Conheça 5 formas de poupar energia em sua casa

Quer poupar na fatura da eletricidade e não sabe como? Para reduzir gastos no orçamento familiar, pode começar por mudar alguns hábitos do dia a dia. Diminua os gastos e ajude o ambiente, sem prescindir do conforto.
Artigo atualizado a 25-10-2023

Para poupar energia em casa, comece por prestar uma atenção especial aos equipamentos e eletrodomésticos. Garanta que não há consumos desnecessários ou comportamentos diários poucos sustentáveis. Siga estes cinco conselhos de poupança e diminua os gastos mensais da sua família.

1. Desligue os equipamentos

Manter os equipamentos em standby (em vez de os desligar completamente) é sinónimo de um gasto desnecessário de eletricidade em casa.

Esteja atento, sobretudo, aos equipamentos de informática e de entretenimento. Garanta que estão efetivamente desligados da tomada ou, em alternativa, use tomadas com botão corte-corrente integrado. Lembre-se que nem todos os equipamentos incorretamente desligados emitem uma indicação luminosa (é o caso da televisão, em standby, depois de a desligar através do comando). Outros,  consomem energia mesmo sem luz de presença acesa (off-mode).

Tenha particular cuidado com a box da televisão (ou caixa descodificadora). Ao desligar o consumo standby deste equipamento por um período de vinte horas poderá obter uma poupança de mais de 14 euros por ano, segundo uma análise da DECO.

2. Opte por lâmpadas LED

Sabia que a utilização de lâmpadas de baixo consumo, como as LED, pode representar uma poupança de 80% na conta de energia? Apesar de serem mais caras do que as tradicionais lâmpadas fluorescentes, consomem menos. Uma lâmpada fluorescente compacta de 14 W ligada duas horas por dia, cinco dias por semana e onze meses por ano gasta cerca de um euro e vinte cêntimos de eletricidade por ano. Obtém a mesma luz com uma lâmpada LED de 7 W, com um custo de sessenta cêntimos por ano, de acordo com a DECO.

Além disso, as lâmpadas LED têm uma vida útil mais prolongada. Ao fim de seis anos, todas as LED continuam a garantir luz e com a mesma intensidade, mesmo quando se liga e desliga muitas vezes o interruptor, indica ainda a DECO.

3. Compare preços para poupar energia

O mercado liberalizado do gás e da eletricidade possibilita a existência de vários fornecedores deste tipo de serviços. Tendo isso em conta, comparar os preços praticados pelos vários concorrentes é uma regra de ouro.

Segundo a DECO – Associação de Defesa do Consumidor, escolher a opção mais barata de gás e eletricidade permite a uma família sem filhos economizar 47,86 euros. A associação disponibiliza um simulador online com a melhor opção de tarifa para cada caso, a partir da oferta dos vários fornecedores.

Quando analisar a melhor tarifa de energia para a sua família, tenha em conta que optar por uma tarifa de consumo de energia bi-horária resulta em poupanças significativas. Com uma tarifa bi-horária pode otimizar os seus consumos de energia tendo em conta estas horas de vazio (períodos noturnos e fins-de-semana).

4. Escolha eletrodomésticos eficientes

Na altura de comprar um novo eletrodoméstico, preste atenção à etiqueta de eficiência energética. Esta etiqueta é uma informação obrigatória na venda de alguns equipamentos, como fornos elétricos, frigoríficos, máquinas de lavar e secar roupa ou máquinas de lavar a loiça. Ao analisar a etiqueta de eficiência energética poderá saber a que classe pertence cada equipamento, de A+ a G (respetivamente, do melhor ao pior desempenho energético).

Quanto pior a classificação de um equipamento na etiqueta, maior o consumo de energia e a conta da eletricidade. Contudo, os equipamentos mais eficientes podem também ser os mais caros. Terá de analisar a melhor opção para poupar energia, tendo em conta um equilíbrio entre preço e eficiência.

O site Topten disponibiliza informação online sobre os modelos mais eficientes à venda no mercado português, por tipo de equipamento.

Atenção: Apenas pode comparar etiquetas de eficiência energética entre equipamentos com o mesmo tipo de funções. Caso contrário, não terá uma noção fiável de qual é o modelo com menor consumo de energia.

5. Tenha atenção aos pequenos gestos

Nas contas aos consumos desnecessários de energia, há gestos automáticos que podem custar caro. Altere pequenos hábitos do dia a dia para poupar energia:

  • Planeie as refeições do dia seguinte e passe os alimentos do congelador para o frigorífico. Desta forma, estes alimentos estarão a dar frio ao frigorífico, reduzindo o consumo diário do equipamento em 2%.
  • Evite abrir a porta do frigorífico com frequência. Por cada vez que abre a porta durante 10 segundos, aumenta o consumo energético do frigorífico entre 0,2% e 0,8%. Retire todos os alimentos do frigorífico de uma vez, para cada refeição.
  • Utilize a máquina de lavar loiça apenas quando estiver com carga completa. O mesmo se aplica à máquina de lavar roupa.
  • Aproveite a capacidade do forno e cozinhe vários alimentos ao mesmo tempo. Evite abrir a porta deste eletrodoméstico durante a confeção da refeição.
  • Desligue o forno cinco a 10 minutos antes do tempo previsto de confeção. O calor acumulado vai acabar de cozinhar os alimentos, sem necessidade de mais gastos de energia.
Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Mais sobre

Casa , Poupança

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Torne-se Associado

Saiba mais