Outubro 4, 2024
184.º aniversário da Associação Montepio – Mensagem do Presidente
Cumprimos, hoje, 184 anos de atividade. Um marco importante, que se afirma para além da longevidade centenária desta marca. Na origem está um pioneirismo ímpar na nossa sociedade – o projeto liderado por Francisco Álvares Botelho, nosso fundador, que em 1840 originou o Montepio dos Empregados Públicos, foi, no nosso país, um dos primeiros a colocar o bem coletivo acima do bem individual. Este é o facto maior que celebramos nesta data!
O pioneirismo deste Professor inspira-nos na construção diária das respostas que desenvolvemos a pensar em si e nos seus. E são muitas as novidades que nos preparamos para apresentar, resultantes de um novo Regulamento de Benefícios e de um projeto de transformação em curso, que aproximará a Associação das melhores perspetivas de futuro.
Contribuir para a resolução dos problemas habitacionais dos associados é uma das missões desta Instituição. Por isso, estamos em vésperas de lançar uma nova modalidade na esfera da habitação, através da qual a Associação se substituirá ao Associado, comprando a habitação e arrendando-a depois. Mais tarde, o Associado poderá adquiri-la, se o desejar. Uma solução inovadora que pode mudar a vida de muitos dos nossos associados.
Desenvolvemos, também, uma modalidade de saúde, com valência preventiva e curativa. Esta resposta, igualmente inovadora, vai ao encontro dos vários momentos da vida dos associados, racionaliza os custos com a saúde e responde, por exemplo, às questões associadas à longevidade.
O envelhecimento ativo é, como sabe, merecedor da nossa atenção. Por isso, ampliaremos as residências seniores de Vila Nova de Gaia e de Coimbra e já temos prevista a construção de uma nova residência, na Grande Lisboa.
Para os jovens, reforçamos a oferta da Montepio U Live com o lançamento de novas residências para estudantes.
Rumamos ao futuro sem deixar de considerar o passado e o que virá a ser o Museu Montepio – outro projeto em desenvolvimento, em colaboração com uma equipa de investigadores académicos que se debruça sobre o nosso espólio para, no final, inaugurarmos um museu que realce a nossa antiguidade, história e intervenção na comunidade.
Novidades não faltam nesta Associação, de olhos postos nas suas expectativas. Com todas as empresas do Grupo a apresentarem resultados positivos, de forma sustentada, prosseguimos a construção de uma Associação mais forte e sempre mais próspera, para si e para todos.
Juntos, continuaremos a inovar e a tocar a vida dos nossos associados. Afinal, é o que fazemos desde 1840.
Receba os meus cumprimentos e saudações mutualistas,
Virgílio Boavista Lima
Presidente do Grupo Montepio