Como reduzir o desperdício alimentar?

Todos os anos, 88 milhões de toneladas dos alimentos produzidos na União Europeia são desperdiçados, segundo dados da Comissão Europeia. Mudar este cenário está nas mãos de todos.
Artigo atualizado a 08-05-2023

Os consumidores finais e as lojas são responsáveis por cerca de 40% do desperdício alimentar anual. Assim, inverter a situação está ao alcance de qualquer pessoa, desde que adote comportamentos mais responsáveis. Os benefícios são muitos. Além de proteger o meio ambiente, economiza dinheiro. Conheça as dicas da Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar (CNCDA) e da Comissão Europeia para contornar este flagelo.

9 dicas para diminuir o desperdício alimentar

1. Planeie as refeições da semana

Este é o passo principal: saber que refeições vai confecionar durante a semana. Antes de sair para abastecer-se, veja os ingredientes que tem na despensa e no frigorífico. De seguida, faça a lista de compras. Não faça compras com fome, pois voltará com mais do que precisa e arrisca desperdiçar comida. Compre frutas e vegetais a granel, em vez de pré-embalados, para comprar exatamente a quantidade que necessita.

2. Tenha atenção aos rótulos

Quando fizer as suas compras, verifique sempre a data de validade. Se comprar um item que não está a prever consumir no curto prazo, opte por comprar um com data de validade maior. É também importante conhecer o significado dos rótulos:

  • “Consumir de preferência antes de…” Os alimentos com esta indicação na embalagem ainda podem ser consumidos depois da data indicada, desde que as condições de acondicionamento sejam respeitadas e a embalagem não esteja danificada. Pode, no entanto, começar a perder sabor e textura. Esta indicação está em inúmeros produtos, como refrigerantes, comida congelada e enlatados. Veja se a embalagem está intacta, se cheira e sabe bem antes de mandar comida fora que já passou a data referida.
  • “Consumir até…”. Os alimentos com esta indicação são altamente perecíveis, como peixe ou carne fresca. Respeite as indicações como “mantenha no frigorífico” ou a temperatura indicada a que devem estar guardados, caso contrário os alimentos estragar-se-ão mais rapidamente e pode arriscar uma intoxicação alimentar. Congelar a comida de forma correta pode aumentar o período de vida do alimento além da data estipulada. Nestas situações certifique-se que segue as instruções da embalagem como “congelar até…” ou “descongelar completamente antes de consumir”.

3. Mantenha o frigorífico em condições

Um frigorífico mal cuidado pode ser responsável por elevado desperdício alimentar. Por isso, esteja atento às condições deste eletrodoméstico, principalmente a temperatura e as vedações do mesmo. Para aumentar a longevidade dos alimentos, sem estragar nem danificar o  sabor, é necessário que a comida esteja armazenada entre 1 a 5 graus centígrados.

4. Respeite as regras de armazenamento

Se comprar comida embalada, siga as instruções de armazenamento para evitar que pereça. Caso não tenha embalagem, há algumas regras a seguir para minimizar o risco de desperdício:

  • Guardar os alimentos no frigorífico assim que possível, para evitar que estejam expostos a temperaturas a que os microorganismos se desenvolvam;
  • Os alimentos perecíveis, como carne e peixe, devem ser mantidos nas zonas mais frias do frigorífico. Depois de estarem cozinhados, pode guardá-los nas zonas menos frias;
  • Não coloque os alimentos cozinhados com os que estão crus, porque ao colocá-los juntos, os crus podem contaminar os cozinhados com microorganismos;
  • Armazenar a comida em caixas fechadas, ou tapá-la com película aderente.

5. Guarde alimentos antigos à frente

Sempre que armazenar alimentos no frigorífico ou armário, coloque os itens mais antigos na linha da frente. Desta forma, reduz o risco de estragar alimentos por não tê-los consumido a tempo.

6. Sirva pequenas porções

Na hora da refeição prefira colocar pequenas quantidades no prato daqueles que estiverem à mesa. Se desejarem repetir, podem voltar a servir-se. Desta forma, cada pessoa come exatamente a quantidade que deseja e não há desperdício alimentar.

7. Aproveite as sobras

Em vez de mandar as sobras das refeições para o lixo, utilize-as para o almoço ou jantar do dia seguinte. No caso de frutas ou legumes que ainda não estão estragados, mas já não estão em condições para ser consumir crus, podem ser utilizados para fazer smoothies ou sopas.

8. Congele comida

Uma das melhores formas de não desperdiçar comida é congelando-a. Por exemplo, se comprar um pão inteiro e comer apenas uma parte, congele o restante. Da mesma forma, pode cozinhar alimentos e congelar para aqueles dias em que chega a casa sem energia para cozinhar. Desta forma aproveita os alimentos e não gasta dinheiro desnecessariamente.

9. Transforme o desperdício em adubo

Se tiver um jardim ou uma horta, pode aproveitar os restos de comida para fazer compostagem, de forma a obter adubo para alimentar a sua terra. É processo simples, económico, ecologicamente sustentável e uma alternativa aos fertilizantes químicos.

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Mais sobre

Alimentação , Casa

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Torne-se Associado

Saiba mais