Quanto poupei com o Plano Montepio Saúde

Em três anos, os associados Montepio pouparam 13 milhões de euros com o Plano Montepio Saúde. Conheça as histórias, e os números, de quem utiliza regularmente este cartão gratuito e exclusivo para os associados da Associação Mutualista Montepio.
Artigo atualizado a 12-03-2024

Lançado em 2017, o Plano Montepio Saúde já faz parte da vida de muitos associados Montepio, seja em alternativa ou complemento à oferta do Serviço Nacional de Saúde (SNS) seja à oferta de seguros de saúde. Em entrevista ao Ei, três utilizadores regulares do Plano Montepio Saúde explicam as motivações, os benefícios e as estratégias para poupar com este cartão. Descubra estas histórias e, se quiser escrever a sua, torne-se Associado e comece já a poupar na sua saúde.

 

Paula Gonçalves, gestora de 48 anos

Associada desde 2018

Poupança com o Plano Montepio Saúde: 200 euros

A descoberta

“Eu e as minhas filhas tornámo-nos associadas em 2018 e 2019, respetivamente, e começámos logo a utilizar o Plano Montepio Saúde. A facilidade em utilizá-lo, o desconto que obtenho nas consultas e a variedade de médicos pertencentes à Rede de Prestadores Montepio Saúde foram alguns dos argumentos que me convenceram da sua utilidade. E apesar de possuir um seguro de saúde tradicional, as minhas filhas só têm o Plano Montepio Saúde.”

A poupança

“Não sei ao certo quanto poupei com o Plano Montepio Saúde, mas diria que foram cerca de 200 euros. As minhas filhas já o utilizaram em consultas de oftalmologia e nutrição. Eu própria tive uma enorme surpresa num desconto que obtive, através do Plano Montepio Saúde, numa consulta de nutrição. Estava à espera de pagar 90 euros mas a consulta acabou por custar 38 euros. Com o dinheiro que poupei fomos jantar fora e aproveitámos para fazer uma refeição mais saudável.”

O futuro

“Valorizo os descontos e os benefícios do cartão e até penso, eventualmente, em subscrever o Seguro Montepio Saúde. É um cartão bem estruturado e útil pelo que acabei também por recomendá-lo ao meu marido e amigos.”

 

Miguel Oliveira, jornalista de 41 anos

Associado desde 2017

Poupança com o Plano Montepio Saúde: entre 600 e 700 euros

A descoberta

“O Plano Montepio Saúde foi a minha porta de entrada na Associação Montepio, em 2017. Mudei de trabalho e perdi acesso ao seguro de saúde pela primeira vez em dez anos. Deparei-me então com um dilema: aderir a um seguro de saúde tradicional, pagando um prémio elevado, ou custear o total das consultas regulares com os médicos que me seguiam na CUF.”

A poupança

“O Plano Montepio Saúde resolveu o meu problema: não tenho de pagar prémio, uma vez que se trata de um plano de saúde gratuito, e obtenho descontos muito significativos nos meus médicos do sistema privado: pago 37,5 euros por uma consulta de especialidade que, de outra forma, me custaria 88 euros. Também já utilizei o cartão para exames e análises e, nesta fase de pandemia, numa urgência. Não deixei de ir ao SNS, mas consigo conciliar os dois consoante a urgência e situação em que me encontro.”

O futuro

“A pandemia levou-me a repensar algumas das prioridades da minha família e a saúde está entre elas. Estou a ponderar subscrever o novo Seguro Montepio Saúde e alargá-lo ao agregado familiar.”

 

Isabel González, gestora comunicação e marketing de 54 anos

Associada desde 2015 

Poupança com o Plano Montepio Saúde: 1600 euros

A descoberta

“Utilizo o Plano Montepio Saúde desde o seu lançamento – 2017. Na altura não tinha nenhuma proteção de saúde complementar ao SNS e o Plano Montepio Saúde foi a minha principal proteção na realização de exames complementares de diagnóstico e até de cirurgias. A rede de médicos e entidades é excelente e valorizei o facto de não ter período de carência.”

