Campanha de vacinação contra a gripe e a covid-19: regras em 2024-2025
A Direção-Geral da Saúde (DGS) já publicou as regras relativas à campanha de vacinação sazonal do outono-inverno de 2024-2025 contra a gripe e a covid-19. À semelhança da época anterior, as vacinas estão disponíveis nas unidades de saúde do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e nas farmácias comunitárias.
O que muda na campanha de vacinação sazonal do outono-inverno de 2024-2025?
A vacina contra a gripe de dose elevada passa a estar disponível para pessoas com 85 anos de idade ou mais, além das pessoas residentes em Estruturas Residenciais para Idosos (ERPI), similares e Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI). A vacina será administrada exclusivamente nas unidades de saúde do SNS.
Por que razão é recomendada a vacinação sazonal?
A administração de uma nova dose das vacinas na época do outono-inverno (em que há maior circulação de vírus respiratórios) é “essencial para evitar infeções por estes vírus que resultem em doença grave, internamento e morte, diminuindo-se de forma relevante a sobrecarga dos serviços de saúde”, pode ler-se no comunicado do Serviço Nacional de Saúde.
Quem deve tomar as vacinas contra a gripe e a covid-19?
Segundo o SNS24, a vacinação sazonal contra a gripe e a covid-19 é recomendada e gratuita para a população mais vulnerável. Incluem-se, assim:
Vacinação contra a gripe
- Pessoas com 60 ou mais anos;
- Pessoas com mais de 6 meses que sejam residentes ou estejam internados por períodos prolongados em lares ou instituições prestadoras de cuidados de saúde e com determinadas doenças crónicas ou condições;
- Grávidas;
- Profissionais de saúde do SNS, bombeiros com contacto direto com pessoas idosas, profissionais de estabelecimentos prisionais e profissionais em contacto com residentes ou internados por períodos prolongados em instituições prestadoras de cuidados de saúde.
Quem tiver entre os 50 e os 59 anos – e queira ser vacinado após ponderação individual – também poderá aceder à vacina gratuita.
Vacinação contra a covid-19
- Pessoas com 60 ou mais anos;
- Pessoas com idade entre os 5 e os 59 anos com doenças de risco;
- Grávidas;
- Profissionais e residentes em Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas, instituições similares, Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados e estabelecimentos prisionais;
- Profissionais dos serviços de saúde e de outros serviços prestadores de cuidados de saúde, estudantes em estágio clínico, bombeiros envolvidos no transporte de doentes, prestadores de cuidados a pessoas dependentes.
Pessoas com idade entre os 18 e os 59 anos, que queiram ser vacinadas após ponderação individual de benefício-risco, também poderão aceder à vacinação gratuita.
A vacina é gratuita para todos os utentes?
Apenas a população mais vulnerável (indicada acima) está abrangida pela gratuitidade das vacinas contra a gripe e a covid-19.
A vacina também pode ser administrada a quem não estiver incluído nos grupos prioritários, mas, neste caso, terá de obter a prescrição médica e comprar a vacina nas farmácias comunitárias. Aliás, a DGS recomenda que, independentemente da gratuitidade, a imunização seja realizada nos seguintes casos:
- Coabitantes e prestadores de cuidados de pessoas de alto risco que não possam ser vacinadas;
- Coabitantes e prestadores de cuidados a crianças cuja idade não permita a vacinação (menos de 6 meses) e tenham risco elevado de desenvolver complicações;
- Profissionais de infantários, creches e equiparados.
Onde são administradas as vacinas contra a gripe e a covid-19?
A imunização poderá ser realizada nas unidades de saúde do SNS ou nas farmácias aderentes à campanha de vacinação sazonal. No caso dos utentes com mobilidade limitada ou residentes em instituições, as vacinas poderão ser administradas noutros locais, como no domicílio, em estruturas residenciais para pessoas idosas ou em estabelecimentos prisionais.
O SNS recomenda que os utentes entre os 60 e os 84 anos de idade, assim como os profissionais de saúde das farmácias, tomem as vacinas nas farmácias. Os restantes devem dirigir-se às unidades de saúde do SNS para receber a imunização.
O que é necessário para ser vacinado nas farmácias?
Deve agendar a vacinação através da plataforma de agendamento das Farmácias Portuguesas. Alternativamente, pode realizar a marcação diretamente ao balcão da farmácia ou por telefone. O agendamento não é obrigatório, mas é recomendado para garantir a disponibilidade.
Após o agendamento, receberá uma SMS de confirmação 24 horas antes da data marcada. Se estiver abrangido pela vacinação gratuita, não é necessário apresentar receita médica. Basta identificar-se com o cartão do cidadão.
É possível tomar as vacinas contra a gripe e a covid-19 no mesmo dia?
Sim. As vacinas contra a gripe e a covid-19 são compatíveis, pelo que podem ser administradas no mesmo dia, desde que em locais anatómicos diferentes (por exemplo, uma em cada braço). Em alternativa, é possível espaçar a toma das vacinas “sem necessidade de respeitar qualquer intervalo específico”, pode ler-se nas recomendações do SNS24 para a campanha de vacinação sazonal do outono-inverno de 2024-2025.
Pode tomar-se apenas por uma das vacinas?
Sim. A administração das duas vacinas é fortemente recomendada, no entanto, pode optar por vacinar-se apenas contra a gripe ou apenas contra a covid-19.
Que vacinas contra a gripe estão disponíveis?
Estão disponíveis as seguintes vacinas:
- Influvac Tetra;
- Fluarix Tetra;
- Vaxigrip Tetra;
- Efluelda, a vacina de dose elevada.
Qual é o preço?
As vacinas Influvac Tetra e Vaxigrip Tetra custam, cada uma, 8,88 euros, para utentes do regime geral, ou 6,77 euros, no caso do regime especial para pensionistas.
Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.
Este artigo foi útil?