5 benefícios do ioga para bebés

Participar numa aula de ioga não é um privilégio só para os adultos. Conheça 5 benefícios do ioga para bebés e coloque esta atividade no topo da lista de experiências a realizar com os mais jovens de casa.
Artigo atualizado a 03-11-2021

O ioga é uma modalidade inclusiva cujos benefícios globais são reconhecidos: melhora a flexibilidade, a postura e a concentração, tonifica os músculos, ajuda a gerir o stress e a respiração, beneficia o coração e sistema imunitário e combate a depressão. Nem todos sabem, porém, que esta é uma atividade que pode ser praticada por todas as idades, dos bebés até aos seniores.

No caso do ioga para bebés, os benefícios vão muito além do desenvolvimento físico e mental dos petizes. “O ioga para bebés ajuda pais e filhos a conhecerem-se melhor, em diferentes situações, através de uma comunicação não verbal”, afirma Raquel Tuna, professora de ioga responsável pela atividade no espaço mutualista atmosfera m Lisboa.

Quando dá aulas de ioga para bebés, Raquel começa por promover a tranquilidade entre pais e filhos: controlar a respiração e fazer alguns alongamentos. “Os pais também aprendem alguns princípios do ioga. Com pais felizes, os bebés ficam tranquilos”, afirma.

A partir de que idade começa o ioga para bebés?

As aulas de ioga para bebés aceitam crianças a partir dos 2 ou 3 meses, sendo sempre acompanhadas pelos pais. A partir dos 3 ou 4 anos, a atividade evolui para ioga para crianças. “Após o nascimento, e se o bebé e a mãe estão bem, podem começar a praticar ioga através do toque, da pele com pele, para o bebé ficar tranquilo e relaxado”, admite Clarisse Silveira, professora de ioga responsável pela atividade na atmosfera m Porto.

Qual a diferença entre ioga para bebés e ioga para crianças?

No ioga para bebés, os jovens são acompanhados pelos pais ou por um adulto de referência. Além da questão de segurança, esta proximidade promove um maior vínculo entre ambos. É importante estabelecer uma rotina, para o bebé se sentir num espaço seguro. “Trabalhamos o estímulo dos sentidos, com recurso a músicas, e os movimentos simples e harmoniosos”, revela Raquel Tuna.

No ioga para crianças há um estímulo diferente e adaptado às necessidades desta fase de crescimento. “A criança precisa de segurança, entrar num espaço em que não conhece os pares e o adulto que orienta a atividade. Estar sozinha e confiar para desfrutar de forma prazerosa. É necessária maturidade”, admite Clarisse Silveira.

5 benefícios do ioga para bebés

1. Reforça a ligação entre bebés e pais

O ioga promove a interação e o vínculo entre pais e bebés. “Por vezes, os pais encontram-se em piloto automático nos cuidados ao bebé. Ao criar um tempo de paragem e dedicação exclusiva, numa aula de ioga, há espaço para os dois se conhecerem e sentirem-se”, explica Raquel Tuna.

2. Estimula a inteligência cognitiva e emocional

Os bebés aprendem pela observação e pelo ouvir. “Receber estímulos agradáveis, e tempo de calma, possibilita um crescimento mais harmonioso”, garante Raquel Tuna. “É um deleite poder observar a reação das crianças às músicas, às histórias. Sobretudo na fase de relaxamento ou quando se fazem massagens entre pais e filhos, há um carinho que transborda”, conclui.

3. Promove um sono mais calmo

As horas de sono contribuem para o bom desenvolvimento e saúde dos bebés. Os exercícios de ioga estimulam e relaxam o bebé, tornando o padrão de sono mais regular e calmo. “Os exercícios vão ajudar o bebé a ficar mais sereno em casa, mais tranquilo. Aliviam as cólicas, no caso dos bebés mais pequeninos, ajudam no sono, no bom funcionamento e desenvolvimento do corpo”, explica Clarisse Silveira, que começou a fazer ioga com os filhos quando estes tinham apenas 15 dias de idade.