A poupança

“Vivi um período complicado de saúde em 2017 e 2018 e que implicou a realização de muitos exames médicos. O acesso à rede de entidades com parceria com o Plano Montepio Saúde permitiu realizar esses exames de uma forma mais célere e ajustada aos timings de diagnóstico, o que muito contribuiu para o sucesso dos tratamentos. Adicionalmente, permitiu que esse acesso se fizesse a preços mais convenientes (na sua grande maioria mais de 30% abaixo do valor de tabela).”

O futuro

Já sugeri o Plano Montepio Saúde a muitas pessoas. Em primeiro lugar porque a minha experiência tem sido ótima. Depois, porque efetivamente o cartão apresenta vantagens imbatíveis: ausência de carência de utilização e de idade máxima de utilização, apresentando uma rede de prestadores muito interessante.”

Treze milhões de euros

Foi este o valor poupado pelos associados Montepio, em serviços de saúde, nos três primeiros anos do Plano Montepio Saúde. Ao todo, foram mais de 500 mil atos clínicos realizados em hospitais, clinicas, unidades de imagiologia e laboratórios por mais de 67 mil associados, números que comprovam o sucesso deste plano de saúde gratuito e exclusivo da Associação Montepio.

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.
  • Quando se trata de
    saúde, é melhor ter
    um plano

    Somos parte do seu presente
    e do seu futuro. Conheça as soluções que reservámos a pensar na sua saúde e bem-estar.

  • Subscreva o Seguro Montepio Saúde

    Viva mais tranquilo, todos os dias.
    O seguro Montepio Saúde é exclusivo para associados Montepio e permite-lhe aceder a uma vasta rede de serviços de saúde: 24 horas/dia, 365 dias/ano.

    Saiba mais

A nossa oferta

Integrar a Montepio Associação Mutualista também é ter acesso a cuidados de saúde de qualidade. A pensar em si e na sua família, desenvolvemos um alargado leque de soluções de saúde que lhe garantem acompanhamento contínuo e especializado, a preços mais vantajosos.

Plano Montepio Saúde

Plano Montepio Saúde

Exclusivo para associados, e sem custos de adesão ou permanência, dá acesso a uma vasta rede de prestadores de saúde. Não tem limite de idade e de utilização ou período de carência, nem exclui por doenças pré-existentes.

Seguro Montepio Saúde

Seguro Montepio Saúde

Disponibilizado pela Lusitania Companhia de Seguros aos associados titulares do cartão Montepio Saúde, permite aceder a cuidados de saúde e a uma vasta rede de serviços a partir de três coberturas distintas ajustadas às suas necessidades.

Serviços ao domicílio Montepio

Serviços ao domicílio

Levamos os nossos profissionais de saúde até sua casa. Os associados usufruem de vários serviços ao domicílio, entre os quais Médico, Farmácia, Teste COVID-19, Apoio, Acompanhamento, Enfermagem e Fisioterapia.

Teleassistência Montepio

Teleassistência

Disponibilizado pela Residências Montepio, o serviço de Teleassistência protege o utente dentro e fora de casa e garante resposta imediata em situações de emergência. Funciona 24h por dia, durante todo o ano.

Residências para seniores Montepio

Residências para seniores

As instalações da Residências Montepio estão preparadas para cuidar de si e garantir todo o conforto em situações de pós-operatório, recuperação ou de forma permanente e continuada.

Descontos Saúde e bem-estar

Saúde e bem-estar

Na Montepio Associação Mutualista usufrui de descontos e vantagens junto de centenas de parceiros. Conheça-os e comece já a poupar.

Clínica de Saúde - Residências Montepio

Clínica de Saúde

Orientada para cuidados de saúde que promovem o envelhecimento ativo saudável e a recuperação física, a Clínica de Saúde é a nova oferta da Residências Montepio para a área da saúde e bem-estar.

