Simulador Salário líquido 2024: quanto vou receber?

Explicamos como calcular o salário líquido com as tabelas de retenção na fonte do IRS para 2024. Partilhamos, ainda, um simulador.
Artigo atualizado a 01-04-2024

O salário líquido é a remuneração que um trabalhador por conta de outrem recebe, efetivamente, no final do mês, depois de serem feitos os descontos legalmente obrigatórios (retenção na fonte do IRS e contribuição para a Segurança Social). Não deve ser confundido com o salário ilíquido ou bruto (também conhecido como salário base), que corresponde à remuneração que a entidade paga ao trabalhador antes de quaisquer deduções. Pretende pedir uma revisão do seu salário ou está à procura de emprego? Saiba que, por norma, a negociação salarial é efetuada em termos brutos. Para ajudá-lo a saber exatamente qual o salário líquido correspondente, disponibilizamos um simulador, com base nas tabelas de retenção do IRS de 2024. Mais abaixo neste artigo explicamos a mecânica do cálculo do salário líquido.

Simulador de salário líquido

Preencha com os seus dados no simulador e saiba o valor do seu salário líquido mensal.

1.Agregado familiar

Avançar

Como calcular o salário líquido?

O ponto de partida para calcular o salário líquido é o salário bruto de que falámos antes. Para conhecer esta informação basta consultar o seu recibo de vencimento. O passo seguinte é deduzir ao salário bruto a contribuição para a Segurança Social e a retenção na fonte do IRS (veja abaixo como se calculam).

Eis a fórmula de cálculo do salário líquido:

Salário líquido = Salário bruto – (Contribuição para a Segurança Social + Retenção na fonte do IRS)

Contribuição para a Segurança Social: é assim que se calcula

A contribuição para a Segurança Social determina-se multiplicando o salário bruto pela Taxa Social Única (TSU) aplicável aos trabalhadores por conta de outrem, que é de 11%. Esta contribuição obtém-se através da seguinte fórmula:

Contribuição para a Segurança Social = Salário bruto x TSU

Retenção na fonte do IRS: como calcular

As tabelas de retenção na fonte do IRS para 2024 seguem o novo modelo implementado no segundo semestre de 2023, que conjuga a aplicação de uma taxa marginal sobre o rendimento mensal com a dedução de uma parcela a abater e ainda, se for o caso, de uma parcela adicional a abater por dependente (de valor fixo), à semelhança do que acontece na liquidação anual do imposto. Saiba mais sobre o novo modelo de retenção na fonte do IRS, aqui.

A retenção na fonte do IRS, durante 2024, obtém-se através das seguintes fórmulas matemáticas:

Com filhos a cargo

Retenção na fonte do IRS = (Salário bruto x Taxa marginal máxima) – (Parcela a abater + Parcela adicional a abater por dependente x n.º de dependentes)

Sem filhos a cargo

Retenção na fonte do IRS = (Remuneração bruta x Taxa marginal máxima) – Parcela a abater

Exemplo

Vejamos o caso de um trabalhador com um salário bruto de 1 300 euros e subsídio de alimentação de 9,20 euros por dia pago em cartão de refeição (valor isento de IRS). Considere-se ainda que é casado, tem um filho e o cônjuge também aufere rendimentos. O salário líquido deste trabalhador calcula-se seguindo estes passos:

1. Calcular a contribuição para a Segurança Social

Para tal, multiplica-se o salário bruto pela TSU (11%):

Contribuição para a Segurança Social = Salário bruto x TSU = 1 300 euros x 11% = 143 euros

2. Apurar a retenção na fonte do IRS

A primeira coisa a fazer é identificar a tabela que se aplica à situação deste trabalhador. Neste caso, é a tabela I (Trabalho dependente: Não casado sem dependentes ou casado dois titulares). Depois, percorre-se a tabela pela coluna da esquerda, até encontrar o escalão correspondente ao salário bruto (1 300 euros), que é de “Até 1 765 euros”. Em seguida, na linha do escalão, desliza-se para a direita e identifica-se a taxa marginal máxima (26%), a parcela a abater (186,66 euros) e a parcela adicional a abater por dependente (21,43 euros). Finalmente, aplica-se a fórmula de cálculo da retenção na fonte do IRS:

