10 dicas para poupar no regresso das férias

O regresso às aulas, o regresso ao trabalho, o regresso ao ginásio. Tudo acontece em setembro. E os gastos são mais que muitos. Por isso, aproveite a rentrée para um detox financeiro.
Artigo atualizado a 17-08-2023

Setembro é o mês do regresso às rotinas. Depois das merecidas férias do verão, a rentrée implica gastos adicionais. Se tem filhos, pagar o material escolar ou mudar o guarda-roupa são as prioridades. Mas há outras despesas sazonais, como renovar a fidelização no ginásio. Quaisquer que sejam as suas necessidades, conheça algumas dicas para poupar no regresso das férias.

Poupar no regresso das férias

1. Reutilize o material escolar

Setembro é o mês do regresso às aulas. Comprar o material escolar, escolher a mochila para o novo ano ou encadernar os livros são hábitos que marcam qualquer início de ano letivo. Mas não é preciso renovar todo o material para que o arranque das aulas tenha o mesmo entusiasmo.

Tente consciencializar o seu filho para a necessidade de reciclar. Se o estojo e a mochila do ano anterior ainda estão em boas condições, porque não reutilizá-los? O mesmo se aplica a todos os outros materiais. Faça o inventário do que tem em casa e do que efetivamente precisa de comprar. E espere pelas promoções. Quase todas as grandes superfícies fazem campanhas de “regresso às aulas” semanas antes do início do ano letivo.

2. Candidate o seu filho às residências Montepio U Live

O alojamento universitário é uma das fatias do orçamento mensal das famílias com filhos no ensino superior. Os pais que candidatarem os seus filhos ao Montepio U Live, projeto de residências para estudantes da Associação Mutualista Montepio, podem garantir alojamento de qualidade no centro de Lisboa, Évora, Porto e Braga a um preço médio inferior a 400 euros mensais. Este valor já inclui o acesso à cozinha e zona de estar, lavandaria, limpeza diária das áreas comuns e Internet, num total de 300 quartos disponíveis. Os associados Montepio beneficiam ainda de 10% do valor da mensalidade.

3. Pense a longo prazo no vestuário

O fim das férias é também a altura para preparar o roupeiro para a chegada do outono. A roupa leve começa, gradualmente, a ser substituída por outra um pouco mais quente. Mesmo que tenha muita roupa de reserva há sempre uma ou outra peça que é preciso comprar. Se tiver filhos, sabe que a roupa lhes foge a cada mês que passa. Neste caso, muitas vezes um novo ano implica roupa nova. Aproveite a época de promoções para comprar roupa e acessórios para a estação seguinte, evitando ter de comprar tudo ao preço normal.

4. Encha o depósito com desconto

Pequenas rotinas geram grandes poupanças. Os associados Montepio usufruem de descontos mais vantajosos nas estações de serviço Repsol. Além do habitual desconto de 6 cêntimos por litro, o Cartão Associação Mutualista Montepio Repsol permite-lhe poupar até 12 cêntimos por litro em combustível se abastecer ao fim de semana. Se costuma conduzir até 15 mil km por ano, saiba que poderá poupar 100 euros em combustível. Se ainda não utiliza este cartão, aproveite o mês de setembro – e as mudanças a este associadas – para começar a fazê-lo. Os números falam por si. Em 2021, foram solicitados 71 406 novos cartões AM Montepio_Repsol, um aumento de 129% face ao ano anterior.

5. Reveja os seus seguros

Os seguros levam uma parte importante do orçamento familiar. Renegociá-los é, por isso, essencial para diminuir estes custos. É o caso do seguro do carro, do multirriscos ou do seguro de vida. Comece por analisar as condições das suas apólices e garanta que não há dupla cobertura de seguros. Feito este levantamento, contacte um mediador de seguro para se inteirar das condições que lhe oferecem. A partir daí já tem valores concretos para começar a negociar com os mediadores. Fazer este exercício anualmente pode ajudá-lo a poupar somas interessantes.

6. Poupe um café por dia

Poupar é a melhor forma de se posicionar perante os desafios inesperados. Por mais pequeno que seja o valor, se poupar um pouco por dia vai conseguir um valor interessante no final do ano. Imagine que bebe quatro cafés por dia. Se tomar menos um por dia e poupar o equivalente ao dinheiro que teria gasto conseguirá juntar 255 euros ao longo de um ano. Se preferir, pode fixar um valor de poupança mensal. O importante é que se mantenha fiel ao objetivo, por menor que seja a poupança.

7. Junte os ginásios da família

Terminadas as férias, é altura de voltar às aulas do ginásio. Antes de retomar o seu contrato certifique-se de que está a pagar o menor valor possível. Se vários membros da sua família frequentarem o ginásio pode equacionar juntarem-se todos no mesmo local: muitos têm uma oferta familiar com um preço reduzido. Por outro lado, se está cansado do ginásio ou não consegue ir todas as semanas, é melhor pensar num plano B. Ou passa realmente a ir às aulas, ou cancele a adesão e pratique desportos ao ar livre, como correr ou andar de bicicleta.

8. Utilize o Cartão de Associado

Os associados Montepio beneficiam de milhares de descontos em parceiros de diversas áreas: cultura, saúde, consumo, lazer, bem-estar e turismo. Para usufruir destes benefícios basta apresentar o Cartão de Associado e começar imediatamente a poupar. Muitas famílias marcam para setembro algumas das consultas de rotina dos mais jovens, a tempo de estes entrarem para a escola. O Cartão de Associado garante-lhe um desconto médio superior a 35% em mais de 6 500 unidades de saúde de norte a sul do país e Regiões Autónomas, incluindo nos grupos CUF, HPA Saúde, Laboratórios Germano de Sousa e toda a rede de Prestadores de saúde da AdvanceCare.

9. Leve almoço de casa

Há cada vez mais pessoas a optarem por levar a marmita para o trabalho. Além de garantirem refeições mais saudáveis, podem ainda gerar economias mensais significativas. E nem sequer precisa de um esforço adicional. Basta que, na véspera, confecione o jantar já a pensar na refeição do dia seguinte. Além do almoço, pode levar consigo também snacks preparados para o lanche da manhã ou da tarde. Levar um iogurte ou uma peça de fruta de casa pode poupar-lhe muitos euros ao final do mês.

10. O desporto ideal ao preço certo

Com o início das aulas arrancam também as atividades de lazer. Escolher o desporto certo para o seu filho não é fácil, sobretudo quando estas atividades representam um esforço financeiro mensal. Os associados Montepio beneficiam de descontos muito apelativos num vasto leque de parceiros ligados ao desporto e bem-estar: aulas de natação, andebol, futebol, ténis, surf e yoga. Existem ainda vários ginásios que disponibilizam modalidades desportivas com descontos muito atrativos. Aceda ao site montepio.org para descobrir todos os parceiros Montepio ligados ao desporto e bem-estar e de que forma pode começar a poupar num dos meses mais dispendiosos do ano.

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Mais sobre

Poupança

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Torne-se Associado

Saiba mais