Simulador de poupança: Faça as contas e poupe
É possível poupar regularmente para atingir alguns objetivos na vida: dar entrada para uma casa, comprar um carro ou garantir uma reforma tranquila. Tudo o que tem de fazer é dar o primeiro passo na direção certa. Mas, muitas vezes, começar é o mais difícil. É o seu caso? Para o ajudar, criámos um simulador de poupança.
Simulador de poupança
O simulador de poupança do Ei permite saber qual o montante acumulado ao final de um determinado período, em função do dinheiro poupado mensalmente. Além disso, indica a evolução anual das economias, ao longo de 20 anos, através de um gráfico de barras. O simulador possibilita ainda verificar a diferença que faz na poupança acumulada colocar de parte mais uns euros por mês.
DESCARREGUE O SIMULADOR DE POUPANÇA DO Ei
Preparado para simular?
Para utilizar o simulador de poupança do Ei, comece por indicar o seu rendimento mensal e o dinheiro que, entretanto, tenha poupado. Depois, coloque a percentagem do seu rendimento mensal que consegue economizar por mês (por exemplo, se ganha 1 000 euros mensalmente e pode poupar 100 euros, no simulador deve colocar 10%). Finalmente, insira a rendibilidade associada à aplicação financeira que está a pensar escolher para fazer crescer o seu pé-de-meia. Simule e veja o resultado da sua poupança.
Exemplos
O João e a Maria, ambos com 40 anos, casaram há um ano e decidiram começar agora a poupar. O objetivo é criar um complemento às suas reformas. Depois de fazerem algumas contas, verificaram que conseguem economizar mensalmente 10% do seu rendimento familiar (3 000 euros), ou seja, 300 euros. Como pretendem reformar-se aos 60 anos (antes da idade legal), fixaram o prazo de 20 anos para a sua poupança. Quanto ao produto financeiro, escolheram uma solução mutualista. Para uma rendibilidade (juros) esperada de 3% por ano, no final dos 20 anos, o pecúlio do João e da Maria será de 98 310 euros, segundo o simulador de poupança do Ei. Mas o pé-de-meia familiar poderia ser mais generoso se, em vez de 10%, o casal destinasse 15% do salário (450 euros) à poupança. Nesse cenário, o montante poupado atingiria 147 465 euros no final dos 20 anos.
Já o Paulo e a Mariana estão a poupar para comprar o seu primeiro carro daqui a cinco anos. Para atingir o seu objetivo, propuseram-se poupar 250 euros por mês (13% do seu rendimento mensal), menos de metade do que teriam de pagar de mensalidade ao banco por um crédito automóvel. Entre dinheiro poupado e juros (2% por ano), no final do prazo, atingirão um montante acumulado de 19 130 euros.
Os conteúdos do blogue Ei – Educação e Informação não dispensam a consulta da respetiva informação legal e não configuram qualquer recomendação.
Este artigo foi útil?