Acidentes de trabalho: saiba quanto pode receber do seguro

O seguro de acidentes de trabalho é obrigatório para todos os trabalhadores. Conheça as compensações que pode receber e os valores.
Artigo atualizado a 08-06-2023

A segurança física e a saúde dos trabalhadores é um princípio fundamental do Estado de Direito. Por este motivo, a lei estipula a obrigatoriedade de um seguro de acidentes de trabalho, que assegure a prestação de cuidados médicos e o pagamento de compensações por incapacidade temporária ou permanente.

1. Quem tem direito a seguro de acidentes de trabalho?

Todos os trabalhadores por conta de outrem têm de possuir seguro de acidentes de trabalho, pago pela empresa. Os estagiários, praticantes e aprendizes também estão incluídos.

Este direito abrange igualmente os trabalhadores em teletrabalho. No entanto, para evitar quaisquer dúvidas, torna-se necessário que esse regime seja formalizado. Para esse efeito, a entidade patronal deverá comunicar ao segurador a situação do trabalhador em regime de teletrabalho, com indicação do local onde o trabalho será prestado, bem como do período normal de trabalho.

2. Os trabalhadores independentes também têm de ter seguro?

Sim. Os trabalhadores independentes são obrigados a efetuar um seguro de acidentes de trabalho que garanta, com as devidas adaptações, as prestações definidas para os trabalhadores por conta de outrem e seus familiares. Segundo a legislação, só os trabalhadores independentes cuja produção se destine exclusivamente para consumo próprio ou para a família é que não estão obrigados a contratar este seguro.

3. O que é um acidente de trabalho?

É considerado acidente de trabalho aquele que ocorre no local e no tempo de trabalho e produza direta ou indiretamente lesão corporal, perturbação funcional ou doença de que resulte redução na capacidade de trabalho ou de ganho ou, em casos mais graves, a morte.

Considera-se também acidente de trabalho aquele que ocorre:

  • No trajecto, normalmente utilizado e durante o período ininterrupto habitualmente gasto, de ida e de regresso entre:

    • local de residência e o local de trabalho;
    • quaisquer dos locais já referidos e o local de pagamento da retribuição, ou o local onde deva ser prestada assistência ou tratamento decorrente de acidente de trabalho;
    • o local de trabalho e o de refeição;
    • o local onde, por determinação da entidade empregadora, o trabalhador presta qualquer serviço relacionado com o seu trabalho e as instalações que constituem o seu local de trabalho habitual.
  • Quando o trajecto normal tenha sofrido interrupções ou desvios determinados pela satisfação de necessidades atendíveis do trabalhador, bem como por motivo de força maior ou caso fortuito;
  • No local de trabalho, quando no exercício do direito de reunião ou de actividade de representação dos trabalhadores;
  • Fora do local ou tempo de trabalho, na execução de serviços determinados ou consentidos pela entidade empregadora;
  • Na execução de serviços espontaneamente prestados e de que possa resultar proveito económico para a entidade empregadora;
  • No local de trabalho, quando em frequência de curso de formação profissional ou, fora, quando exista autorização da entidade empregadora;
  • Durante a procura de emprego nos casos de trabalhadores com processo de cessação de contrato de trabalho em curso;
  • No local de pagamento da retribuição;
  • No local onde deva ser prestada qualquer forma de assistência ou tratamento decorrente de acidente de trabalho.

4. Local de trabalho e tempo de trabalho: o que diz a lei?

Considera-se local de trabalho todo o lugar em que o trabalhador se encontra ou deva dirigir-se em virtude do seu trabalho e em que esteja direta ou indiretamente, sujeito ao controlo do empregador. Já por tempo de trabalho entende-se, além do período normal de laboração, o que preceder o seu início, em atos de preparação ou com ele relacionados, e o que se lhe seguir, em atos também com ele relacionados, e ainda as interrupções normais ou forçosas de trabalho.

5. Como se define o grau de incapacidade?

A incapacidade para o trabalho resultante de um acidente de trabalho pode ser:

  • Temporária (parcial ou absoluta);
  • Permanente (parcial, absoluta para o trabalho habitual ou absoluta para todo e qualquer trabalho);

A incapacidade é determinada de acordo com a Tabela Nacional de Incapacidades por Acidentes de Trabalho e Doenças Profissionais.

6. Quais as prestações a que os trabalhadores têm direito?

Em caso de incapacidade, o seguro de acidentes de trabalho contempla dois tipos de prestação:

  • Em espécie: assistência médica, cirúrgica, farmacêutica, hospitalar, despesas de hospedagem, transporte, aparelhos de próteses e ortóteses, desde que necessárias ao restabelecimento do estado de saúde e da capacidade de trabalho e de ganho do sinistrado.
  • Em dinheiro: indemnizações, pensões, prestações e subsídios.

