Reavaliação do abono de família: como pedir online

O rendimento ou a composição do seu agregado familiar sofreu alterações? Nesse caso, deve pedir a reavaliação do abono de família. Explicamos o que deve fazer.
Artigo atualizado a 27-03-2023

O valor do abono de família depende do rendimento e da composição do agregado familiar da criança ou do jovem. Por isso, sempre que se verificar alguma alteração nestes critérios, por exemplo, por motivo de desemprego ou nascimento de um filho, deve pedir-se a reavaliação do abono de família. A forma mais simples e célere de apresentar este pedido é através da Segurança Social Direta. Se reúne as condições para pedir a reavaliação do abono de família, explicamos o que fazer, passo a passo.

Como pedir a reavaliação do escalão do abono de família online?

Para pedir a reavaliação do escalão do abono de família através da Segurança Social Direta siga os seguintes passos:

Passo 1

Aceda à Segurança Social Direta, e autentique-se nesta plataforma. Pode fazê-lo inserindo o seu Número de Identificação da Segurança Social (NISS) e a palavra-chave. Também pode autenticar-se através do Cartão de Cidadão ou da Chave Móvel Digital.

Reavaliação do escalão do abono de família

Passo 2

No menu, clique em “Família” e depois escolha a opção “Abono de família e de pré-natal”.

Passo 3

Na página “Abono de família e de pré-natal”, clique em “Pedir e consultar”.

Reavaliação do escalão do abono de família

Passo 4

Em seguida, é apresentada uma lista de todos os pedidos de abono de família e de abono pré-natal. Para prosseguir, clique em “Pedir reavaliação do abono de família”.

Passo 5

Na página com o resumo das condições de reavaliação do abono de família, se concordar, prima em “Autorizo e Certifico”.

Passo 6

Altere as informações sobre o seu agregado familiar (se foi este o motivo do pedido de reavaliação do abono de família). Aqui, pode:

  • Registar a habitação do agregado familiar;
  • Adicionar elementos ao agregado familiar. Nesse caso, são necessárias as credenciais de acesso à Segurança Social Direta desses elementos (NISS e palavra-passe);
  • Alterar relação familiar;
  • Marcar como ausente;
  • Remover um elemento ao agregado familiar (por exemplo, em caso de divórcio).

Depois de alterar o agregado familiar, pressione em “Próximo Passo: rendimentos” e confirme a alteração que efetuou ao agregado familiar, clicando em “Sim”.

Reavaliação do escalão do abono de família

Reavaliação do escalão do abono de família

Passo 7

Registe os novos rendimentos do seu agregado familiar (se foi este o motivo do pedido de reavaliação do abono de família). Para tal, selecione a categoria de rendimentos. Seguidamente, clique em “Adicionar rendimentos ou património”.

Passo 8

Selecione o “NISS” do titular dos rendimentos e indique  a “Periodicidade”, a “Natureza”, a “Subnatureza” e o “Valor ilíquido mensal”. Após preencher todos os campos, prima em “Adicionar rendimento”.

Reavaliação do escalão do abono de família

Durante o processo de registo dos rendimentos, poderá efetuar as seguintes ações: “Consultar rendimento”, “Alterar rendimento” e “Anular rendimento”.

Tenha atenção que a natureza “Património mobiliário” é de preenchimento obrigatório. Deve, assim, preencher esta informação, mesmo que não possua quaisquer rendimentos. Caso contrário, não poderá avançar.

Passo 9

Para adicionar o património mobiliário, clique em “Adicionar património mobiliário (valores bancários e ativos financeiros)”.

Passo 10

Selecione o “NISS” do titular do património mobiliário e indique o “Período” e o “Valor”. Se o titular do NISS não possuir qualquer património mobiliário, coloque um visto em “Sem património mobiliário a declarar”.

Após o preenchimento, clique em “Adicionar património”.

Passo 11

Para concluir o pedido de reavaliação do escalão do abono de família, pressione em “Submeter pedido”.

Reavaliação do escalão do abono de família

Pode obter uma confirmação do pedido, clicando em “Imprimir comprovativo”.

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Torne-se Associado

Saiba mais