5 benefícios do yoga para bebés

Participar numa aula de ioga não é um privilégio só para os adultos. Conheça 5 benefícios do ioga para bebés e coloque esta atividade no topo da lista de experiências a realizar com os mais jovens de casa.
Artigo atualizado a 05-06-2023
×

Torne o seu filho Associado

Clique aqui

O yoga é uma modalidade inclusiva cujos benefícios globais são reconhecidos: melhora a flexibilidade, a postura e a concentração, tonifica os músculos, ajuda a gerir o stress e a respiração, beneficia o coração e sistema imunitário e combate a depressão. Nem todos sabem, porém, que esta é uma atividade que pode ser praticada por todas as idades, dos bebés até aos seniores.

No caso do yoga para bebés, os benefícios vão muito além do desenvolvimento físico e mental dos petizes. “O yoga para bebés ajuda pais e filhos a conhecerem-se melhor, em diferentes situações, através de uma comunicação não verbal”, afirma Raquel Tuna, professora de yoga responsável pela atividade no espaço mutualista atmosfera m Lisboa.

Quando dá aulas de yoga para bebés, Raquel começa por promover a tranquilidade entre pais e filhos: controlar a respiração e fazer alguns alongamentos. “Os pais também aprendem alguns princípios do yoga. Com pais felizes, os bebés ficam tranquilos”, afirma.

A partir de que idade começa o yoga para bebés?

As aulas de yoga para bebés aceitam crianças a partir dos 2 ou 3 meses, sendo sempre acompanhadas pelos pais. A partir dos 3 ou 4 anos, a atividade evolui para yoga para crianças. “Após o nascimento, e se o bebé e a mãe estão bem, podem começar a praticar yoga através do toque, da pele com pele, para o bebé ficar tranquilo e relaxado”, admite Clarisse Silveira, professora de yoga responsável pela atividade na atmosfera m Porto.

Qual a diferença entre yoga para bebés e yoga para crianças?

No yoga para bebés, os jovens são acompanhados pelos pais ou por um adulto de referência. Além da questão de segurança, esta proximidade promove um maior vínculo entre ambos. É importante estabelecer uma rotina, para o bebé se sentir num espaço seguro. “Trabalhamos o estímulo dos sentidos, com recurso a músicas, e os movimentos simples e harmoniosos”, revela Raquel Tuna.

No yoga para crianças há um estímulo diferente e adaptado às necessidades desta fase de crescimento. “A criança precisa de segurança, entrar num espaço em que não conhece os pares e o adulto que orienta a atividade. Estar sozinha e confiar para desfrutar de forma prazerosa. É necessária maturidade”, admite Clarisse Silveira.

5 benefícios do yoga para bebés

1. Reforça a ligação entre bebés e pais

O yoga promove a interação e o vínculo entre pais e bebés. “Por vezes, os pais encontram-se em piloto automático nos cuidados ao bebé. Ao criar um tempo de paragem e dedicação exclusiva, numa aula de yoga, há espaço para os dois se conhecerem e sentirem-se”, explica Raquel Tuna.

2. Estimula a inteligência cognitiva e emocional

Os bebés aprendem pela observação e pelo ouvir. “Receber estímulos agradáveis, e tempo de calma, possibilita um crescimento mais harmonioso”, garante Raquel Tuna. “É um deleite poder observar a reação das crianças às músicas, às histórias. Sobretudo na fase de relaxamento ou quando se fazem massagens entre pais e filhos, há um carinho que transborda”, conclui.

3. Promove um sono mais calmo

As horas de sono contribuem para o bom desenvolvimento e saúde dos bebés. Os exercícios de yoga estimulam e relaxam o bebé, tornando o padrão de sono mais regular e calmo. “Os exercícios vão ajudar o bebé a ficar mais sereno em casa, mais tranquilo. Aliviam as cólicas, no caso dos bebés mais pequeninos, ajudam no sono, no bom funcionamento e desenvolvimento do corpo”, explica Clarisse Silveira, que começou a fazer yoga com os filhos quando estes tinham apenas 15 dias de idade.

4. Trabalha a coordenação motora e de equilíbrio

O yoga desenvolve a motricidade do bebé, encoraja o movimento espontâneo e estimula todos os sentidos. “Ao alongar o corpo e sistema muscular dos bebés, o yoga liberta as suas tensões”, afirma Raquel Tuna. “Há bebés”, acrescenta Clarisse Silveira, “que mostram interesse por determinada postura e se colocam logo deitados ou sentados. Outros que, quando me encontram noutro contexto, exemplificam uma postura. Elevar a perna e o pé, por exemplo”.

5. Ajuda o bebé na transição para outros estágios de desenvolvimento

Ao desenvolver a consciência espacial e a confiança física dos bebés, o yoga ajuda-os na transição para outros estágios de desenvolvimento. “O bebé chega feliz e curioso e acompanha a aula com entusiasmo”, concluiu Raquel Tuna.

Yoga para bebés no espaço atmosfera m

Se está em Lisboa ou no Porto, fique atento à programação dos espaços atmosfera m das respetivas cidades e participe, com as suas crianças, numa aula de yoga para bebés ou para crianças. Os espaços, serenos e confortáveis, permitem realizar aulas em ótimas condições. “O espaço é muito agradável, acolhedor, a temperatura é sempre a ideal”, explica Clarisse Silveira. Aceda também às Experiências Montepio, no site montepio.org, para descobrir esta e outras atividades para realizar em família, relacionadas ou não com o desporto e bem-estar.

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.