Parceiros estratégicos

  • Montepio Saúde - Germano de Sousa
Outros parceiros

Como aceder ao seu cartão Montepio Saúde na APP?

repsol - passo 1
Passo 1 – Instale a aplicação do Montepio Associação Mutualista (IOS e Android) e inicie sessão com o seu N.º de Associado (ex: E00000000) e o seu NIF. Aceda ao menu e clique em “Perfil”.
Passo 2 – Após preenchimento do “Perfil”, clique no ícone de cartões digitais, situado no canto inferior direito.
Passo 3 – Deslize pelos seus cartões digitais até encontrar o seu cartão Montepio Saúde.
  1. Ainda não sou Associado. Posso subscrever o Seguro Montepio Saúde?

  2. Não. O Seguro Montepio Saúde é exclusivo para Associados.

  3. Como posso usufruir de descontos ao subscrever o Seguro Montepio Saúde?

  4. Os Associados usufruem até 20% de desconto no Seguro Montepio Saúde, numa lógica crescente de membros do seu agregado familiar incluídos no seguro. A percentagem de desconto é a seguinte: 5% (duas pessoas), 10% (três pessoas), 15% (quatro pessoas) e 20% (cinco pessoas).

  5. Gostaria de aderir ao Plano Montepio Saúde. Como posso fazê-lo e qual o preço?

  6. O Plano Montepio Saúde é um benefício disponibilizado pelo Montepio Associação Mutualista a todos os Associados. Trata-se de um plano de saúde gratuito, sem limite de idade, período de carência ou exclusão por doenças pré-existentes. Para aceder aos benefícios do Plano Montepio Saúde basta apresentar o seu Cartão de Associado nos prestadores de saúde aderentes.

  7. Como aceder ao meu cartão Montepio Saúde na App?

  8. Passo 1 – Instale a aplicação do Montepio Associação Mutualista (IOS e Android) e inicie sessão com o seu N.º de Associado (ex: E00000000) e o seu NIF. Aceda ao menu e clique em “Perfil”.

    Passo 2 – Após preenchimento do “Perfil”, clique no ícone de cartões digitais, situado no canto inferior direito.

    Passo 3 – Deslize pelos seus cartões digitais até encontrar o seu cartão Montepio Saúde.

  9. O que preciso para usufruir do serviço Médico online?

  10. Tem de ser Associado, ter o Plano Montepio Saúde e ter ligação à internet durante a consulta (via computador, tablet ou telemóvel).

  11. Que concelhos estão abrangidos pelo serviço Farmácia ao Domicílio?

  12. Lisboa, Amadora, Loures, Odivelas, Sintra, Oeiras, Cascais, Almada, Seixal, Sesimbra, Barreiro, Moita, Montijo, Alcochete, Palmela, Setúbal e Porto.

  13. Tenho de ser Associado para usufruir dos serviços da Residências Montepio?

  14. Não, mas os Associados beneficiam de descontos nos centros residenciais da Residências Montepio, assim como nos serviços de Teleassistência, SAD (Serviço de Apoio Domiciliário) e recuperação respiratória pós-Covid 19.

  15. Quais os principais parceiros de saúde dos projetos de saúde do Montepio Associação Mutualista?

  16. Advancecare, CUF, Grupo HPA, União das Misericórdias Portuguesas e Lusitania – Companhia de Seguros.

  17. Qual a experiência do Montepio Associação Mutualista na disponibilização de produtos de saúde?

  18. A ligação do Montepio Associação Mutualista à área da saúde e bem-estar vem de longa data, nomeadamente através da disponibilização de descontos em parceiros localizados em todo o país, através de projetos e entidades como a Redemut, o Plano Montepio Saúde, o Seguro Montepio Saúde, a Residências Montepio ou a Lusitania – Companhia de Seguros. A experiência acumulada dos congéneres mutualistas europeus, parceiros da AIM e especializados na área da saúde, veio reforçar, na segunda década do século XXI, a competência do Montepio Associação Mutualista neste setor.

Ainda não é Associado

Saiba mais