Junho 12, 2024
13.ª edição Prémio Envelhecimento Ativo | Abertura de candidaturas
Até dia 20 de junho, estão abertas as candidaturas à categoria “Família e Comunidade”, do Prémio Envelhecimento Ativo Dra. Maria Raquel Ribeiro, podendo candidatar-se pessoas com 80 ou mais anos, residentes em Portugal ou com nacionalidade portuguesa, cuja história de vida claramente enuncie o contributo dado à família ou à comunidade onde se inserem. A candidatura a esta categoria pode também ser feita por terceira pessoa, sendo requisito fundamental que o candidato proposto esteja em atividade e que autorize a candidatura.
O Prémio Envelhecimento Ativo Dra. Maria Raquel Ribeiro, criado pela Associação Portuguesa de Psicogerontologia, em 2012, com o apoio da Fundação Montepio e da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, contou, nas últimas edições realizadas, com o Alto Patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República. As doze edições do Prémio, constituíram eventos de grande qualidade, dignidade e humanidade, distinguindo pessoas com 80 ou mais anos de idade, que mantêm atividade e participação de relevo na sociedade portuguesa.
Este Prémio, pioneiro e único em Portugal, personificado na pessoa da Senhora Dra. Maria Raquel Ribeiro, constitui um importante incentivo para a dignificação do envelhecimento ativo, da longevidade, e de tudo o que de positivo e de valor nele se encerra, contribuindo para contrariar os estereótipos negativos e todas as formas de discriminação associadas à idade.
Saiba como candidatar-se aqui.