9 formas simples para poupar na cozinha

Preparado para transformar a sua cozinha num espaço de poupança?
Artigo atualizado a 21-10-2022

É na cozinha que se concentra uma grande fatia da despesa do orçamento familiar. Mas é também nesta divisão da casa que podem aplicar-se truques simples e eficazes para economizar. Saiba como poupar na cozinha, sem prejudicar as refeições, o conforto e o bem-estar da sua família.

9 “receitas” para poupar na cozinha

1. Planifique o menu semanal

Planear as refeições que pretende confecionar ao longo da semana ajuda-o a controlar melhor o orçamento disponível para a alimentação. Aproveite e faça também um inventário do que tem no frigorífico e na despensa. Desta forma, terá uma melhor noção dos alimentos que já comprou e que pode aproveitar para as refeições da semana. Por um lado, estes hábitos contribuem para que não desperdice o que já tem em casa e, por outro lado, evitam compras – e gastos – desnecessários.

2. Organize o seu frigorífico

Comprou alimentos que depois acabaram por se estragar lá em casa? Evite estes desperdícios de dinheiro através de uma boa organização do seu frigorífico. Em cada prateleira, deixe espaço entre os vários itens para o frio circular. Caso contrário, a temperatura será inconstante e corre o risco de acelerar o processo de deterioração dos alimentos. Lembre-se ainda de não arrumar alimentos muito vulneráveis ao calor nas prateleiras da porta. Porquê? Esta é a zona mais quente do seu frigorífico, uma vez que a porta é aberta frequentemente. Ou seja, evite colocar neste sítio os ovos ou o leite, por exemplo.

Ao arrumar as prateleiras, disponha os alimentos por ordem de validade. As datas prestes a expirar devem vir para a frente, enquanto os produtos com um maior prazo podem ir lá para trás. Desta forma, consegue evitar que alguns alimentos sejam esquecidos e acabem por se estragar.

3. Cozinhe para várias refeições e congele

Outra forma de poupar na cozinha é confecionar grandes quantidades de alimentos de cada vez. Assim, terá mais refeições prontas, sem esforço. Reserve o que necessita para a refeição do dia e congele o resto para consumir no futuro – sobretudo para aqueles dias em que não tem disposição ou tempo para cozinhar. Conseguirá poupar tempo e, sobretudo, dinheiro, porque evita os custos de confecionar uma nova refeição de raiz.

4. Ligue a máquina de lavar loiça sempre cheia

Se tiver uma máquina de lavar loiça em casa, saiba que esta não é só uma alternativa mais prática do que a lavagem à mão, como também acaba por gastar menos água. No entanto, para conseguir poupar ao máximo, lembre-se de pôr a funcionar a máquina de lavar a loiça apenas quando estiver cheia. Desta forma, vai gastar menos água, menos energia e menos detergente, poupando no número de utilizações.

Tire também partido dos truques de arrumação. Os itens maiores ficam na parte de fora da prateleira e o lado mais sujo deve estar virado para o centro da máquina, de forma a entrar em contacto direto com o detergente. Assegure-se de que as prateleiras não têm loiça a mais, para que a água consiga circular. Uma organização adequada é sinónimo de uma lavagem eficaz. E, se a lavagem for eficaz, não precisará de gastar mais água em loiça que não ficou bem lavada.

Seja à máquina ou à mão, leia cuidadosamente as instruções do detergente que comprou. Grande parte dos consumidores utiliza mais detergente do que o necessário para lavar a loiça, acabando por comprar novas embalagens num curto espaço de tempo.

5. Resista à curiosidade de espreitar o forno

Evite abrir o forno constantemente para conseguir poupar na cozinha. Sabia que abrir a porta de um forno em funcionamento representa uma quebra de calor na ordem dos 25 ºC? Para economizar no consumo de energia deste equipamento, controle o tempo de confeção com o relógio ou espreite através do vidro da porta.

Poderá também desligar o forno alguns minutos antes do tempo total de confeção. Deixe a comida lá dentro, sem abrir a porta. O calor gerado será suficiente para que a sua refeição fique no ponta, sem gastar mais eletricidade.

6. Opte por refeições de “um só tacho”

Escolher receitas de “um só tacho” também lhe permite poupar na cozinha. Estas refeições são cozinhadas apenas com recurso a um tacho ou uma panela, o que significa menos gastos de energia e menos loiça para lavar. Além disso, são receitas que lhe permitem cozinhar para mais pessoas (ou para mais refeições – pode congelar parte do que confecionou), com a mesma quantidade de ingredientes. Compare, por exemplo, uma refeição de frango assado (e acompanhamentos confecionados à parte) com uma refeição de arroz de frango num só tacho. Para esta última, precisará de uma menor quantidade de frango para alimentar o mesmo número de pessoas. Além disso, manter a confeção num só tacho significa também uma receita mais simples: ideal para quem não é um especialista gastronómico ou para quem quer poupar tempo na cozinha.

7. Evite alimentos pré-cortados

Cada vez que, no supermercado, opta por carne já cortada em pedaços, está a despender mais dinheiro que o necessário. A especialista em estratégias de poupança do consumidor, Andrea Woroch, lembra frequentemente que a carne pré-cortada pode custar mais 60% do que uma peça inteira. No caso de pedaços mais pequenos para um uso específico (como carne cortada para fondue, por exemplo), a diferença é ainda maior: o preço pode escalar para mais 300%. Opte por comprar, por exemplo, o frango inteiro e corte-o em casa. No caso da carne de vaca, compre pedaços maiores e, em casa, corte-os de acordo com a dimensão necessária à refeição que tenciona preparar.

8. Reutilize a comida excedente

Dar um novo uso à comida que sobrou das suas refeições permite-lhe poupar na cozinha e incentivar a sua criatividade . Pode, por exemplo, aproveitar as cascas de fruta orgânica para preparar vinagres de fruta. É apreciador de chá? Utilize as saquetas já usadas para dar um sabor especial aos seus cozinhados. Basta juntá-las à água onde vai ferver massa ou arroz para dar um toque diferente e mais sabor ao preparado. Experimente chá verde com massa e deixe o chá de camomila para o arroz.

9. Micro-ondas ou forno?

O micro-ondas é a opção mais eficiente para descongelar ou cozinhar pequenas porções. Já na preparação de grandes refeições, deixe o micro-ondas de lado e opte pelo fogão ou pelo forno. Caso contrário, estará a desperdiçar energia – e, por consequência, dinheiro – num processo que não é o mais adequado para os seus alimentos.

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Mais sobre

Alimentação , Poupança

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Torne-se Associado

Saiba mais