Vacinas da gripe e da COVID-19: quem deve ser vacinado, onde e como agendar

Começou a campanha de vacinação sazonal outono-inverno 2023-2024. Esclareça todas as dúvidas sobre a toma das vacinas da gripe e da COVID-19.
Artigo atualizado a 12-01-2024

A campanha de vacinação sazonal outono-inverno 2023-2024 está a decorrer e destina-se à administração das vacinas da gripe e da COVID-19. O objetivo é maximizar a proteção das populações mais vulneráveis e com patologias de risco, contribuindo para evitar a doença grave, a hospitalização e a morte. Pela primeira vez, a vacina da COVID-19 pode ser administrada em farmácias. Saiba, neste artigo, o essencial sobre esta campanha de vacinação.

Quem deve ser vacinado?

A toma destas vacinas é aconselhada às seguintes pessoas, independentemente da gratuitidade:

  • Pessoas com mais de 50 anos, no caso da vacina da gripe (desde 15 de janeiro de 2024);
  • Pessoas com mais de 18 anos, no caso da vacina da COVID-19 (desde 15 de janeiro de 2024);
  • Profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados;
    Grávidas;
  • Residentes em estruturas residenciais para pessoas idosas (ERPI);
  • Doentes em unidades de cuidados continuados;
  • Utente apoiados no domicílio por equipas de enfermagem das unidades funcionais prestadoras de cuidados de saúde ou com apoio domiciliário dos hospitais do SNS;
  • Profissionais e reclusos em estabelecimentos prisionais;
  • Doentes crónicos e imunodeprimidos com 6 ou mais meses de idade (vacina da gripe);
  • Pessoas com 5 ou mais anos de idade, com patologias de risco definidas, como doença pulmonar crónica, doença cardiovascular ou diabetes (vacina da COVID-19).

A vacinação é gratuita?

As vacinas contra a gripe e a COVID-19 são gratuitas para os grupos prioritários definidos pela Direção-Geral da Saúde (DGS) em função do risco de desenvolver doença grave, hospitalização ou morte. Podem ainda receber gratuitamente a vacina da gripe as pessoas com mais de 50 anos de idade. Quanto à vacina da Covid-19, também está disponível, de forma gratuita, para as pessoas com mais de 18 anos de idade.

É necessário apresentar receita médica?

As pessoas abrangidas pela vacinação gratuita não necessitam de apresentar prescrição médica. Já as restantes são obrigadas a fazê-lo.

Onde é feita a vacinação?

A inoculação com as vacinas da gripe e da COVID-19 está disponível em três locais distintos. A saber:

Farmácias

Pessoas com mais de 50 anos de idade (vacina da gripe) ou 18 anos de idade (COVID-19) sem problemas de saúde nem história de reação de hipersensibilidade ou reações adversas graves após vacinação anterior.

Centros de saúde

Doentes de risco entre os seis meses e os 59 anos de idade, pessoas com 60 ou mais anos de idade nunca vacinadas contra a COVID-19 ou com reação de hipersensibilidade ou reações adversas graves após vacinação anterior, profissionais dos serviços de saúde (públicos e privados) e de outros serviços prestadores de cuidados de saúde, bombeiros com contacto direto com pessoas consideradas com elevado risco de desenvolver complicações pós-infeção gripal e profissionais dos estabelecimentos prisionais.

Fora das unidades de cuidados de saúde

Pessoas institucionalizadas, em lares, em unidades de cuidados continuados integrados ou em prisões.

As vacinas podem ser administradas em qualquer farmácia?

A adesão à campanha de vacinação contra a gripe e a COVID-19 por parte das farmácias é voluntária. A listagem das farmácias aderentes está disponível para consulta no localizador de farmácias.

É necessário agendar a vacinação?

Sim. Nas farmácias, é necessária marcação prévia. O agendamento pode ser feito diretamente nestes estabelecimentos (presencialmente ou por telefone) ou online, aqui.

Quem vai ser chamado para tomar as vacinas?

Os utentes que integram os grupos prioritários definidos e com idade inferior a 60 anos vão receber uma SMS para agendarem a sua vacinação, à semelhança do que aconteceu nas campanhas anteriores.

As duas vacinas são administradas em simultâneo?

As vacinas da gripe e da COVID-19 são tomadas simultaneamente. Pode, no entanto, ser administrada uma vacina e, algum tempo depois, a outra, sem necessidade de respeitar qualquer intervalo específico no caso particular destas duas vacinas.

É possível tomar apenas uma das vacinas?

A administração das duas vacinas é altamente recomendada. Porém, a pessoa pode optar por tomar apenas uma.

Os dados das vacinas ficam registados no boletim vacinal?

Sim. As vacinas administradas no âmbito do SNS ou nas farmácias são registadas no momento da inoculação, no boletim vacinal eletrónico.

Que vacinas contra a gripe estão disponíveis?

Estão disponíveis vacinas contra a gripe tetravalentes inativadas, a saber:

No SNS

  • Influvac Tetra
  • Efluelda, vacina de dose elevada (exclusiva para residentes em ERPI)

Nas farmácias

  • Influvac Tetra
  • Vaxigrip Tetra
  • Efluelda

Qual é o preço?

As vacinas Influvac Tetra e Vaxigrip Tetra custam, cada uma, 8,88 euros, para utentes do regime geral, ou 6,77 euros, no caso do regime especial para pensionistas.

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Mais sobre

Saúde

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Torne-se Associado

Saiba mais