O seu IRS pode ajudar o projeto Frota Solidária. Saiba como

Apoie o projeto Frota Solidária e contribua para uma melhor qualidade de vida de milhares de cidadãos em situação de vulnerabilidade, para que superem os obstáculos com que se deparam no dia a dia.
Artigo atualizado a 27-04-2022

Na hora de preencher a sua declaração de IRS de 2021, e entregar em 2022, aproveite a oportunidade e seja solidário. Ao apoiar o projeto Frota Solidária está, com um pequeno gesto, a fazer a diferença na vida de muitas pessoas. Saiba de que forma o seu IRS pode chegar à sociedade civil.

Os contribuintes podem destinar 0,5% do seu IRS liquidado, sem qualquer custo, a uma IPSS, instituição religiosa, pessoa coletiva de utilidade pública (incluindo com fins ambientais) e instituições culturais com estatuto de utilidade pública. Além disso, podem doar à mesma entidade a dedução do IVA suportado em faturas de despesas de reparação de automóveis e motociclos, restauração, alojamento, cabeleireiros, institutos de beleza, veterinários e passes mensais para utilização de transportes públicos coletivos. Mas atenção, neste caso, deixam de descontar ao IRS esta dedução.

Frota solidária

A Fundação Montepio é uma das entidades candidatas a receber consignação fiscal (0,5% do IRS e dedução do IVA suportado). Ao seleccionar a Fundação Montepio como beneficiária do seu imposto está a contribuir para o projeto Frota Solidária.

O projeto Frota Solidária é central na atividade da Fundação Montepio. Criado em 2008, o projeto tem o propósito de devolver à sociedade civil os montantes que, todos os anos, os contribuintes lhe atribuem.

Os valores consignados são afetados à aquisição, transformação e adaptação de viaturas para oferecidas a instituições de natureza social com atividade por todo o País.

Ao contribuir para o projeto Frota Solidária está a melhorar a vida de milhares de cidadãos em situação de vulnerabilidade. Com um simples gesto permitirá superar obstáculos.

Como posso consignar?

O processo é simples. A consignação do IRS é efetuada no quadro 11 da folha de rosto da declaração de rendimentos. Para atribuir parte do seu imposto à Fundação Montepio deve inscrever o Número de Identificação Fiscal (NIF) 503 802 808 no campo 1101. Depois, deve fazer um visto no quadrado “IRS”. É um gesto gratuito. Não afeta o eventual reembolso ou imposto adicional a pagar. Para atribuir também a dedução do IVA, faça um visto no quadrado “IVA”. No IRS Automático, a consignação efetua-se na área “Pré Liquidação”. Saiba como consignar o seu IRS, passo a passo

O seu IRS pode pôr a solidariedade em movimento. Torne este projeto possível e ajude a ajudar.

Ler mais

Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.

Mais sobre

IRS

Este artigo foi útil?

Se ficou com dúvidas ou tem uma opinião que deseja partilhar, preencha o formulário abaixo para entrar em contacto connosco.

Torne-se Associado

Saiba mais