7. Qual o valor da indemnização por incapacidade temporária?

Se ficar impedido de trabalhar por tempo limitado, a indemnização por incapacidade temporária serve de compensação pela perda ou redução de rendimentos durante esse período. Esta indemnização é devida pelo seguro de acidentes de trabalho enquanto estiver em regime de tratamento ambulatório ou de reabilitação profissional. O valor oscila consoante a incapacidade temporária seja absoluta ou parcial:

  • Incapacidade temporária absoluta: indemnização diária igual a 70% da retribuição nos primeiros 12 meses e de 75% no período seguinte.
  • Incapacidade temporária parcial: indemnização diária correspondente a 70% da redução na sua capacidade geral de ganho.

8. Que compensação se recebe em caso de incapacidade permanente?

Caso o acidente resulte em danos permanentes, ou seja, que incapacite o sinistrado de obter rendimentos, este tem direito à pensão por incapacidade permanente, com os seguintes valores:

  • Incapacidade permanente absoluta para todo o trabalho: 80% da retribuição, acrescida de 10% por cada pessoa a cargo, até ao limite dos rendimentos;
  • Incapacidade permanente absoluta para o trabalho habitual: 50% a 70% da retribuição, conforme a maior ou menor capacidade para ter outra profissão;
  • Incapacidade permanente parcial: o valor varia consoante a redução da capacidade resultante do acidente (70%).

Além da pensão, em caso de incapacidade permanente para o trabalho, também recebe uma indemnização em capital. Esta prestação é atribuída uma só vez.

A Associação Portuguesa de Seguradoras disponibiliza um simulador, onde pode simular os valores a receber. Faça as contas.

9. O que é o subsídio por situações de elevada incapacidade permanente?

O trabalhador com incapacidade permanente absoluta ou parcial (igual ou superior a 70%) tem direito a este subsídio. Esta é uma prestação atribuída uma única vez e pode ter os seguintes valores:

  • Incapacidade permanente absoluta para todo o trabalho: igual a 12 vezes o valor de 1,1 IAS;
  • Incapacidade permanente absoluta para o trabalho habitual: entre 70% e 100% de 1,1 IAS, tendo em conta a possibilidade de exercer outra profissão;
  • Incapacidade permanente parcial: corresponde ao produto entre 12 vezes o valor de 1,1 IAS e o grau de incapacidade.

Tome nota

Em 2023, o IAS tem o valor de 480,43 euros.

10. O que é a prestação suplementar para assistência a terceira pessoa?

Esta prestação suplementar é atribuída quando o sinistrado – por incapacidade permanente – precisa de ajuda para as necessidades básicas diárias, necessitando de assistência permanente de outra pessoa. O valor mensal desta prestação tem como limite máximo 1,1 IAS.

11. E se tiver de readaptar a casa?

No caso de incapacidade permanente na sequência de um acidente de trabalho, o seguro de acidentes de trabalho prevê ainda um subsídio para adaptação de habitação. O limite máximo é de 12 vezes o valor de 1,1 IAS.

12. O que é o subsídio para frequência de ações no âmbito da reabilitação profissional?

Se for necessário frequentar ações para reabilitação profissional, o seguro de acidentes de trabalho também cobre essas despesas. Desde que o trabalhador reúna as seguintes condições:

  • Tenha capacidade para desempenhar a profissão (com parecer favorável do perito médico);
  • Tenha direito a indemnização ou pensão por incapacidade devido a acidente de trabalho;
  • Esteja inscrito numa ação ou num curso do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) ou de outra instituição certificada.

O valor máximo mensal é de 1,1 IAS e a duração da formação não pode ser superior a 36 meses.

13. O que acontece em caso de morte?

Se o acidente resultar na morte do trabalhador, a pensão de morte é devida ao cônjuge – ou pessoa que viva em união de facto -, ex-cônjuges, filhos e adotados, ascendentes ou outros parentes que vivam em casa do falecido.

O valor da pensão varia consoante o grau de parentesco:

  • Cônjuge ou unido de facto: 30% da retribuição do sinistrado até à idade da reforma por velhice e 40% a partir dessa data;
  • Ex-cônjuge: o valor é fixado judicialmente em caso de pensão de alimentos;
  • Filhos até aos 18: pode estender-se até aos 22 ou 25 anos, consoante frequentem o ensino secundário ou curso de nível superior. A pensão de morte é equivalente a 20%, 40% ou 50% do ordenado do sinistrado, consoante seja um, dois ou três filhos. Se forem órfãos de pai e mãe, recebem o dobro do valor (no máximo até 80%);
  • Ascendentes e outros parentes: 10% da retribuição do sinistrado. Se não houver outros parentes, o valor aumenta para 15% até à idade da reforma e 20% a partir desta altura.