4. Trabalha a coordenação motora e de equilíbrio

O ioga desenvolve a motricidade do bebé, encoraja o movimento espontâneo e estimula todos os sentidos. “Ao alongar o corpo e sistema muscular dos bebés, o ioga liberta as suas tensões”, afirma Raquel Tuna. “Há bebés”, acrescenta Clarisse Silveira, “que mostram interesse por determinada postura e se colocam logo deitados ou sentados. Outros que, quando me encontram noutro contexto, exemplificam uma postura. Elevar a perna e o pé, por exemplo”.

5. Ajuda o bebé na transição para outros estágios de desenvolvimento

Ao desenvolver a consciência espacial e a confiança física dos bebés, o ioga ajuda-os na transição para outros estágios de desenvolvimento. “O bebé chega feliz e curioso e acompanha a aula com entusiasmo”, concluiu Raquel Tuna.

Ioga para bebés no espaço atmosfera m

Se está em Lisboa ou no Porto, fique atento à programação dos espaços atmosfera m das respetivas cidades e participe, com as suas crianças, numa aula de ioga para bebés ou para crianças. Os espaços, serenos e confortáveis, permitem realizar aulas em ótimas condições. “O espaço é muito agradável, acolhedor, a temperatura é sempre a ideal”, explica Clarisse Silveira. Aceda também às Experiências Montepio, no site montepio.org, para descobrir esta e outras atividades para realizar em família, relacionadas ou não com o desporto e bem-estar.

Ler mais

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.
  • Quando se trata de
    saúde, é melhor ter
    um plano

    SOMOS PARTE DO SEU PRESENTE
    E DO SEU FUTURO.

    CONHEÇA AS SOLUÇÕES QUE RESERVÁMOS A PENSAR

    NA SUA SAÚDE E BEM-ESTAR.

  • Subscreva o Seguro Montepio Saúde

    VIVA MAIS TRANQUILO, TODOS OS DIAS.
    O SEGURO MONTEPIO SAÚDE É EXCLUSIVO PARA ASSOCIADOS MONTEPIO E PERMITE-LHE ACEDER A UMA VASTA REDE DE SERVIÇOS DE SAÚDE: 24 HORAS/DIA, 365 DIAS/ANO.

    Saiba mais

A nossa oferta

Integrar a Associação Montepio também é ter acesso a cuidados de saúde de qualidade. A pensar em si e na sua família, desenvolvemos um alargado leque de soluções de saúde que lhe garantem acompanhamento contínuo e especializado, a preços mais vantajosos.

Plano Montepio Saúde

Plano Montepio Saúde

Exclusivo para associados Montepio, e sem custos de adesão ou permanência, dá acesso a uma vasta rede de prestadores de saúde. Não tem limite de idade e de utilização ou período de carência, nem exclui por doenças pré-existentes.

Seguro Montepio Saúde

Seguro Montepio Saúde

Disponibilizado pela Lusitania Companhia de Seguros aos associados Montepio titulares do cartão Montepio Saúde, permite aceder a cuidados de saúde e a uma vasta rede de serviços a partir de três coberturas distintas ajustadas às suas necessidades.

Serviços ao domicílio Montepio

Serviços ao domicílio

Levamos os nossos profissionais de saúde até sua casa. Os associados Montepio usufruem de vários serviços ao domicílio, entre os quais Médico, Farmácia, Teste COVID-19, Apoio, Acompanhamento, Enfermagem e Fisioterapia.

Teleassistência Montepio

Teleassistência

Disponibilizado pela Residências Montepio, o serviço de Teleassistência protege o utente dentro e fora de casa e garante resposta imediata em situações de emergência. Funciona 24h por dia, durante todo o ano.

Residências para seniores Montepio

Residências para seniores

As instalações da Residências Montepio estão preparadas para cuidar de si e garantir todo o conforto em situações de pós-operatório, recuperação ou de forma permanente e continuada.

Descontos Saúde e bem-estar

Saúde e bem-estar

Na Associação Montepio usufrui de descontos e vantagens junto de centenas de parceiros. Conheça-os e comece já a poupar.

Clínica de Saúde - Residências Montepio

Clínica de Saúde

Orientada para cuidados de saúde que promovem o envelhecimento ativo saudável e a recuperação física, a Clínica de Saúde é a nova oferta da Residências Montepio para a área da saúde e bem-estar.

