Use o Plano
Montepio
Saúde

Descubra 10 razões para cuidar da sua saúde com esta solução gratuita e exclusiva para associados Montepio.

Ler artigo

Senha das Finanças: veja aqui como obter

O Portal das Finanças é uma plataforma essencial para tratar de qualquer assunto fiscal pela Internet, como a entrega do IRS. Mas para aceder é necessário possuir uma senha.
Artigo atualizado a 25-01-2023

Ainda não tem a senha das Finanças? Quer alterá-la? Não se lembra dela ou expirou? Pode obtê-la, alterá-la ou recuperá-la no Portal das Finanças. Neste artigo explicamos todos os passos a percorrer.

Senha das Finanças

Como obter?

Para obter a senha das Finanças, siga os passos seguintes:

Passo 1

Se nunca pediu a senha das Finanças, comece por registar-se no Portal das Finanças. Para esse efeito, preencha o formulário de adesão, indicando os seus dados pessoais (número de contribuinte, e-mail, telefone e morada fiscal). Depois, carregue no botão “Pedir Senha”.

Durante o preenchimento, não se esqueça de definir uma pergunta de segurança (por exemplo, “Qual é o meu livro preferido”) e responder à mesma. Em caso de esquecimento da senha das Finanças, a resposta à pergunta de segurança permite recuperá-la. Se não se recordar da resposta, deve enviar um e-mail do mesmo endereço eletrónico que indicou no formulário de adesão para portal-senhas@at.gov.pt. No assunto escreva “Cancelamento de senha” e no corpo indique o seu NIF, o nome completo e o domicílio fiscal. Após a confirmação do cancelamento, por e-mail, efetue um novo registo e aguarde pela nova senha.

Passo 2

Se preencheu o campo de e-mail e de telefone, após o pedido da senha das Finanças, receberá automaticamente dois códigos por:

  • SMS, para a fiabilização do número de telemóvel;
  • E-mail, para fiabilização do endereço de correio eletrónico.

Depois de receber a senha das Finanças, confirme estes códigos no Portal das Finanças, em “Confirmação de e-mail e Telefone”.

Passo 3

A senha das Finanças será obrigatoriamente enviada pelo correio em envelope-mensagem, para o seu domicílio fiscal que, normalmente, é o local da sua residência habitual. O prazo médio para a receção da senha de acesso é de cinco dias úteis. Se não receber nesse prazo, significa que poderá ter ocorrido um extravio. Nesse caso, deverá dirigir-se ao Serviço de Finanças do seu domicílio fiscal ou contactar o Centro de Atendimento Telefónico da AT, para saber em que estado se encontra o seu pedido.

Como alterar?

Se por alguma razão necessitar de alterar a sua senha, também pode fazê-lo através do Portal das Finanças. Siga estes passos:

Passo 1

No Portal das Finanças, no campo de pesquisa, escreva “Alterar Senha” e nos resultados da pesquisa clique em “Alterar Dados de Acesso”.

Passo 2

Indique o seu NIF e a senha atual.

Passo 3

Em seguida, selecione “Alterar Senha”, indique a nova senha de acesso, confirme-a e clique em “Alterar”.

A senha das Finanças deve conter entre oito e 16 caracteres. Podem ser algarismos, letras ou outros carateres especiais.

Como recuperar?

No Portal das Finanças, também pode recuperar a sua senha das Finanças. Escreva no campo de pesquisa “Recuperar senha” e depois clique no resultado de pesquisa “Recuperar senha”. Se sabe a pergunta e a resposta de segurança que escolheu no momento do registo no Portal das Finanças, clique em “Recuperar Senha”.

Telemóvel fiabilizado

Se tiver o seu telemóvel fiabilizado, terá ao seu dispor dois modos de recuperação da senha: “Carta” ou “Código por SMS”. Em ambas as modalidades de recuperação terá de responder à pergunta de segurança por si escolhida no momento do registo.

  • Carta

Por “Carta”, a senha anterior é cancelada e é-lhe remetida uma nova, para o seu domicílio fiscal, no prazo médio de cinco dias úteis.

  • Código por SMS

Optando por “Código por SMS”, terá que digitar o número de telefone fiabilizado. São-lhe indicados os três últimos dígitos desse número, no campo que terá de preencher. Depois, clique em “Recuperar Senha”. Digite o código de confirmação de seis dígitos que recebeu no seu telemóvel e clique em “Alterar”. A partir desse momento, pode escolher uma nova senha. Assim que clicar em “Alterar”, a senha anterior é cancelada e poderá passar a utilizar a nova senha.

Sem telemóvel fiabilizado

Se não fiabilizou o seu número de telefone, selecione e responda à pergunta anteriormente por si escolhida. Desta forma, a senha anterior é cancelada, sendo-lhe remetida, para o seu domicílio fiscal, uma carta com a nova senha, no prazo médio de cinco dias úteis.

Outras formas de recuperar a senha das Finanças

Se não se recorda da pergunta e da resposta de segurança mas sabe o endereço eletrónico que fez constar do registo da AT, envie um e-mail, através do mesmo endereço eletrónico que fez constar no registo da AT para: portal-senhas@at.gov.pt. No assunto escreva “Cancelamento de senha NIF” e no corpo indique o NIF, o nome completo e o domicílio Fiscal. Depois de receber a confirmação por e-mail de que a senha de acesso foi cancelada, faça um novo registo no Portal das Finanças, através da opção: “Registar-se” e aguarde pela nova senha, que será remetida para o seu domicílio fiscal, através do correio, no prazo médio de cinco dias úteis.

Não se recorda da pergunta e da resposta de segurança nem sabe o endereço eletrónico que fez constar do registo da AT? Pode solicitar a atualização do endereço de e-mail num Serviço de Finanças. Caso esteja em causa o cumprimento atempado de uma obrigação tributária deve enviar um e-mail, a partir de qualquer endereço eletrónico, para: portal-senhas@at.gov.pt. No assunto escreva “Cancelamento de senha NIF” e no corpo indique o NIF, o nome completo e o domicílio Fiscal. Além disso, deve ainda anexar uma cópia digitalizada do documento de identificação para comprovar a legitimidade do pedido e o pedido assinado a solicitar o cancelamento da senha das Finanças.

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Mais sobre

IMI , Impostos , IRS

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Voltar à página de Descontos

Usufrua de 15% de desconto na bilheteira e 20% de desconto na compra online de títulos de transporte.

Descontos

15% de desconto na aquisição de títulos de transporte nas bilheteiras, mediante indicação do código Cartão RFLEX 31840

20% de desconto na compra online (web e mobile) mediante indicação do código de identificação 31840

Como usufruir dos descontos?

Em loja fisica

Apresente sempre o seu Cartão de Associado nos Pontos de Desconto

Em loja online

Visite a loja online do nosso parceiro e aproveite o seu desconto

Onde comprar

O desconto é válido nas viagens operadas pela Rede Expressos e RENEX, abrangendo as partidas de Lisboa – Gare do Oriente, e obedece ao Regulamento do Cartão RFLEX  disponível em https://www.rede-expressos.pt/ e ao preço mínimo estabelecido, abaixo do qual não existem descontos.

É necessária a apresentação do respetivo Cartão de Associado ao motorista.

O desconto não é válido nos bilhetes promocionais, apenas nos bilhetes inteiros.

 

Condições de utilização

Condições sujeitas a confirmação prévia junto do parceiro.

Rede Expressos
Distrito
Lisboa
Lista
Mapa
1 resultado
RNE - REDE NACIONAL DE EXPRESSOS
Praça Marechal Humberto Delgado, Estradadas Laranjeiras 1500-423 LISBOA