Retenção na fonte do IRS = (Salário bruto x Taxa marginal máxima) – (Parcela a abater + Parcela adicional a abater x n.º dependentes) = (1 300 euros x 26%) – 186,66 euros – (21,43 euros x 2) = 129 euros

3. Determinar o salário líquido

Basta aplicar a fórmula de cálculo do salário líquido:

Salário líquido = Salário bruto – (Contribuição para a Segurança Social + Retenção na fonte do IRS) = 1 300 euros – (143 euros + 129 euros) = 1 028 euros

Este trabalhador receberá mais 27,93 euros de salário líquido este ano, face 2023.

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Mais sobre

Emprego , Impostos

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Voltar à página de Descontos

Abasteça com o cartão AM Montepio, associado a uma conta Repsol Move, e beneficie de descontos em todos os combustíveis: gasóleo e gasolina simples, Repsol Neotech, Autogás e Adblue.

Descontos

Como usufruir dos descontos?

Em loja fisica

Apresente sempre o seu Cartão de Associado nos Pontos de Desconto

Onde comprar

O Cartão que lhe permite poupar mais sempre que abastece

Com o Cartão Associação Mutualista Montepio Repsol é certo que vai poupar mais. Porque além do habitual desconto de 6 cêntimos, este cartão permite acumular outras vantagens em vigor nas estações de serviço aderentes.

São descontos sobre descontos, no caminho de vantagens que é ser nosso Associado.

A quem se destina o Cartão Associação Mutualista Montepio Repsol?

A todos os associados da Associação Mutualista Montepio, maiores de 18 anos e com as quotas em dia. Só é emitido um cartão por Associado. Para usufruir deste desconto, só aplicável em combustível, bastará apresentar o seu Cartão Associação Mutualista Montepio Repsol no ato de pagamento.

Se já é titular de um Cartão Associação Mutualista Montepio Repsol saiba que pode continuar a usufruir destes descontos e vantagens, não sendo necessária a sua substituição.

Qual o valor do desconto?

O valor do desconto é de 6 cêntimos sobre o PVP afixado no posto, imediatamente deduzido ao valor do abastecimento, e constará do recibo emitido.

Os detentores deste cartão poderão também aderir ao programa de fidelização para clientes particulares Repsol Move em qualquer estação de Serviço Repsol. Este programa acumula pontos pelas transações efetuadas, que são convertidos em vales, descontos ou brindes.

Para mais informações sobre este programa de fidelização, contacte a Linha de Apoio Repsol Move 707 200 099 (atendimento personalizado 24 horas, 7 dias por semana) ou escreva para repsolmovept@repsol.com.

Saiba AQUI como associar o seu cartão na app Repsol Move

Exceções

O desconto não será atribuído se o pagamento for efetuado com o cartão SOLRED, se exceder um dos seguintes limites máximos: 200 Euros diários/800 Euros por mês/3 validações por dia, ou se o Associado optar por usufruir de um outro desconto promocional não acumulável.

Pontos de desconto

Consulte aqui as Estações de Serviço aderentes às poupanças de fim de semana e as respetivas Condições Gerais de utilização.
Os associados titulares do cartão AMMontepio_Repsol podem apresentar o cartão digital, disponível na APP da Associação Montepio, nas estações de serviço Repsol aderentes.

Descontos que andam sempre consigo

Para além do Cartão de Associado físico ou do Cartão Repsol, pode ainda utilizar a versão digital do Cartão Repsol na App do Montepio Associação Mutualista, caso já a tenha instalada no seu telemóvel. Para tal, basta a aceder a “Perfil” e clicar no ícone situado no canto inferior direito, para encontrar o seu Cartão Repsol digital.

Condições de utilização

Válido para associados e familiares.

Condições sujeitas a confirmação prévia junto do parceiro.