Parceiros estratégicos

  • Montepio Saúde - Germano de Sousa
Outros parceiros
Montepio Saúde - AdvanceCare
Montepio Saúde - Lusitania
Montepio Saúde - Residências Montepio

Como aceder ao seu cartão Montepio Saúde na APP?

repsol - passo 1
Passo 1 – Instale a aplicação da Associação Mutualista Montepio (IOS e Android) e inicie sessão com o seu N.º de Associado (ex: E00000000) e o seu NIF. Aceda ao menu e clique em “Perfil”.
Passo 2 – Após preenchimento do “Perfil”, clique no ícone de cartões digitais, situado no canto inferior direito.
Passo 3 – Deslize pelos seus cartões digitais até encontrar o seu cartão Montepio Saúde.
  1. Ainda não sou Associado Montepio. Posso subscrever o Seguro Montepio Saúde?

  2. Não. O Seguro Montepio Saúde é exclusivo para associados Montepio.

  3. Como posso usufruir de descontos ao subscrever o Seguro Montepio Saúde?

  4. Os associados Montepio usufruem até 20% de desconto no Seguro Montepio Saúde, numa lógica crescente de membros do seu agregado familiar incluídos no seguro. A percentagem de desconto é a seguinte: 5% (duas pessoas), 10% (três pessoas), 15% (quatro pessoas) e 20% (cinco pessoas).

  5. Gostaria de aderir ao Plano Montepio Saúde. Como posso fazê-lo e qual o preço?

  6. O Plano Montepio Saúde é um benefício disponibilizado pela Associação Montepio a todos os associados. Trata-se de um plano de saúde gratuito, sem limite de idade, período de carência ou exclusão por doenças pré-existentes. Para aceder aos benefícios do Plano Montepio Saúde basta apresentar o seu Cartão de Associado nos prestadores de saúde aderentes.

  7. Como aceder ao meu cartão Montepio Saúde na App?

  8. Passo 1 – Instale a aplicação da Associação Mutualista Montepio (IOS e Android) e inicie sessão com o seu N.º de Associado (ex: E00000000) e o seu NIF. Aceda ao menu e clique em “Perfil”.

    Passo 2 – Após preenchimento do “Perfil”, clique no ícone de cartões digitais, situado no canto inferior direito.

    Passo 3 – Deslize pelos seus cartões digitais até encontrar o seu cartão Montepio Saúde.

  9. O que preciso para usufruir do serviço Médico online?

  10. Tem de ser Associado Montepio, ter o Plano Montepio Saúde e ter ligação à internet durante a consulta (via computador, tablet ou telemóvel).

  11. Que concelhos estão abrangidos pelo serviço Farmácia ao Domicílio?

  12. Lisboa, Amadora, Loures, Odivelas, Sintra, Oeiras, Cascais, Almada, Seixal, Sesimbra, Barreiro, Moita, Montijo, Alcochete, Palmela, Setúbal e Porto.

  13. Tenho de ser Associado para usufruir dos serviços da Residências Montepio?

  14. Não, mas os associados Montepio beneficiam de descontos nos centros residenciais da Residências Montepio, assim como nos serviços de Teleassistência, SAD (Serviço de Apoio Domiciliário) e recuperação respiratória pós-Covid 19.

  15. Quais os principais parceiros de saúde dos projetos de saúde da Associação Montepio?

  16. Advancecare, CUF, Grupo HPA, União das Misericórdias Portuguesas e Lusitania – Companhia de Seguros.

  17. Qual a experiência da Associação Montepio na disponibilização de produtos de saúde?

  18. A ligação da Associação Montepio à área da saúde e bem-estar vem de longa data, nomeadamente através da disponibilização de descontos em parceiros localizados em todo o país, através de projetos e entidades como a Redemut, o Plano Montepio Saúde, o Seguro Montepio Saúde, a Residências Montepio ou a Lusitania – Companhia de Seguros. A experiência acumulada dos congéneres mutualistas europeus, parceiros da AIM e especializados na área da saúde, veio reforçar, na segunda década do século XXI, a competência da Associação Montepio neste setor.

Ainda não é Associado

Saiba mais