre 20 a 30 euros por ano por cada escalão que conseguir baixar.

Com que frequência se pode alterar o escalão de potência contratada?

Pode mudar de escalão as vezes que entender. Para tal, basta efetuar o pedido junto do comercializador. No entanto, antes de fazer o pedido, é conveniente verificar se a instalação elétrica da sua casa suporta o escalão desejado.

Os clientes com tarifa social também podem mudar de escalão?

Sim. Mas se solicitar um escalão superior a 6,9 kVA perde o direito à tarifa social.

Tarifa social da eletricidade: quem tem direito?

Qual o custo?

A mudança do escalão é gratuita. Contudo, se não estiver presente na data agendada para a deslocação do técnico, terá de pagar uma compensação. 

Como saber qual o escalão de potência contratada mais adequado com o simulador da ERSE?

Para determinar o escalão de potência contratada mais apropriado ao seu consumo de energia, siga os passos que indicamos abaixo. Refira-se que o simulador só contempla escalões de potência contratada até 10,35 kVA. 

Passo 1

Aceda ao simulador em https://simulador.potencia.erse.pt/ e clique em “Iniciar”.

Passo 2

O simulador apresenta cinco exemplos de utilização de equipamentos elétricos ao mesmo tempo, aos quais correspondem cinco escalões de potência contratada: 3,45 kVA; 4,6 kVA; 5,75 kVA; 6,9 kVA; e 10,35 kVA.

Para saber que equipamentos elétricos podem estar ligados ao mesmo tempo para cada potência, clique nas respetivas imagens. Por exemplo, no caso do escalão de 3,45 kVA, é possível ter ligado simultaneamente:

  • 1 frigorífico combinado
  • 1 máquina de lavar a roupa (até 5 kg)
  • 1 micro-ondas
  • 1 TV LCD pequena (até 30’’)
  • 1 lâmpada fluorescente

 Já o escalão de 6,9 kVA permite ligar ao mesmo tempo:

  • 1 frigorífico combinado
  • 1 máquina de lavar a roupa (até 5 kg)
  • 1 micro-ondas
  • 1 TV LCD pequena (até 30’’)
  • 1 lâmpada fluorescente
  • 1 aquecedor a óleo
  • 1 forno elétrico
  • Máquina de lavar a loiça

Passo 3

Se nenhum dos exemplos pré-definidos apresentados pelo simulador é próximo da sua situação, pode ainda optar pela simulação personalizada, que começa com uma lista vazia de equipamentos. Para tal, selecione o caso “Personalizado” e depois carregue em “Avançar”.

Passo 4

Para cada categoria de equipamentos elétricos, defina os equipamentos que pretende utilizar em simultâneo e a quantidade de cada um.  Pode ainda alterar o valor da potência pré-definida dos equipamentos.

 

Na página de resultados do simulador é apresentada informação sobre:

  • O escalão de potência contratada recomendado; 
  • O impacto na fatura da eletricidade de aumentar ou baixar o escalão de potência;
  • A potência do conjunto dos equipamentos usados ao mesmo tempo; 
  • O peso da potência dos equipamentos por categoria; 
  • A potência dos principais equipamentos usados ao mesmo tempo;
  • Dicas da ERSE.

Passo 5

Para imprimir ou receber por e-mail os resultados da simulação, clique nos ícones respetivos.

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Torne-se Associado

Saiba mais