14. O seguro de acidentes de trabalho também garante despesas de funeral?

Sim. O subsídio de despesas de funeral destina-se a compensar os gastos com o funeral do trabalhador que faleceu devido ao acidente no trabalho. É uma prestação única, de valor equivalente ao total dos gastos com o mesmo, com o limite de 1,1 IAS. Em caso de transladação, o valor duplica. O pedido do subsídio deve ser realizado no prazo máximo de um ano após a despesa e o valor será pago a quem comprovadamente tiver efetuado o pagamento.

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Mais sobre

Emprego , Proteção

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Voltar à página de Descontos

Abasteça com o cartão AM Montepio, associado a uma conta Repsol Move, e beneficie de até 15 cênt./litro em todos os combustíveis: gasóleo e gasolina simples, Repsol Neotech, Autogás e Adblue.

Descontos

Desconto com Repsol Move

  • 9 cênt/litro em combustíveis Neotech, Autogás e Adblue vendido em bomba
  • 7 cênt/litro em combustíveis simples
  • 6 cênt./litro aos fins de semana

Desconto sem Repsol Move

  • 6 cênt/litro em todos os combustíveis
  • 6 cent./litro aos fins de semana

Onde comprar

Como aceder ao seu cartão Repsol digital?

Passo 1 – Instale a aplicação da Associação Mutualista Montepio (IOS e Android) e inicie sessão com o seu N.º de Associado e o seu NIF. Aceda ao menu e clique em “Perfil”;

Passo 2 – Após preenchimento do “Perfil”, clique no ícone de cartões digitais, situado no canto inferior direito;

Passo 3 – Deslize pelos seus cartões digitais até encontrar o seu cartão Associação Montepio/Repsol.

O Cartão que lhe permite poupar mais sempre que abastece

Com o Cartão Associação Mutualista Montepio Repsol é certo que vai poupar mais. Porque além do habitual desconto de 6 cêntimos, este cartão permite acumular outras vantagens em vigor nas estações de serviço aderentes.

São descontos sobre descontos, no caminho de vantagens que é ser nosso Associado.

A quem se destina o Cartão Associação Mutualista Montepio Repsol?

A todos os associados da Associação Mutualista Montepio, maiores de 18 anos e com as quotas em dia. Só é emitido um cartão por Associado. Para usufruir deste desconto, só aplicável em combustível, bastará apresentar o seu Cartão Associação Mutualista Montepio Repsol no ato de pagamento.

Se já é titular de um Cartão Associação Mutualista Montepio Repsol saiba que pode continuar a usufruir destes descontos e vantagens, não sendo necessária a sua substituição.

Qual o valor do desconto?

O valor do desconto é de 6 cêntimos sobre o PVP afixado no posto, imediatamente deduzido ao valor do abastecimento, e constará do recibo emitido.

Os detentores deste cartão poderão também aderir ao programa de fidelização para clientes particulares Repsol Move em qualquer estação de Serviço Repsol. Este programa acumula pontos pelas transações efetuadas, que são convertidos em vales, descontos ou brindes.

Para mais informações sobre este programa de fidelização, contacte a Linha de Apoio Repsol Move 707 200 099 (atendimento personalizado 24 horas, 7 dias por semana) ou escreva para repsolmovept@repsol.com.

Exceções

O desconto não será atribuído se o pagamento for efetuado com o cartão SOLRED, se exceder um dos seguintes limites máximos: 200 Euros diários/800 Euros por mês/3 validações por dia, ou se o Associado optar por usufruir de um outro desconto promocional não acumulável.

Pontos de desconto

Consulte a lista de estações de serviço através do site da Repsol e as respetivas Condições Gerais de utilização.
Os associados titulares do cartão AMMontepio_Repsol podem apresentar o cartão digital, disponível na APP da Associação Montepio, nas estações de serviço Repsol aderentes.

Descontos que andam sempre consigo

Para além do cartão físico, pode ainda utilizar a versão digital do Cartão Repsol na app da AMM. Uma alternativa conveniente que lhe permite usufruir dos descontos em combustível sempre que abastecer.

Condições de utilização

Desconto disponível para associados e familiares.

Consulte aqui as Estações de Serviço aderentes às poupanças de fim de semana.

Condições sujeitas a confirmação prévia junto do parceiro.