10 conselhos para tornar a sua casa sustentável

Aposte em painéis solares e em janelas eficientes e prefira lavar a roupa a baixas temperaturas. Conheça estas e outras dicas para tornar a sua casa mais sustentável, diminuindo o consumo de energia e contribuindo para a preservação do meio ambiente.
Artigo atualizado a 20-09-2022

Ao investir numa casa mais sustentável, ou seja, ao fazer opções que a tornem mais eficiente em termos energéticos, estará, por um lado, a aumentar o potencial de poupança da sua família, e por outro, a reduzir o impacto ambiental do edifício. Mas não só: uma habitação mais sustentável, que conserva e reduz o uso de energia, é também mais saudável, confortável e segura para quem lá vive. Seja em pequenos hábitos do dia a dia, ou na escolha dos materiais de construção, deixamos-lhe 10 dicas para tornar a sua casa mais sustentável.

1. Privilegie lâmpadas LED

A utilização de lâmpadas de baixo consumo, como as LED, pode representar uma poupança de 80% na conta de energia. Ainda que sejam um pouco mais caras do que as tradicionais lâmpadas fluorescentes, têm uma vida útil mais prolongada – podem durar cerca de 25 anos.

As lâmpadas LED apresentam, também, vantagens para o ambiente. Ao contrário das lâmpadas fluorescentes, as lâmpadas LED não contêm substâncias tóxicas e poluentes, por exemplo, mercúrio. Desta forma, podem ser facilmente descartadas em lixos comuns ou coletores de lixos recicláveis.

Comece por trocar, primeiro, as lâmpadas mais usadas em casa, como as da cozinha, por exemplo, para que a transição seja gradual e os custos estejam diluídos ao longo do tempo.

2. Garanta um bom isolamento do seu apartamento ou moradia

Uma das formas mais eficazes para tornar a sua casa sustentável passa por melhorar o isolamento. Quanto mais bem feito estiver, menor a necessidade de recorrer ao ar condicionado ou aquecimento central e maior o conforto do espaço. Reforce o isolamento das paredes e do pavimento, preferencialmente com materiais reciclados e de baixo impacto ambiental, e opte por janelas eficientes, que preservam a temperatura do interior do edifício. Garanta, também, que rachas e outras fissuras no sótão ou cave estão devidamente seladas para evitar perdas de calor.

3. Utilize água fria sempre que possível

A utilização de água quente implica sempre um maior gasto de energia. Sabia que 90% da energia usada pelas máquinas de lavar roupa se destina a aquecer a água? Sempre que possível opte pelos programas a baixas temperaturas, sobretudo quando as peças têm poucas nódoas e manchas. Esta é também uma forma de preservar as cores e os tecidos durante mais tempo, e de minimizar o risco de o vestuário encolher.

4. Invista em painéis solares para tornar a sua casa sustentável

Convertem a luz solar em eletricidade e podem produzir uma parte significativa da energia de que necessitamos. Os painéis solares ou fotovoltaicos, como são conhecidos, podem representar um investimento dispendioso para a maioria das famílias, mas contribuem para reduzir gradualmente a conta da eletricidade, o que a longo prazo acaba por ser vantajoso. São também uma forma de promover a diminuição do recurso a combustíveis fósseis.

5. Não deixe aparelhos elétricos ligados

É uma recomendação simples, mas permite reduzir a conta da luz. Não deixe os carregadores de telemóveis, tablets ou outros dispositivos eletrónicos ligados à corrente, depois de as baterias terem sido carregadas e os aparelhos desconectados. Sabia que um carregador de telefone conectado à tomada, sem estar a ser usado, consome em média 0,26 watts e que, quando esse mesmo dispositivo está ligado com o smartphone com a bateria cheia, o consumo chega aos 2,24 watts? Outra nota: evite deixar a televisão, o micro-ondas e outros aparelhos em modo standby, uma opção que além de gastar energia, diminui a vida útil dos eletrodomésticos.

6. Selecione eletrodomésticos de acordo com a classe energética

Na hora de comprar um novo eletrodoméstico, seja um frigorífico, uma máquina de lavar, um televisor, ou outro aparelho, prefira os da classe energética A e B, mais eficientes do que os que obtêm as restantes classificações (até G). Esta opção pode representar uma poupança significativa no consumo mensal de energia, que a longo prazo tornará a sua casa mais sustentável. 

7. Poupe água sempre que possível

Seja a lavar os dentes, a tomar banho ou a regar o jardim, controle o consumo de água, tanto nas tarefas mais simples do quotidiano, como nas mais exigentes. Se possível, recorra também a autoclismos de dupla descarga, a torneiras e a chuveiros que regulem o fluxo de água e a bombas de calor para aquecimento – são soluções mais eficientes. Além de poupar dinheiro, e de tornar a sua casa mais sustentável, está também a contribuir para a gestão da atual seca que afeta Portugal. Conheça 10 dicas para poupar água (e dinheiro) em casa.

8. Não descure a manutenção do ar condicionado

Para aumentar a eficácia dos sistemas de aquecimento, ventilação ou ar condicionado, não se esqueça de limpá-los e inspecioná-los, pelo menos, uma vez por ano. Ao fazê-lo, estará a garantir que estão a funcionar devidamente, evitando gastos energéticos excessivos e diminuindo os custos mensais. Acione um lembrete no seu calendário, para acautelar que a manutenção é feita na data correta. Não deixe, também, de trocar os filtros do ar condicionado a cada 30 a 90 dias, conforme indicação do fornecedor.

9. Tire o máximo proveito da exposição solar

Potencie a luz natural e a sombra a que a sua casa está exposta. No verão, quando as temperaturas estão altas, baixe as persianas para minimizar a entrada de calor. Por outro lado, no inverno, deixe as janelas abertas para tirar partido do sol. Desde que se sinta confortável, evite ligar o ar condicionado ou o aquecimento. Se está a planear construir, em breve, uma moradia, não se esqueça de garantir a otimização da exposição solar da habitação – tornará a sua casa mais sustentável. 

10. Faça os seus produtos de limpeza

Faça misturas caseiras com produtos como vinagre, bicarbonato de sódio, percarbonato, carbonato de sódio e limão. Além de retirarem a sujidade, serem mais sustentáveis e mais baratas, estas soluções não contêm substâncias tóxicas prejudiciais à saúde, como acontece com muitos produtos de limpeza à venda no mercado. Descubra as mais variadas receitas, com uma simples pesquisa online.

 

Adira à Goldenergy e preserve o ambiente (e a sua carteira)

Adotar um comportamento responsável, investindo num estilo de vida que valorize o ambiente, depende, também, de si. E se a isso somarmos uma motivação extra (pagar menos), tanto melhor. A Goldenergy comercializa eletricidade de origem 100% renovável e oferece 12% de desconto (mais 2%, se for Associado Montepio) no consumo de eletricidade e/ou gás natural, mediante a utilização de um código promocional. O desconto é válido até 31 de outubro de 2022.

Saiba mais

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Torne-se Associado

Saiba mais